Walker Talker

walker talker

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Materiais e Tecnologias Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

WalkerTalker

Estás à procura de uma profissão que te garanta um bom futuro, mas não estás inclinado para nenhum daqueles cursos mais tradicionais? Então está na hora de olhar para alternativas. Já ouviste falar da profissão de Walker Talker (cuidador remoto)? Este é um ofício que vai estourar nos próximos anos e que pode ser uma boa oportunidade para a tua carreira.

O Walker Talker é um trabalhador liberal e autónomo que ajuda idosos a passar o tempo. Sem dúvida, todas as profissões que estejam relacionadas com a terceira idade têm uma tendência de crescimento nos próximos anos por causa do envelhecimento populacional.

Além de existirem mais idosos, as famílias modernas não têm o tempo necessário para cuidar deles. Os filhos casam, saem de casa, têm os seus próprios filhos, os seus trabalhos, e pouco tempo resta para acompanhar os mais velhos.

É por isso que um dos profissionais de futuro é o Walker Talker. Este faz companhia para os idosos que se sentem solitários pela internet, e também podem marcar encontros presenciais, caso o cliente queira.

Se gostas de conviver com pessoas de idade, se sentes vontade de ajudá-las e de fazer a sua vida mais feliz, esta pode, sim, ser uma boa oportunidade de trabalho.

Queres saber mais sobre esta profissão do futuro? Então continua a ler este artigo. Vamos contar-te tudo o que precisas de saber para te tornares num ótimo profissional desta área.

WalkerTalker

O que faz um Walker Talker?

O Walker Talker passa tempo com pessoas idosas que estejam sozinhas e a sentirem-se solitárias. A principal função é conversar com essas pessoas, para que se sintam mais acompanhadas, menos sozinhas, e mais apoiadas. A tendência é que este trabalho seja feito a partir de uma plataforma online, mas também pode ser por meio de encontros presenciais.

Esta é uma profissão que não exige uma formação superior, mas é muito importante que sejas uma pessoa comunicativa e que gostes de passar tempo com pessoas mais velhas. Ter sensibilidade para perceber as carências destas pessoas solitárias é essencial.

Muitos idosos passam dias e dias sem falar com ninguém. A solidão é uma realidade nas pessoas da terceira idade, e estes profissionais podem tornar o dia a dia destas pessoas mais fácil e feliz.

Às vezes eles só querem desabafar, falar sobre a vida, recordar bons momentos. Esta partilha liberta e torna os dias mais alegres e com mais esperança no futuro também.

Enquanto Walker Talker, não vais prestar cuidados de saúde ou de higiene pessoal, como faz o cuidador de idosos. A única coisa que tens de fazer é mesmo conversar com estas pessoas e fazer com que se sintam melhores e mais felizes.

Quais as suas funções?

A principal função do Walker Talker é conversar e passar algum tempo com pessoas da terceira idade. Estas pessoas vivem, muitas vezes, longe dos seus familiares e realmente precisam de ter alguém com quem falar e conviver. E esse é o teu trabalho se seguires esta profissão.

Esta é já uma realidade para muitos idosos. A família tem a sua vida organizada, muitas vezes vive em cidades diferentes, e eles acabam por passar muito tempo sozinhos, sem contacto com ninguém.

Não é preciso ter uma formação em psicologia ou psiquiatria, até porque o objetivo não é tratar depressões, traumas, ou desvios de comportamento. O único intuito é mesmo tornar a vida destas pessoas mais fácil, prestando atenção àquilo que eles têm para dizer.

A verdade é que a maioria das vezes os idosos só precisam de alguém que os escute. E é isso que terás de fazer se te tornares um Walker Talker.

Para desempenhares estas funções é importante seres uma pessoa empática, comunicativa e paciente. Também tens de ser criativo para motivar estas pessoas e tentar tirá-las da monotonia que vivem.

A maioria dos Walker Talkers trabalham através de plataformas online, através das quais se comunicam com as pessoas de idade. No entanto, se algum dos clientes precisar de alguém ao seu lado, também é possível fazer visitas presenciais.

Saídas no mercado de trabalho

A população está a ficar cada vez mais envelhecida. Os avanços na medicina permitiram a cura de várias doenças, mas também permitiram viver mais anos com condições de saúde que antes eram consideradas graves e perigosas.

Isso quer dizer que a tendência é que as pessoas vivam cada vez mais, à medida que a medicina vai avançando. Ou seja, vai haver cada vez mais pessoas de idade. É por isso que todas as profissões ligadas à terceira idade vão ter cada vez mais procura nos próximos anos e décadas.

Embora a profissão de Walker Talker ainda não seja muito procurada, esta é uma realidade que não demora muito a acontecer. Não tarda, os Walker Talkers vão ser dos profissionais mais procurados do mercado.

Esta é uma profissão autónoma, principalmente nesta primeira fase, em que ainda está a surgir. No entanto, à medida que a procura por estes profissionais for crescendo, é normal que surjam empresas prestadoras destes serviços.

Como se tornar um Walker Talker?

Para entrar nesta carreira não precisas de nenhuma formação em particular, até porque não existe propriamente um curso de Walker Talker. No entanto, se tiveres um curso de sociologia ou psicologia é uma mais-valia. Estes cursos dão-te conhecimentos mais vastos sobre como agir com este grupo social.

Então, se queres entrar com o pé direito nesta profissão, talvez seja bom tirares um dos dois cursos que mencionamos.

Onde estudar Sociologia/Psicologia?

Portugal:

Brasil:

WalkerTalker
Partilhar Post

10 comentários em “Walker Talker”

  1. Sou assistente social formado e trabalho em um abrigo para idosos a amais de quatro anos, convivo diariamente com a terceira idade. Teria necessidade de fazer um dos cursos (sociologia ou filosofia) mesmo já estando ciente de como agir?

    1. Guia das Profissões

      Olá Kamyla.
      Obrigado pelo seu feedback.
      A experiência é, certamente, um bom atestado de competência, pelo que não precisaria desses cursos que refere para trabalhar como Walker Talker. As áreas da sociologia e da psicologia são apenas sugestões por serem uma “mais-valia” em termos das competências que ensinam. Contudo, dada a sua experiência, não deverá necessitar de fazer formação adicional nessas vertentes.
      De qualquer modo, a formação nunca é de mais.
      Mas para esclarecer melhor as suas dúvidas, sugerimos que espreite o e-book “Walker Talker: Um guia completo para entrar nesta carreira e fazer sucesso!” (https://www.guiadasprofissoes.info/ebook-walker-talker/)
      Obrigado, mais uma vez, pelo seu comentário.
      Desejamos-lhe o maior sucesso!

  2. Bom dia,
    Estou bastante interessada nesta profissão, mas como fazer para entrar neste mercado de trabalho se não existe ainda em Portugal nenhuma procura?

    1. Guia das Profissões

      Olá Anabela.
      Obrigado pelo feedback.
      É uma pergunta interessante e importante. É claro que, não havendo mercado de trabalho, é difícil encontrar alternativas de emprego. Mas, por outro lado, é uma excelente oportunidade para quem se quer aventurar num negócio próprio. Como tudo na vida, não será fácil, mas o conselho que deixamos é que penses nisso a sério e que te prepares bem.
      Já agora, espreita o nosso e-book “Walker Talker: Um guia completo para entrar nesta carreira e fazer sucesso!” (https://www.guiadasprofissoes.info/ebook-walker-talker/) que te pode dar dicas preciosas.
      Independentemente das tuas escolhas, desejamos-te muito sucesso!

  3. Olá, boa tarde, esse livro contempla apenas o mercado de Portugal? Estou no Brasil e percebo que há uma tendência mundial em termos de demanda deste tipo de profissional.
    Queria saber quando o livro foi escrito e tb o nome da/o autora/o.
    Obrigada

    1. Guia das Profissões

      Olá Patrícia.

      Antes de mais, muito obrigado pelo feedback. É importante para nós sabermos o que os visitantes pensam dos conteúdos do site.

      O e-book “Walker Talker: Um guia completo para entrar nesta carreira e fazer sucesso!” (https://www.guiadasprofissoes.info/ebook-walker-talker/) não está focado num mercado em particular. Portanto, serve tanto as curiosidades e interesses de leitores em Portugal como no Brasil.

      O nosso objetivo é auxiliar todos os que pretendam abraçar essa oportunidade nova no mercado, contribuindo para que possam afirmar-se numa área com crescente demanda, como bem sublinha.

      A obra foi escrita em 2021 pela equipa editorial do Guia das Profissões em parceria com vários profissionais do setor, nomeadamente pessoas que trabalham com idosos e estudiosos da área da Sociologia e da Assistência Domiciliar.

      Estamos certos de que o e-book poderá ajudar a esclarecer dúvidas sobre essa nova profissão de Walker Talker.

      Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos aqui para a ouvir.

      Desejos de muito sucesso e muita saúde!

    1. Guia das Profissões

      Olá Maurício.

      Antes de mais, muito obrigado pela sua mensagem. É sempre importante termos o feedback dos visitantes.

      Quanto à sua pergunta, temos que notar que o Guia das Profissões não é uma bolsa de emprego ou de formação. O site é isso mesmo, um guia sobre profissões, com informações sobre as áreas abordadas, bem como sobre caminhos que podem ser seguidos para começar a trabalhar.

      Neste caso da profissão de Walker Talker, veja que é uma área nova no mercado. Portanto, a nossa sugestão é que compre o nosso ebook “Walker Talker: Um guia completo para entrar nesta carreira e fazer sucesso!” (https://www.guiadasprofissoes.info/ebook-walker-talker/) onde poderá obter mais informações sobre essa área e sobre como começar a trabalhar numa profissão tão valiosa socialmente.

      Obrigado, mais uma vez, pelo seu comentário. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos cá para tentar ajudar.

      Desejos de muito sucesso e muita saúde!

  4. Eu sou do Brasil e queria saber se o Walke Talker tbm será feito por jovens de até 18 anos ou apenas adultos já formados em psicologia ou sociologia !?

    1. Guia das Profissões

      Olá Luiz Henrique.

      Agradecemos o seu feedback. É muito importante para nós sabermos o que os nossos visitantes pensam e que dúvidas têm.

      Quanto à sua pergunta, veja que a profissão de Walker Talker é nova no mercado. Portanto, ainda não foi devidamente regulamentada. Nesse sentido, não há nada estipulado quanto a idades para o exercício da mesma.

      Contudo, repare que é sempre importante termos formação adequada qualquer que seja a área de trabalho que abracemos. A formação dá-nos ferramentas essenciais para sermos uma mais-valia no mercado de trabalho. Contudo, também há qualidades humanas que não se ensinam na escola e que são fundamentais para uma profissão onde as pessoas são o mais importante.

      O nosso conselho é que procure informar-se devidamente, bem como obter a formação certa e necessária. Um bom começo pode ser a leitura do nosso ebook “Walker Talker: Um guia completo para entrar nesta carreira e fazer sucesso!” (https://www.guiadasprofissoes.info/ebook-walker-talker/) que inclui mais informações sobre essa área e sobre como começar a trabalhar nessa profissão.

      Obrigado, de novo, pelo seu comentário. Para mais alguma dúvida ou sugestão, não hesite em contactar-nos.

      Desejos de muito sucesso e muita saúde!

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top