Envernizador

Envernizador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Português

O envernizador é a pessoa que enverniza superfícies e objetos de madeira e metal. O envernizamento é essencial para garantir a proteção dos materiais, para que estes não sejam danificados e durem mais tempo.

Embora outros profissionais também realizem o envernizamento de superfícies, como o assentador de tacos, é o envernizador que conhece as melhores técnicas e está preparado para envernizar todo o tipo de superfície e objeto.

Se és uma pessoa ativa, queres um trabalho sem rotina e que te permita trabalhar em equipa, então a profissão de envernizador pode ser aquela que tanto procuravas. Neste artigo vamos explicar-te tudo sobre esta carreira.

Vais descobrir, aqui, o que faz este profissional no dia a dia de trabalho, quais as funções que tem, as possíveis saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir a profissão.

Vens connosco?

O que faz um Envernizador?

O envernizador é o profissional responsável por envernizar as superfícies e objetos de madeira e metal. O envernizamento é essencial para proteger os materiais, mas também para lhes dar um bom acabamento e decoração.

Usando os produtos e os utensílios certos, ele consegue dar o tom e o brilho desejado ao material, além de proteger as superfícies de humidade, riscos, entre outros.

Se queres seguir esta profissão, é muito importante que sejas uma pessoa organizada e flexível.

Como podes, também, exercer esta profissão como profissional autónomo, é importante que tenhas noções de decoração, assim como de orçamentos. Além disso, é indispensável que gostes de comunicar e consigas atender bem os teus clientes.

Ainda tens dúvidas se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

A principal função do envernizador é envernizar objetos e superfícies de madeira ou metal. Mas o dia a dia deste profissional envolve uma série de outras tarefas. Vejamos!

  • Afagar as superfícies, lixá-las e betumá-las (o objetivo é eliminar todo o tipo de imperfeições e rugosidades)
  • Calcular medidas e quantidades necessárias de produtos para concluir o projeto de envernizamento
  • Aplicar os revestimentos de verniz
  • Espalhar cera em superfícies
  • Dar lustro às superfícies (pode ser feito manualmente ou por processos mecânicos)

Como falamos de produtos que podem ser tóxicos, é essencial que os envernizadores utilizem sempre os equipamentos de proteção individual e cumpram com todas as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho.

Se queres seguir esta profissão, tens de ser uma pessoa consciente dos riscos. Lembra-te que a tua saúde está acima de qualquer outra coisa. Portanto, nunca deixes de tomar todas as precauções para não sofreres no futuro.

Procuras outra carreira? Então conhece a profissão de Marceneiro

Saídas no Mercado de Trabalho

Os envernizadores podem trabalhar tanto em ambientes residenciais, como comerciais, assim como em marcenarias ou carpintarias. Podes trabalhar para uma empresa, mas também podes atuar como profissional autónomo.

Este é um serviço muito requisitado e, por isso, não terás dificuldade em encontrar trabalho. Se optares por trabalhar de forma independente, precisas saber que terás algumas preocupações extras.

Além de teres de tratar da contabilidade com regularidade, vais ter de pagar mais impostos e também há sempre a incerteza de quanto irás ganhar mensalmente.

Como em tudo, existem vantagens e desvantagens em ambas a formas de trabalho. Deves pensar bem no que queres para o teu futuro e escolher o caminho mais adequado para conseguires conquistar as tuas metas e objetivos.

Como entrar na carreira de Envernizador?

Em Portugal, para seguires a profissão de envernizador, precisas de uma formação ou curso complementar de aprendizagem numa escola técnica de ensino oficial. Normalmente, os profissionais começam como aprendizes e só depois fazem esta formação para passarem a praticantes, ou seja, para serem considerados envernizadores.

Esta formação tem duração de 2 anos e vais aprender tudo sobre a arte e o ofício do envernizador.

No Brasil, embora não seja obrigatória uma formação para esta profissão, é importante que os profissionais se capacitem e especializem, cada vez mais.

As exigências do mercado de trabalho são cada vez maiores e, como tal, temos de estar preparados para enfrentá-las. Uma especialização é a melhor forma de entrarmos no mercado de trabalho com o pé direito.

Onde estudar para Envernizador?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser envernizador? Então não deixes de investir na tua formação. Acredita que vai fazer toda a diferença, até porque o mercado de trabalho está mais exigente a cada dia. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um futuro brilhante pela frente!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top