Diretor de Marketing

Diretor de Marketing

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Economia História História da Cultura e das Artes Línguas Matemática Multimédia Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O diretor de marketing, também chamado de gerente de marketing ou Chief Marketing Officer (CMO), é o profissional responsável por desenvolver estratégias de marketing capazes de trazer mais clientes para a empresa. Ele é o grande responsável pelo departamento de marketing e todos os profissionais do setor estão sob a sua supervisão.

Este é um cargo de grande responsabilidade e, por isso, só os melhores conseguem alcançar este patamar na carreira de marketing. Além de amplos conhecimentos na área, é preciso ter capacidade de liderança.

Se o teu sonho é alcançar este posto, então estás no sítio certo. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir, por exemplo, o que faz um diretor de marketing, as responsabilidades que tem no dia a dia de trabalho, entre outras informações úteis sobre esta carreira.

Vamos?

O que faz um Diretor de Marketing?

O diretor de marketing, conhecido também como Chief Marketing Officer em Inglês, está à frente de todo o departamento de marketing de uma empresa e, por isso, é ele que “presta contas” aos CEO da organização.

Ele desenvolve todas as estratégias de marketing a serem implementadas, assim como é responsável por criar e desenvolver a identidade visual de uma marca. Também faz parte das suas responsabilidades definir os objetivos do departamento, assim como as políticas a serem adotadas.

Trabalhando com todos os outros profissionais do departamento, ele leva a cabo campanhas de marketing com o objetivo de promover os serviços e os produtos da empresa, tendo em conta as tendências do mercado.

Também tem de desenvolver projetos para os serviços e produtos recentes da empresa. Portanto, ele é que define ações de venda, desenvolve projetos para os postos de atendimento, idealiza e leva a cabo um planeamento de merchandising, entre tantas outras tarefas.

Ele é responsável, ainda, por escolher quais os canais de comunicação que serão usados para cada público (tanto externo, como interno).

Como diretor, ele coordena todos os funcionários do departamento de marketing. Distribui tarefas, dá formação e, em última instância, é ele que responde perante o CEO da empresa.

Quais as suas funções

O diretor de marketing, ou gerente de marketing, é o grande responsável por gerir o departamento de marketing de uma empresa. Assim, ele tem de ter uma grande capacidade de liderança.

De entre as diferentes funções que ele tem dentro de uma organização, podemos destacar, por exemplo:

  • Coordenar todos os serviços de marketing
  • Propor ações de venda
  • Elaborar projetos para os produtos e serviços a serem lançados
  • Desenvolver projetos de merchandising
  • Desenvolver e orientar campanhas de publicidade
  • Distribuir as tarefas pelos diferentes funcionários e profissionais de marketing
  • Supervisionar o trabalho dos funcionários
  • Selecionar e contratar novos profissionais de marketing
  • Dar formação a novos empregados da empresa
  • Avaliar diferentes propostas de editoração e media externa e interna
  • Selecionar as diferentes matérias e materiais a serem divulgados nos meios de comunicação

Tendo em conta que o marketing digital hoje tem uma importância muito grande (e com tendência crescente), este profissional deve dar especial atenção às diferentes ações de marketing online.

O chief marketing officer é o responsável por gerir todo o conteúdo de marketing digital, garantindo que a marca mantém a sua identidade visual, assim como assegura que as publicações vão ao encontro da cultura e dos valores da empresa.

Saídas no Mercado de Trabalho

A área do marketing tem evoluído muito nos últimos anos. Sem dúvida, as empresas reconhecem, cada vez mais, que o marketing desempenha um papel central no crescimento de um negócio. Por isso, a procura por profissionais qualificados no setor do marketing tem crescido também.

Embora as vagas de trabalho para profissionais de marketing sejam muitas, devemos dizer que o cargo de diretor de marketing não tem assim tanta oferta. Afinal, uma empresa tem dezenas (às vezes centenas) de profissionais no departamento de marketing e publicidade, mas apenas um diretor.

Por isso, se queres alcançar este posto, vais ter de dedicar-te bastante ao longo da carreira e investir em boas formações ao longo da tua vida profissional.

Poderás encontrar trabalho em diversas empresas, desde que estas tenham um departamento de marketing. Assim, podes atuar em empresas de serviços, indústrias, comércio, assim como em organizações públicas.

No entanto, podemos apontar algumas empresas que oferecem melhores oportunidades para estes profissionais, entre elas estão:

  • Agências de publicidade
  • Empresas da área da tecnologia
  • Escritórios de administração
  • Empresas de cosméticos

Como entrar na carreira de Diretor de Marketing?

Se queres seguir a profissão de diretor de marketing, antes de mais nada tens de ter uma formação em marketing e publicidade. Este é um posto executivo e, por isso, tens de ter muita experiência no setor para conseguires uma oportunidade na direção de marketing.

Assim, é comum que comeces a trabalhar como um técnico de comunicação e marketing, por exemplo, e depois vás subindo na carreira, passando por cargos como analista comercial, analista de marketing ou analista de comunicação.

No entanto, não basta teres experiência para conseguires chegar ao cargo de direção. É importante demonstrares competências e habilidades de liderança, proatividade, agilidade, visão estratégica, assim como tens de ser uma pessoa com gosto em trabalhar para alcançar resultados.

Onde estudar para Diretor de Marketing?

Como dissemos, se queres tornar-te diretor de marketing, tens de ter o curso de marketing e publicidade.

Embora existam cursos livres na área, aconselhamos a que procures cursos universitários, os quais te preparam melhor para o mercado de trabalho e são mais valorizados na hora de escolher aquele que vai subir a este posto.

Por isso, deixamos aqui alguns cursos que te podem interessar bastante. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser diretor de marketing? Então investe na tua formação e não deixes de procurar novos conhecimentos ao longo da tua carreira. Lembra-te que este é um setor que está sempre a inovar e, por isso, tens de estar sempre atualizado. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top