Engenharia de Produção

engenharia de produção

O profissional em engenharia de produção é chamado de engenheiro de produção. Ele garante que todos os processos produtivos são eficientes, e é ele que garante uma minimização dos custos de produção na indústria ou na empresa em que atua.

Outros nomes para esta profissão: Engenheiro de produção

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, História, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma profissão com grande saída, pois todas as empresas que tenham uma linha de produção precisam de alguém qualificado para gerir e dimensionar todos os processos produtivos.

Por isso, o engenheiro de produção concilia os seus conhecimentos técnicos com conhecimentos de administração e gestão de recursos humanos, e economia.

Posto isto, veremos então o que faz um engenheiro de produção no seu dia-a-dia, quais as áreas de atuação e as suas funções laborais.

O que faz um engenheiro de produção?

O Profissional de Engenharia de produção atua em diferentes áreas, por isso as rotinas variam de acordo com elas.

Desenvolvimento organizacional de empresas

Quando o engenheiro de produção trabalha com o desenvolvimento organizacional da empresa, ele é o profissional que fica responsável por analisar a estrutura da organização e defini-la. É também ele que faz a gestão das finanças da empresa, assim como dos custos dos recursos usados e as suas aplicações.

Engenharia do trabalho

Os engenheiros de produção podem também atuar na área da engenharia do trabalho. Neste caso em particular, ele será o profissional responsável por fazer toda a gestão dos recursos humanos para a produção.

Para que consiga desenvolver esse trabalho, é necessária uma avaliação dos custos, assim como prazos de entrega e condições para a execução do pedido.

Planeamento e controlo da produção

O Profissional formado em engenharia de produção poderá trabalhar apenas com planeamento e o controlo da produção, pois implementa e administra todos os processos de produção.

Aqui, incluímos a seleção de matérias-primas, o acompanhamento do controlo de qualidade, assim como a gestão de todas as operações logísticas que estejam relacionadas com os processos produtivos.

Agroindústria

O engenheiro de produção que atua na agroindústria é responsável por fazer o controlo, assim como a gestão da produção agrícola. Mas também é ele o responsável por fazer o controlo e gestão de todo o processo industrial, distribuição e comércio dos produtos.

Quais as suas funções

As funções exercidas pelo engenheiro de produção são várias e dependem muito da área de atuação da empresa que está inserido. Então vejamos!

Engenharia de operações e processos de produção

O profissional desta área faz a gestão dos sistemas de produção e operações. Mas também é responsável por fazer todo o planeamento, programação, e controlo da produção.

Logística

O engenheiro de produção que trabalha na área de logística focará o seu trabalho nas técnicas de tratamento, transporte, movimentação, stock e armazenamento. O seu principal objetivo é reduzir os custos, garantir que o produto está disponível, assim como atender às exigências dos clientes da empresa.

Pesquisa operacional

Trabalhando nessa área, fica responsável por resolver todos os problemas que envolvem situações que se exigem uma decisão.

Engenharia da qualidade

Uma das possíveis áreas de atuação da engenharia de produção é a de qualidade. Aqui, o profissional faz todo o planeamento, projeção, assim como o controlo dos sistemas de gestão de qualidade dos processos.

Engenharia do produto

O profissional trabalha com ferramentas e processos de projeto, com vista ao planeamento, organização, execução, e decisão em atividades operacionais e estratégicas de novos produtos.

Engenharia económica

Um engenheiro de produção que trabalha nesta área ficará responsável por formular, avaliar e estimar resultados económicos, de forma a encontrar possíveis alternativas.

Sustentabilidade

Uma área bastante interessante que o engenheiro de produção pode trabalhar é, sem dúvida, a do meio ambiente. Neste caso, o profissional será responsável por garantir a utilização eficiente dos recursos naturais em todos os sistemas produtivos.

Educação

O Profissional formado em engenharia de produção poderá dedicar-se também a educação na formação de novos profissionais.

Independentemente da área em que vai trabalhar, é fundamental ter uma boa capacidade de organização, raciocínio lógico, ter aptidão para as tecnologias e, claro, ter afinidade com ciências exatas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais formados em engenharia de produção é muito vasto e variado, pois é um curso muito diversificado e que garante a qualificação em diversos aspectos, como gestão de recursos humanos, economia, produção, entre muitos outros.

Por isso, as oportunidades de emprego são muitas e o mercado é capaz de absorver estes profissionais em diversos setores e funções.

A maior parte dos profissionais é escoada para os setores da agroindústria, electroeletrónica, alimentação, mecânica, siderurgia e construção civil. No entanto, também existe uma grande procura em empresas de manufatura e fabricação, assim como empresas de serviços.

Como entrar na carreira de engenharia de produção

O curso de engenharia de produção é obrigatório para seguir uma carreira como engenheiro de produção. Este tem uma duração média de 5 anos e é baseado em computação e ciências exatas.

No entanto, o curso capacita os alunos para gestão económica e financeira, gestão de recursos humanos, entre outros aspectos das ciências sociais.

Onde estudar engenharia de produção

Portugal:

  • Engenharia de Produção Industrial – ISVOUGA, ISDOM
  • Engenharia de Produção – IPS

Brasil:

A Engenharia de produção é uma área com bastante procura no mercado de trabalho, sendo muito abrangente no que diz respeito a cargos a serem ocupados pelos profissionais.

Sendo assim, os engenheiros de produção garantem um futuro para a sua carreira profissional, mas também com a certeza de que irão trabalhar em setores específicos que lhes dê grande satisfação.

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima