Engenheiro Aeronáutico

engenheiro aeronáutico

O engenheiro aeronáutico trabalha na elaboração de projetos de aeronaves e procede à sua produção, montagem, assim como faz a sua manutenção. É uma profissão muito aliciante para aqueles que adoram aeronaves, como, por exemplo, aviões e helicópteros.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Geometria Descritiva, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

O profissional de engenharia aeronáutica fica responsável por projetar, produzir e montar as aeronaves, mas também pela reparação e inspeção das mesmas. É ele, também, que cuida dos instrumentos de controlo e dos sensores.

Apesar da maioria dos profissionais serem escoados para a indústria, é possível também trabalhar em obras e serviços que estejam relacionados com infraestruturas aeronáuticas, como é o caso de aeroportos, por exemplo.

Antes de seguirmos em frente, é importante saber que a engenharia aeronáutica é uma das áreas da engenharia aeroespacial.

Dentro da engenharia aeroespacial, temos também a engenharia astronáutica, que trabalha só com aeronaves que fazem voos fora da atmosfera terrestre (satélites, foguetões / foguetes, entre outros).

No caso da engenharia aeronáutica, ela trabalha com aeronaves que façam voos atmosféricos, ou seja, na atmosfera terrestre, como os aviões ou os helicópteros, por exemplo.

Vejamos, então, agora, na prática, o que faz um engenheiro aeronáutico no seu dia a dia!

O que faz um engenheiro aeronáutico?

Os engenheiros aeronáuticos têm toda a responsabilidade no projeto das aeronaves, mas também na sua fabricação, manutenção e reparação. Sem dúvida, este é um trabalho que requer muito empenho e dedicação. Por isso, se quer seguir esta carreira, é preciso gostar daquilo que faz.

É também importante estar sempre a par das novidades, mantendo-se atualizado. No mundo moderno, especialmente trabalhos que envolvem tecnologia, tudo muda tão rápido que um profissional que não se atualize acaba por ficar trás.

Falando no dia a dia, na rotina, os engenheiros aeronáuticos focam, sobretudo, nas aeronaves. No entanto, pode exercer outras atividades, como a fiscalização, por exemplo, o qual fica responsável pelas inspeções.

Vejamos então quais as possíveis funções de um engenheiro aeronáutico.

Quais as suas funções

Como pudemos ver, estes profissionais podem exercer várias funções. Sem dúvida, depende sempre da área em que se insere e o cargo que ocupa. Então, vejamos!

Veículos Aéreos

Os engenheiros aeronáuticos trabalham em empresas relacionadas com aeronaves. Por isso eles fazem todo o projeto de aviões, helicópteros, asas deltas, drones, entre outros. Ele é responsável também pelo fabrico e pela manutenção.

Fiscalização

Alguém formado em engenharia aeronáutica pode também exercer funções de fiscalização, para entidades que atuem nesse ramo, de forma a garantir que todas as normas estão a ser cumpridas.

Sistemas

A engenharia aeronáutica permite também trabalhar na área de sistemas, os quais controlam os detalhes das aeronaves.

Engenharia aeroespacial

O engenheiro aeronáutico que quer trabalhar com veículos espaciais precisa ter uma especialização em engenharia aeroespacial.

Como dissemos no início deste artigo, aeroespacial e aeronáutica são ciências distintas. Por isso, se quiser mudar a sua área para a aeroespacial, então tem de fazer uma especialização.

Ingressando na engenharia aeroespacial, o profissional trabalha em projetos de veículos espaciais, desde o início até ao seu lançamento.

Gestão e Administração

Tendo em conta que os engenheiros aeronáuticos têm todo o conhecimento para a projeção das aeronaves, e têm, também, alta qualificação na área da administração, então podem exercer essa função.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, esta é uma indústria em verdadeiro crescimento, tanto em Portugal, como no Brasil. Sendo assim, as oportunidades de trabalho são muito grandes.

A maioria dos formados em engenharia aeronáutica são escoados para companhias aéreas e para a indústria aeronáutica.

No entanto, poderão também trabalhar em empresas especializadas na reposição e manutenção de peças e elementos de aeronaves.

É possível também seguir uma carreira na investigação em institutos de pesquisa.

Como o curso de engenharia aeronáutica é interdisciplinar, é possível ainda trabalhar noutras áreas, como por exemplo:

  • Eletrónica
  • Telecomunicações
  • Computação
  • Aerodinâmica

Como entrar na carreira de engenheiro aeronáutico

Para iniciar a carreira de engenheiro aeronáutico precisa, obrigatoriamente, de tirar um curso em engenharia aeronáutica.

Portugal:

Sem dúvida, Portugal tem uma elevada reputação em engenharias, e a engenharia aeronáutica é considerada um dos melhores cursos a nível europeu!

Este curso tem uma base muito teórica, com grande incidência em Física e Matemática, especialmente nos primeiros semestres e tem duração de 5 anos.

Brasil:

De fato, o Brasil tem vindo a crescer muito nesta ciência, muito pela grande demanda de profissionais qualificados.

A graduação em engenharia aeronáutica tem uma grande carga teórica, sendo mais ampla nos primeiros semestre, como matemática, física e química.

De entre alguns assuntos abordados neste curso podemos destacar:

  • Mecânica dos sólidos
  • Eletricidade aplicada
  • Ciência dos materiais
  • Aerodinâmica
  • Sistemas termodinâmicos
  • Desempenho e Dinâmica de Aeronaves
  • Processos de Fabricação Aeronáutica

Além de concluir com sucesso as matérias, para ter o diploma é necessário concluir um estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar engenharia aeronáutica

Portugal:

Brasil:

A engenharia aeronáutica é uma área com tendência a crescer no mercado atual. Por isso, tanto em Portugal como no Brasil, a empregabilidade é de 100%.

Como tal, os engenheiros aeronáuticos têm o seu futuro garantido, o que torna esta área aliciantes para aqueles que querem segurança e, claro, que tenham fascínio por aeronaves!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima