Engenharia Biomédica

Engenharia Biomédica

A engenharia biomédica é uma área da engenharia, a qual está muito ligada à medicina. Por isso, este é um curso perfeito para aqueles que gostam da área da saúde e das ciências exatas. Esta Engenharia está voltada para a integração das ciências exatas nas ciências da saúde. Nela, dá-se uma nova abordagem, tanto no âmbito da medicina, como no âmbito da Biologia.

Outros nomes para esta profissão: Engenheiro Biomédico

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geometria Descritiva, Informática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Os engenheiros biomédicos encontram hoje um mercado de trabalho muito vasto, sendo cada vez mais necessários em várias áreas.

Por isso, se está a pensar seguir esta carreira, saiba desde já que é uma profissão de futuro, com muitas oportunidades de emprego, e uma boa remuneração.

Saiba mais sobre esta profissão e carreira neste artigo, descobrindo como é a rotina de trabalho de um engenheiro biomédico, quais as funções que desempenha dependendo da área em que trabalha, quais as possíveis saídas para o mercado de trabalho, assim como poderá ingressar na engenharia biomédica.

O que faz um Engenheiro Biomédico?

A engenharia biomédica é um dos ramos possíveis da engenharia, o qual está muito interligado com a medicina, assim como com as ciências da saúde em geral.

O engenheiro biomédico trabalha na criação de novas técnicas, implementando depois na prevenção, tratamento, e diagnóstico de doenças. Além disso, ele desenvolve equipamentos e próteses adequadas para o corpo humano, modernizando as já existentes e criando novas.

Os engenheiros biomédicos também são encarregues de estudar e analisar os organismos vivos, assim como as suas propriedades, ajudando no avanço da medicina, sempre de forma segura.

Outra das vertentes da engenharia biomédica é a criação de softwares e tecnologias que possam ajudar no avanço da biomedicina, medicina e odontologia.

Geralmente, os engenheiros biomédicos focam-se em criar tecnologias a serem usadas em cirurgias complexas, e, assim, ajudar os cirurgiões e a equipa médica assistente.

Quais as suas funções

A engenharia biomédica é um curso ainda recente, o qual surgiu pela necessidade de avanços na área da medicina.

No entanto, estes profissionais já são requeridos para trabalhar em diversas áreas. Sendo assim, eles podem desempenhar diferentes funções de acordo com a área de atuação. Para sabermos exatamente quais as funções de um engenheiro biomédico, então é necessário olhar com detalhe para cada uma das áreas de atuação. Vejamos!

Bioinformática

Os engenheiros biomédicos que trabalham nesta área são responsáveis por desenvolver ferramentas, sejam elas softwares ou bancos de dados, com o intuito de processar informações biológicas, essenciais para o tratamento e diagnóstico das doenças.

Engenharia clínica

O Engenheiro biomédico que trabalha na área de Engenharia Clínica fica responsável por gerir os equipamentos de operação em hospitais, clínicas, assim como em laboratórios.

Também é de sua alçada fazer a avaliação dos aparelhos, e é ele também que avalia quais os aparelhos que devem ser comprados, fazendo também a instalação e manutenção, assim como oferecendo suporte técnico.

Este profissional também deve treinar os funcionários para a operação nesses equipamentos.

Próteses e biomateriais

Sem dúvida, uma das áreas da engenharia biomédica é o desenvolvimento de próteses e biomateriais. Nesta área, o engenheiro cria as próteses de forma a se adequarem ao corpo, e garantindo o total cumprimento das suas funções.

Para desenvolver as próteses, o engenheiro também precisa criar materiais que sejam compatíveis com o corpo humano (biocompatíveis). Esta é uma etapa fundamental, pois as próteses podem ser rejeitadas pelo corpo humano.

Imagiologia

Nesta área, o engenheiro biomédico desempenha funções diretamente com técnicas que possam ajudar no diagnóstico, como por exemplo: tomografia, ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia e fluoroscopia.

Equipamentos

A engenharia biomédica tem também como área de atuação o desenvolvimento de equipamentos e aparelhos a serem usados nas instituições de saúde.

Saídas no Mercado de Trabalho

As saídas no mercado de trabalho na área de engenharia biomédica têm crescido de ano para ano. Sem dúvida, esta é uma carreira em ascensão, tendo em conta que os engenheiros biomédicos são profissionais essenciais para os avanços na área da saúde, assim como em ciências exatas.

Podem trabalhar em diferentes ramos, desde empresas privadas a órgãos públicos. De entre as principais saídas profissionais destacamos, por exemplo:

  • Empresas de desenvolvimento e manutenção de equipamentos e instrumentação médica
  • Hospitais, especialmente nas áreas de física hospitalar, manutenção de equipamentos e engenharia clínica
  • Empresas de material farmacêutico
  • Laboratórios de investigação
  • Laboratórios de faculdades
  • Indústria de análises e farmacêutica
  • Empresas de criação de biomateriais

Como entrar na carreira de Engenharia Biomédica

Para entrar na carreira da engenharia biomédica é necessário um curso superior, o qual tem uma base muito teórica, especialmente no que diz respeito às disciplinas das ciências exatas, como a física, matemática, química e biologia, por exemplo.

Obviamente, o curso tem uma componente específica muito grande, abordando matérias como o desenho e programação, controlo de sistemas dinâmicos, circuitos elétricos, biomateriais, biomecânica, Engenharia Clínica hospitalar avançada, biosensores, Engenharia médica aplicada, instrumentos biomédicos, entre outros.

No Brasil, é necessário um estágio supervisionado no final do curso, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Note que as disciplinas aqui descritas são apenas uma base, podendo variar de instituição para instituição.

Onde estudar Engenharia Biomédica

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de Engenharia Biomédica, saiba que não poderia ter escolhido uma profissão melhor! O seu futuro será brilhante!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima