Eletricista‌ ‌de‌ ‌Espetáculos‌

eletricista de espetáculos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O eletricista de espetáculos é responsável por instalar e fazer a reparação de todos os equipamentos elétricos usados nos espetáculos, como ligações em ecrãs de “led”, projetores, equipamento de iluminação, entre outros. Esta é uma profissão desafiante, principalmente porque os espetáculos não podem parar, por muitos problemas elétricos que haja. 

Os eletricistas de espetáculos não são eletricistas comuns. Embora tenham a mesma formação e conhecimentos, precisam adaptar-se a todos os equipamentos usados nos eventos. 

Muitas vezes, no teatro e no mundo do espetáculo em geral, os eletricistas são todos aqueles que trabalham com iluminação, mesmo que não estejam preparados para fazer reparação de equipamentos. 

Se gostas de eletricidade, de aparelhos de iluminação, mas queres trabalhar no mundo do espetáculo, esta pode ser a profissão que tanto procuravas. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de eletricista de espetáculos. 

Vamos?

O que faz um Eletricista de Espetáculos?

O eletricista de espetáculos faz a instalação, assim como a reparação dos equipamentos de iluminação e elétricos usados nos eventos. Ao fazer a instalação e manutenção dos equipamentos, ele pode substitui-los em casos de danos mais graves, ou então reparar os circuitos elétricos dos aparelhos. 

É ele também que afina os refletores, instala as mesas de luzes, assim como todos os aparelhos elétricos. 

É também a sua responsabilidade colocar as folhas coloridas nos equipamentos de iluminação, sempre seguindo as orientações dadas no esquema de iluminação dado pelo Desenhador de Luz.

No caso do teatro, em particular, o termo eletricista de espetáculos é alargado a vários profissionais, como, por exemplo:

  • Operador de Followspot
  • Supervisor de iluminação
  • Eletricista de plataforma
  • Programador do movimento dos equipamentos de iluminação
  • Técnico de iluminação (operador de mesa de luzes)
  • Eletricista mestre

Apesar de todos serem chamados de eletricistas de espetáculos no teatro, podemos antes dizer que fazem todos parte do Departamento LX, ou Departamento Elétrico. 

Como no teatro as produções têm pouco dinheiro, muitas vezes todos estes papéis são desempenhados por uma só pessoa. Por isso se usa o termo de eletricista de espetáculos para estes cargos.

Quais as funções do Eletricista de Espetáculos?

A função do eletricista de espetáculos é instalar e reparar todos os equipamentos elétricos e de iluminação de um espetáculo. Além disso, ele também faz a manutenção desses equipamentos, reparando ou substituindo-os, dependendo do problema detetado.

Além de serem responsáveis pelo projeto de iluminação, também poderão estar à frente dos efeitos especiais. Também são eles que ligam outros equipamentos elétricos, como, por exemplo, motores e geradores.

É importante olharmos para o caso do teatro em particular, principalmente porque, muitas vezes, é o eletricista que desempenha funções de vários cargos. 

Em eventos pequenos e empresas com pouco orçamento, mesmo fora do teatro, também acontece o mesmo. Por isso, vamos deixar aqui alguns apontamentos sobre as funções de cada um dos cargos.

Eletricista de Plataforma

O eletricista de plataforma é a pessoa responsável pelo funcionamento da iluminação que está por trás dos bastidores no teatro. Portanto, é ele que muda as cores, reajusta luzes, muda o foco, e liga/desliga os equipamentos que ficam nos locais da sua responsabilidade. 

Em produções musicais, este profissional é chamado de Técnico Dimmer, pois é ele que fica responsável pela manutenção e pela supervisão das racks de dimmer.

Eletricista de Produção

O eletricista de produção é geralmente um freelancer, ou trabalhador autónomo, pois é contratado apenas para uma produção (que pode ir de um dia a uma temporada). Ele é responsável por instalar os equipamentos de iluminação e centrá-los.

Este profissional segue as ordens do eletricista mestre. 

Eletricista Chefe

O eletricista chefe, também chamado de eletricista mestre ou então eletricista principal,  é a pessoa que supervisiona os restantes eletricistas. Além de supervisionar os restantes eletricistas, ele também é responsável por: 

  • Fazer o inventário de todos os equipamentos de iluminação, cabos, dimmers, efeitos, redes de iluminação, distribuidores de energia, controlo de iluminação, entre outros
  • Reparar e fazer a manutenção de todos os equipamentos e acessórios de luzes
  • Planear os circuitos de luzes
  • Planear a distribuição de energia
  • Resolver problemas do departamento de iluminação sempre que os outros eletricistas não consigam resolvê-los, como, por exemplo, resolver problemas que aconteçam com o equipamento elétrico
  • Acompanhar e documentar cenários, endereçamentos de equipamentos, circuitos elétricos, configuração de sistemas
  • Garantir a segurança de todos os elementos da equipa do Departamento Elétrico

Técnico de Iluminação / Operador da mesa de luzes

O técnico de iluminação, também chamado de técnico de luzes ou operador da mesa de luzes, é a pessoa que trabalha com a mesa e é responsável pelo movimento dos equipamentos de iluminação.

Sabe mais sobre esta função no nosso artigo de Técnico de Iluminação.

Operador de Followspot

O Followspot é um equipamento de iluminação que é guiado manualmente, o qual procura iluminar uma pessoa, ou uma parte do cenário. Por ter um foco específico, é sempre preciso haver alguém que guie o equipamento, até porque os atores e outros artistas estão em movimento e a luz tem de segui-los.

O operador de followspot é a pessoa responsável por manipular esse equipamento durante os espetáculos. 

Programador do movimento das luzes

O programador do movimento das luzes é a pessoa que cria as pistas para controlar os movimentos dos equipamentos de iluminação. Ele poderá, não só, programar a movimentação, mas também o foco, cores e efeitos. 

Programador de Iluminação

O programador de iluminação está em estreita ligação com o Designer de Iluminação, até porque ele está responsável por programar as pistas de iluminação de acordo com o projeto. Na maioria dos casos, este trabalho é feito pelo Técnico de Iluminação.

Supervisor de Iluminação

O supervisor de iluminação é a pessoa que faz a ligação entre o Designer de Iluminação e toda a restante equipa do Departamento Elétrico. Ele pode ajudar a adaptar o projeto aos equipamentos existentes, assim como aos limites impostos pelo local do espetáculo. Também pode fazer adaptações para usar equipamentos mais recentes.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo dos espetáculos ao vivo não é fácil e, sem dúvida, as oportunidades de carreira são poucas. A maior parte das vagas de trabalho são temporárias, o que quer dizer que poderás ter de procurar trabalho com frequência. 

Contudo, como podes trabalhar em várias áreas, como teatro, cinema, música, dança, eventos temáticos, circo, entre outras produções artísticas, podes “preencher a tua agenda” com trabalhos em diferentes espaços.

Se te especializares na área, vai ser mais fácil encontrares trabalho em produções maiores. Assim, é possível conseguires um contrato de trabalho com mais facilidade. 

Como entrar na carreira de Eletricista de Espetáculos?

O eletricista de espetáculos é um eletricista que se especializa em equipamentos de iluminação usados em eventos artísticos. Embora não seja obrigatório teres um diploma, nós, do Guia das Profissões, recomendamos sempre uma formação em eletricidade ou eletrónica. 

Além de um curso técnico em eletricidade, também podes procurar um curso na área do espetáculo. 

Como algumas empresas pedem certificação, então é sempre bom teres a tua! 

Em Portugal, para conseguires ser um eletricista certificado, tens de ter um curso reconhecido pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) ou então uma formação certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. 

No Brasil, é necessário ter um curso técnico profissional de eletricista que seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Depois é preciso o registo no CREA.

Onde estudar para Eletricista de Espetáculos?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como eletricista de espetáculos? Ficaste entusiasmado com tudo o que te mostramos aqui? Então não deixes de lutar por aquilo que tu queres! Estuda, especializa-te e vai à luta. O céu é o limite!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top