Professor de Krav Maga

Professor de Krav Maga

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Filosofia Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Krav Maga, ou instrutor de Krav Maga, é um professor que ensina esta arte marcial a crianças, adolescentes e adultos que queiram iniciar ou desenvolver as suas habilidades na mesma. Esta é uma profissão desafiante e pode ser perfeita para todos os amantes desta arte marcial.

Se gostas de desporto e praticas Krav Maga, então esta pode ser uma excelente profissão para ti. Ensinar os outros é uma bela função, pois mais do que passar um ensinamento, tornamo-nos uma referência para os alunos.

Portanto, se gostas desta arte marcial, mas tens uma vocação para a área do ensino e gostavas de passar o teu conhecimento para os outros, continua connosco e descobre o que faz um Professor de Krav Maga, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais que tens à tua disposição, assim como outras dicas para entrares nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Krav Maga?

O Professor de Krav Maga dá aulas desta arte marcial a crianças, adolescentes e adultos que queiram iniciar ou aprofundar-se na mesma. Além de técnicas de Krav Maga, ele passa alguns ensinamentos importantes, não só no que diz respeito à arte marcial, mas lições que podemos levar para o nosso dia a dia.

O Krav Maga foi desenvolvido pelo exército israelense para fins de autodefesa. Assim, esta é uma arte marcial excelente para preparar os alunos para eventos reais de confronto. Os instrutores de Krav Maga são responsáveis por ensinar as técnicas básicas aos alunos – o que os leva a um nível mais avançado em questão de meses.

Quais as suas funções

O Professor de Krav Maga é responsável por guiar os alunos através dos movimentos e contra-ataques da arte marcial, bem como ensinar estratégias defensivas adequadas às situações reais.

Isso inclui extremo conhecimento sobre técnicas específicas, assim como relacionar estes conceitos teóricos com cenários atuais do mundo real – quer seja de natureza pessoal, competitiva, policial ou militar.

O dia a dia de trabalho não envolve apenas a aula em si, também é necessário fazer o planeamento das aulas, as quais devem ser pensadas de acordo com a faixa etária dos alunos, assim como o nível em que se encontram.

Durante as aulas, além de ensinar as técnicas em si, também devem ser explicados novos conceitos e retiradas dúvidas e questões colocadas pelos alunos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como Professor de Krav Maga, podes dar aulas em escolas de artes marciais tradicionais, em academias de Krav Maga, ginásios que oferecem esta aula, centros comunitários, health clubs e até em algumas escolas e universidades.

Podes também seguir uma carreira como profissional independente, montando o teu próprio centro de treino, ou então dar aulas particulares a pessoas comuns ou atletas.

Como entrar na carreira de Professor de Krav Maga?

Para seguires a profissão de Professor de Krav Maga, antes de mais nada tens de ter conhecimento profundo sobre todas as facetas desta arte marcial – desde posições básicas até diferentes estilos de luta.

Além disso, tens de ter resistência física e habilidades didáticas. Muitas vezes, os instrutores precisam conduzir demonstrações durante o dia inteiro, mantendo a energia durante as aulas, mas sem deixar para trás a disciplina e a segurança.

Ter mentalidade forte também é crucial neste trabalho, além de espírito de liderança. Afinal de contas, os instrutores são responsáveis por gerir todos os alunos num ambiente propício a riscos!

Em Portugal, para seres instrutor de artes marciais (incluindo de Krav Maga), tens de ser detentor do Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD). Este é o documento oficial que te permite treinares outras pessoas no país, o qual é imitido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Tem validade de 3 anos e podes fazer a requisição através da plataforma PRODesporto.

No Brasil, o ideal é fazeres um curso de instrutores, mas este só está disponível para alunos graduados com, no mínimo, faixa verde. O curso da Federação Internacional de Krav Magá (um dos mais completos e conceituados no país) tem uma duração de 400 horas e inclui cursos complementares de várias matérias, entre as quais:

  • Primeiros socorros
  • Anatomia
  • Nutrição desportiva
  • Fisiologia
  • Marketing
  • Filosofia das artes marciais

No final do curso, terás um período de estágio com instrutores veteranos. Só depois de concluído o estágio estarás apto para dar aulas.

Onde estudar para Professor de Krav Maga?

Como vimos, para te tornares Professor de Krav Maga tens de ter determinadas habilidades e conhecimentos técnicos essenciais. Em Portugal, deves optar por fazer aulas com mestres de Krav Maga, pedindo depois o TPTD. Já no Brasil, deves escolher um curso de instrutores de Krav Maga reconhecido e conceituado.

Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas opções interessantes.

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de Professor de Krav Maga, então pratica bastante, escolhe os melhores mentores para esta jornada e faz formações que agreguem valor ao teu currículo. Com toda a certeza, vais ser muito feliz nesta carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *