Encenador

Encenador

O encenador de teatro, também chamado de diretor teatral ou diretor cénico, é a pessoa que supervisiona e dirige a montagem de uma peça te teatro ou de uma ópera. Ele é o responsável por fazer com que todo o trabalho de equipa tenha um bom resultado, até porque é ele quem coordena todos os profissionais a trabalhar na peça.

Outros nomes para esta profissão: Encenador de Teatro, Diretor Teatral, Diretor Cénico

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Literatura, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Os encenadores são indispensáveis para que uma peça tenha sucesso. São eles que garantem que a peça tem qualidade e integridade, trabalhando desde as pesquisas para a peça, à cenografia, ao guarda-roupa, à sonoplastia… Ou seja, ele está presente em todos os aspetos da produção.

Se gostas de artes cénicas, se amas o teatro acima de tudo, mas preferes o trabalho de bastidores, esta pode ser a profissão que estavas à procura!

Continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito!

Curioso?

Vem connosco!

O que faz um Encenador?

O encenador é a verdadeira alma de uma peça de teatro ou ópera. É ele que interpreta a peça e passa o espírito para os atores. Assim, toda a equipa está a “remar para o mesmo lado”, sem hesitações ou interpretações diferentes.

Em alguns casos, o encenador pode trabalhar com o dramaturgo, principalmente quando falamos de obras que são escritas paralelamente à produção. No caso do teatro contemporâneo em particular, normalmente é o encenador que é o autor principal da obra. Embora o texto do dramaturgo tenha a sua importância, trata-se de uma obra independente.

Em todo o caso, os encenadores são responsáveis por conceber a obra e fazer com que ela possa ser adaptada ao teatro.

Ele coordena todo o espetáculo e é o principal responsável por conceber a peça. Todos os detalhes são pensados pelo encenador, não só no que diz respeito à atuação e adaptação da obra, mas também a todo o trabalho por trás dos panos, como o figurino, o cenário, a sonoplastia, entre tantos outros detalhes.

Como está à frente do trabalho de toda a equipa, então ele é a pessoa que mantém todos os elementos motivados no trabalho.

Características de um bom Encenador

Um bom encenador é uma pessoa muito determinada, dinâmica e enérgica, mas acima de qualquer outra coisa, é uma pessoa humana. Como um verdadeiro líder, tanto tem de manter uma postura rígida, como tem de se mostrar aberto e tolerante quando isso se mostra necessário.

Uma equipa não se lidera só com carinhos, nem só com rispidez. Saber agir da melhor forma em cada situação é uma habilidade que os encenadores têm de aprender.

É também fundamental que estes profissionais tenham um senso cénico e estético excelente. Além disso, têm de ser pessoas empreendedoras, capazes de produzir espetáculos que envolvem uma grande quantidade de recursos financeiros, técnicos e humanos.

O trabalho sob pressão é uma constante na vida dos encenadores. Então, se queres seguir esta profissão, tens de estar preparado para viver em stress.

Quais as suas funções

O encenador de teatro tem várias tarefas ao longo do dia e à medida que o projeto vai sendo feito. Vamos dar uma olhadela às várias funções que ele tem a seu cargo.

  • Interpretar a peça
  • Conceber a estrutura da encenação da peça
  • Analisar a época e o ambiente em que a ação se desenrola
  • Selecionar os atores e distribuir os papeis
  • Dirigir os atores
  • Controlar e dirigir a montagem
  • Definir as linhas gerais dos figurinos e cenários com os cenógrafos e figurinistas
  • Trabalhar com o produtor para definir o plano de trabalho, escolher o melhor argumento, definir datas e locais de ensaios, entre outros detalhes
  • Trabalhar com o sonoplasta e com o operador de iluminação os efeitos da peça

Saídas no Mercado de Trabalho

O encenador pode trabalhar em teatros, salas de espetáculo e na televisão. A maioria das vagas de trabalho são, precisamente, nos teatros.

No entanto, a verdade é que não existem muitas companhias de teatro em Portugal que estejam à procura de encenadores. A boa notícia é que também existem poucos encenadores.

A realidade é que a cultura não é valorizada no país e isso faz com que os jovens “fujam” deste tipo de profissão por acharem que não terão emprego ou que vão ganhar um salário baixo. Mas isso nem sempre é verdade, como é o caso dos encenadores.

Como entrar na carreira de Encenador?

Para entrares na carreira de encenador tens de estudar teatro e depois tirar a especialização em encenação. Esta especialização permite-te ter um conhecimento aprofundado em encenação a todos os níveis, desde a linguagem, aos discursos estéticos e aspetos técnicos, como som, luz, cenografia, adereços, maquilhagem, figurinos, entre outros.

Para seres reconhecido no mundo das artes, teres esta especialização em encenação é essencial. Ninguém vai contratar-te para encenador se não tiveres esta graduação no teu currículo. Então, não deixes de estudar e investe bastante na tua formação, porque vai valer a pena!

Onde estudar Encenação?

Portugal:

Brasil:

O mundo das artes cénicas é fascinante. Sem dúvida, o teatro é uma área que atrai os olhares das pessoas mais sensíveis. Não há quem não se apaixone por uma bela peça de teatro, com um bom argumento, bons atores, com figurinos lindos, assim como cenários vistosos.

Para que as pessoas ficam deslumbradas, o encenador tem de trabalhar duro para concretizar a obra na sua plenitude. Se esta é uma profissão que te atrai, então não desistas dos teus sonhos. O mundo precisa de pessoas como tu à frente da arte! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima