Engenharia Eletrotécnica

engenharia-eletrónica

Engenharia eletrotécnica é um dos ramos da engenharia elétrica que foca no estudo da produção de energia elétrica, assim como o seu processo, transporte, distribuição e armazenamento. Está focada, sobretudo, nas correntes trifásicas, as quais são o sistema padrão no que diz respeito à transmissão e distribuição de energia em todo o mundo. O engenheiro eletrotécnico também trabalha com o controlo de sistemas e robótica industrial.

Outros nomes para esta profissão: Engenharia de sistemas de potência, Engenheiros de eletricidade, Engenheiros eletrotécnicos

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

O engenheiro eletrotécnico é, na prática, um profissional especializado em elétrica e eletrónica. Esta engenharia é uma ramificação da engenharia elétrica, a qual está focada nos circuitos compostos por componentes elétricos e eletrónicos.

O objetivo deste profissional é gerar energia elétrica, assim como garantir a sua transmissão, distribuição e armazenamento.

Apesar de muitas vezes se confundir, a engenharia eletrotécnica não está relacionada à engenharia informática. No entanto, muitas vezes elas são necessárias uma à outra, pois usufruem de sistemas informáticos e instrumentos eletrónicos.

No que diz respeito à engenharia eletrónica e à eletrotécnica, estas não são similares, mas partilham de conceitos elétricos básicos. Ou seja, apesar de usarem os mesmos conceitos elétricos, elas aplicam esses conceitos em contextos diferentes.

Vejamos agora o que faz um engenheiro eletrotécnico, quais as suas funções, áreas de atuação, assim como as saídas no mercado de trabalho e os melhores cursos!

O que faz um engenheiro eletrotécnico?

A engenharia eletrotécnica abrange várias áreas, como, por exemplo, a robótica, computadores, telecomunicações, energia, entre outros.

É uma profissão desafiante, especialmente porque os profissionais estão na linha da frente da inovação tecnológica. Ao ser engenheiro eletrotécnico, pode ser um dos primeiros a desenvolver e usar tecnologias inovadoras que, só depois, serão usadas pela sociedade.

Estes profissionais dão, sem dúvida, um grande contributo para o desenvolvimento de dispositivos elétricos e eletrónicos, tão importantes no mundo moderno!

Para termos uma ideia de como é o dia a dia destes profissionais, vejamos algumas das possíveis atividades que pode executar:

  • Desenvolvimento de sistemas de hardware e software
  • Desenvolvimento de redes de comunicação
  • Produção, transmissão e distribuição de energia
  • Projeto de vários equipamentos, como transformadores, geradores, componentes eletrónicos de potência e motores elétricos

Quais as suas funções

O engenheiro eletrotécnico tem como principal função o planeamento, assim como a supervisão da construção e instalação do equipamento elétrico e eletrónico de redes de telefonia, sistemas de vídeo e sistemas de áudio. É também sua função fazer toda a manutenção destes equipamentos.

Telecomunicações

O profissional de engenharia eletrotécnica que trabalhe na área das telecomunicações estuda planos de instalação e equipamentos para depois proceder à sua construção, manutenção, assim como a sua reparação. Ele também fica responsável por elaborar pareceres técnicos.

Embora as suas funções estejam mais ligadas à instalação de sistemas de telefonia, radiodifusão, telegrafia, televisão, entre outros, ele ficará responsável por exercer tarefas gerais de engenharia eletrotécnica que a empresa necessite.

O engenheiro eletrotécnico também é responsável por implementar redes de GSM/GPRS e UMTS, assim como proceder à sua manutenção e suporte técnico.

Energia Elétrica

O profissional que trabalhe na área da energia elétrica será responsável pela geração e transmissão de energia elétrica, assim como pelo seu armazenamento.

É também responsável pela supervisão e pelo controlo de toda a rede elétrica, procedendo à sua manutenção e reparação.

Equipamentos e Aparelhos elétricos

Os engenheiros eletrotécnicos podem também trabalhar com equipamentos e aparelhos elétricos, fazendo a sua instalação e manutenção.

Podem também atuar na representação de equipamentos e aparelhos elétricos.

Áreas em que trabalha

O engenheiro eletrotécnico pode trabalhar em várias áreas como, por exemplo:

  • Concessionárias de distribuição de energia elétrica
  • Empresas de telecomunicações
  • Empresas de instalação e manutenção de equipamentos elétricos
  • Escritórios de projetos técnicos
  • Empresas de geração e transmissão de energia elétrica
  • Empresas de água e saneamento
  • Indústrias de equipamentos e aparelhos elétricos
  • Empresas de representação de equipamentos elétricos

Pode ainda exercer as suas funções como profissional liberal.

Saídas no Mercado de Trabalho

As empresas interessadas na contratação de engenheiros eletrónicos são todas aquelas que focam na produção de energia elétrica, como, por exemplo, centrais elétricas (usinas), hidroelétricas, termoelétricas, solares e eólicas.

Mas as saídas profissionais não se prendem a estas, até porque todas as empresas e indústrias precisam de um profissional responsável pelas atividades elétricas e eletrónicas.

Sendo assim, o profissional especializado em engenharia eletrotécnica também pode exercer funções em:

  • Assistência técnica
  • Indústrias metalúrgicas
  • Construção Civil
  • Telecomunicações
  • Aeroespacial
  • Instituições financeiras
  • Saúde

Como entrar na carreira de engenharia eletrotécnica

Para iniciar a sua carreira de engenharia eletrotécnica, tem de fazer a especialização em eletrotécnica.

Quando concluem esta especialização, os recém-formados têm de ser capazes de trabalhar com equipamentos eletroeletrónicos, tanto ao nível da execução, assim como ao nível da manutenção dos equipamentos e seus componentes.

É muito importante que o engenheiro eletrotécnico seja uma pessoa crítica mas atenciosa, aplicada e dedicada Enquanto executa as suas funções. Não podemos esquecer que este profissional é o responsável máximo por todas as atividades eletroeletrónicas. Então, qualquer erro será responsabilidade sua.

Onde estudar engenharia eletrotécnica

Existem diversas insituições com o curso de engenharia eletrotécnica. Vejamos algumas!

Portugal:

Brasil:

O engenheiro eletrotécnico é um profissional que está sempre a lidar com inovação. Isso torna a sua atividade emocionante, até porque serão os primeiros a usar equipamentos e aparelhos que serão usados posteriormente pela população em geral diariamente.

O curso de engenharia eletrotécnica permite que os profissionais se especializem numa área com muita saída e com ganhos salariais acima da média nacional. Uma profissão com futuro e que proporciona realização pessoal!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima