Walker Talker

walker talker

Estás à procura de uma profissão que te garanta um bom futuro, mas não estás inclinado para nenhum daqueles cursos mais tradicionais? Então está na hora de olhar para alternativas! Já ouviste falar de Walker Talker? Esta é uma profissão que vai estourar nos próximos anos e pode, sim, ser uma boa oportunidade para a tua carreira!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

O Walker Talker é um trabalhador liberal, autónomo, que passa o dia a ajudar idosos a passar o tempo. Sem dúvida, todas as profissões que estejam relacionadas com a terceira idade têm uma tendência de crescimento nos próximos anos por causa do envelhecimento populacional.

Além de existirem mais idosos, as famílias modernas não têm o tempo necessário para cuidar deles. Os filhos casam, saem de casa, têm os seus próprios filhos, os seus trabalhos, e pouco tempo resta para acompanhar os mais velhos.

É por isso que um dos profissionais de futuro é o Walker Talker. Ele faz companhia para os idosos que se sentem solitários pela internet, e também podem marcar encontros presenciais, caso o cliente queira.

Se gostas de conviver com pessoas de idade, se sentes vontade de ajudá-los e de fazer a sua vida mais feliz, esta pode, sim, ser uma boa oportunidade de trabalho!

Queres saber mais sobre esta profissão do futuro? Então continua a ler este artigo! Nós vamos contar-te tudo o que precisas saber para te tornares um ótimo profissional!

Vem connosco!

O que faz um Walker Talker?

O Walker Talker passa tempo com pessoas idosas que estejam sozinhas e a sentirem-se solitárias. A principal função é conversar com essas pessoas, para que se sintam mais acompanhadas, menos sozinhas, e mais apoiadas. A tendência é que este trabalho seja feito a partir de uma plataforma online, mas também pode ser por meio de encontros presenciais.

Esta é uma profissão que não exige uma formação superior, mas é muito importante que sejas uma pessoa comunicativa e que gostes de passar tempo com pessoas mais velhas. Ter sensibilidade para perceber as carências destas pessoas solitárias é essencial.

Muitos idosos passam dias e dias sem falar com ninguém. A solidão é uma realidade nas pessoas da terceira idade, e estes profissionais podem tornar o dia a dia destas pessoas mais fácil e feliz.

Às vezes eles só querem desabafar, falar sobre a vida, recordar bons momentos. Esta partilha liberta e torna os dias mais alegres e com mais esperança no futuro também.

Enquanto Walker Talker, não vais prestar cuidados de saúde ou de higiene pessoal, como faz o cuidador de idosos. A única coisa que tens de fazer é mesmo conversar com estas pessoas e fazer com que se sintam melhores e mais felizes.

Quais as suas funções

A principal função do Walker Talker é conversar e passar algum tempo com pessoas da terceira idade. Estas pessoas vivem, muitas vezes, longe dos seus familiares e realmente precisam de ter alguém com quem falar e conviver. E esse é o teu trabalho se seguires esta profissão.

Esta é já uma realidade para muitos idosos. A família tem a sua vida organizada, muitas vezes vive em cidades diferentes, e eles acabam por passar muito tempo sozinhos, sem contacto com ninguém.

Não é preciso ter uma formação em psicologia ou psiquiatria, até porque o objetivo não é tratar depressões, traumas, ou desvios de comportamento. O único intuito é mesmo tornar a vida destas pessoas mais fácil, prestando atenção àquilo que eles têm para dizer.

A verdade é que a maioria das vezes os idosos só precisam de alguém que os escute. E é isso que terás de fazer se te tornares um Walker Talker.

Para desempenhares estas funções é importante seres uma pessoa empática, comunicativa e paciente. Também tens de ser criativo para motivar estas pessoas e tentar tirá-las da monotonia que vivem.

A maioria dos Walker Talkers trabalham através de plataformas online, através das quais se comunicam com as pessoas de idade. No entanto, se algum dos clientes precisar de alguém ao seu lado, também é possível fazer visitas presenciais.

Saídas no Mercado de Trabalho

A população está a ficar cada vez mais envelhecida. Os avanços na medicina permitiram a cura de várias doenças, mas também permitiram viver mais anos com condições de saúde que antes eram consideradas graves e perigosas.

Isso quer dizer que a tendência é que as pessoas vivam cada vez mais, à medida que a medicina vai avançando. Ou seja, vai haver cada vez mais pessoas de idade. É por isso que todas as profissões ligadas à terceira idade vão ter cada vez mais procura nos próximos anos e décadas.

Embora a profissão de Walker Talker ainda não seja muito procurada, esta é uma realidade que não demora muito a acontecer. Não tarda, os Walker talkers vão ser dos profissionais mais procurados do mercado.

Esta é uma profissão autónoma, principalmente nesta primeira fase, em que a profissão ainda está a surgir. No entanto, à medida que a procura por estes profissionais for crescendo, é normal que surjam empresas prestadoras destes serviços.

Como entrar na carreira de Walker Talker?

Para entrar na carreira de Walker Talker não precisas de nenhuma formação em particular. No entanto, se tiveres um curso de sociologia ou psicologia é uma mais-valia. Estes cursos dão-te conhecimentos mais vastos sobre como agir com este grupo social.

Então, se queres entrar com o pé direito nesta profissão, talvez seja bom tirares um dos dois cursos que mencionamos.

Onde estudar Sociologia / Psicologia?

Portugal:

Brasil:

Se ficaste entusiasmado em seguir a profissão de Walker Talker, então não desistas de lutar pelos teus sonhos! Esta é uma profissão de futuro, e com toda a certeza vais ter sucesso na tua vida profissional! Confia!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima