Microfonista

microfonista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O microfonista é o assistente do técnico de som que fica responsável pela montagem e desmontagem dos equipamentos e pelo posicionamento dos microfones. Embora possa atuar em diferentes áreas do espetáculo, é mais comum vermos este profissional na área do cinema e da televisão.

Sem dúvida, o mundo do espetáculo fascina muitas pessoas, mesmo as mais tímidas. E, ao contrário do que muitos pensam, existe muito mais para além dos artistas e do palco.

A verdade é que, para uma produção artística e cultural, são precisos muitos trabalhadores, os quais ficam escondidos e não são vistos pelo público. Um desses profissionais é o microfonista.

Se a área do espetáculo te atrai, mas se queres trabalhar na parte técnica, então este artigo foi feito para ti.

Aqui, vais saber o que fazem os microfonistas, quais são as funções que têm no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Microfonista?

O microfonista apoia o técnico de som nas suas funções. Ele monta e desmonta os equipamentos, posiciona os microfones nos locais corretos e faz os boletins de som.

No cinema, este profissional opera os microfones, os quais são posicionados de acordo com as características do local de gravação e das necessidades artísticas. É ele que, com o técnico, decide quais são os melhores equipamentos a serem usados para as diferentes cenas a serem gravadas.

Para conseguir bons resultados, ele fixa os microfones em locais estratégicos. Em alguns casos, ele tem de direcioná-los manualmente.

Embora não atues como técnico de som (capta o som, diálogos, músicas, ruídos com qualidade técnica), é importante que tenhas conhecimentos sobre o funcionamento técnico dos aparelhos e equipamentos, como as mesas de som, microfones, mesas de mixagem, entre outros.

Também é importante teres sensibilidade artística e “bom ouvido”. Embora o microfonista siga as orientações do técnico, se quiseres progredir na carreira, é fundamental que tenhas estas características.

Quais as suas funções

O microfonista apoia o técnico de som na montagem/desmontagem dos equipamentos e posiciona os microfones de acordo com as características do espaço e artísticas. Além disso, ele auxilia o técnico na operação da girafa e boom.

Com o técnico de som, ele decide quais são os melhores microfones a serem usados para captar os sons ambiente e os diálogos no cinema, teatro e televisão.

Para efetuar estas tarefas, é fundamental ter conhecimentos de acústica e eletrónica. Além disso, tens de ter boa preparação física. Embora possa parecer uma tarefa fácil, a verdade é que não é fácil estar a segurar as varas de boom.

Ao fim de 5 minutos, a vara já parece pesar mais de 30 kg e vais começar a sentir os teus braços a falhar. Por isso, ter uma boa preparação física, assim como resistência física e mental, é fundamental.

Descobre também a profissão de Técnico de Tomada de Som

Saídas no Mercado de Trabalho

Como microfonista, poderás trabalhar em diferentes áreas artísticas, como, por exemplo, o cinema, televisão, teatro e música. A maior parte das produções artísticas é realizada por empresas especializadas. Por isso, a maior parte das ofertas de trabalho são de empresas de aluguer de som e luz para espetáculos.

No caso da televisão, estes profissionais são contratados pelas emissoras, na maior parte das vezes. No entanto, nas restantes áreas, este cenário é um caso raro.

Podes ainda trabalhar como profissional freelancer, ou seja, como trabalhador autónomo. Neste caso, devemos lembrar-te que tens sempre a questão da instabilidade, além de teres outros encargos fiscais (mais impostos).

Como entrar na carreira de Microfonista?

Para seguires a profissão de microfonista, então deves ter conhecimentos de eletrónica e acústica. Além disso, deves ter conhecimentos de som na área do espetáculo e, em particular, no cinema.

Uma formação em áudio e som é sempre uma vantagem para aqueles que querem seguir a carreira nesta área.

Apesar de não ser um curso obrigatório, vais aprender bastante e vai abrir-te muitas portas, principalmente no início da tua carreira.

Também é aconselhável que faças um estágio num estúdio de som antes de integrares uma equipa de som.

Onde estudar para Microfonista?

Como dissemos, não tens de ter um curso para ser microfonista. No entanto, é vantajoso se tiveres uma formação em áudio e som. Por isso, aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar.

Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser microfonista? Então não desistas dos teus sonhos e procura já a melhor formação para ti. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top