Especialista de Infografia / Infografista

Especialista de Infografia - Infografista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Literatura Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Especialista de Infografia é o profissional que faz infográficos, ou seja, conteúdos que misturam informação e imagens. Este formato é usado para informar sobre certos temas e o Infografista pode atuar em diversas áreas profissionais.

Uma Infografia ou Infográfico é uma representação visual de informação. Isto significa que inclui diagramas, quadros, mapas mentais e texto, bem como imagens e ilustrações, para passar mensagens ou conteúdos informativos.

É um tipo de conteúdo muito usado em áreas como o Marketing Digital e o Jornalismo. Pode ser ótimo para dar explicar assuntos complexos como, por exemplo, no Jornalismo de Dados e no Jornalismo de Investigação.

Mas as infografias também podem ser usadas no âmbito da Comunicação Organizacional ou até em campanhas de Saúde Pública.

Portanto, tem amplas aplicações, o que é uma boa notícia para quem quer trabalhar nesta área.

O Especialista de Infografia tem de ter bons conhecimentos de Design, mas também precisa de ter competências de Copywriter ou, pelo menos, boas qualidades de escrita.

Assim, é uma profissão bem versátil. Mas vem saber tudo sobre esta atividade em crescimento.

O que é uma Infografia

Uma Infografia é uma informação gráfica, como diz a génese da palavra. Assim, é uma forma visual de passar uma determinada ideia ou mensagem. Portanto, trata-se de um conteúdo gráfico, mas com um objetivo informativo.

E isto podem parecer meros detalhes, mas fazem toda a diferença. É que não estamos a falar de Ilustração artística, nem de Data Analytics com uma série de dados organizados. Mas estamos antes no campo da comunicação e da informação visual.

A Infografia é uma forma de ajudar o público a perceber melhor uma determinada informação. Portanto, usa gráficos com base em números ou Estatísticas, mas contextualiza-os com textos explicativos.

O que faz um Infografista

O trabalho do Especialista de Infografia passa por definir o design e o visual de um Infográfico, mas também por definir o texto que o acompanhará.

No seu trabalho, usa programas como o Adobe Illustrator, bem como as suas competências artísticas e de Design Gráfico para criar ilustrações, logotipos, layouts e Infográficos.

Mas repara que a sua principal missão é passar informações. Portanto, as Infografias não têm só de ser bonitas, mas têm de ter um bom conteúdo também.

Deste modo, o Infografista enquadra-se numa equipa de trabalho e tem sempre um propósito em mente.

No âmbito do Jornalismo, o Infografista é visto, em algumas redações, como um Jornalista mais. É importante que tenha, pelo menos, uma ideia de conceitos jornalísticos.

Mas estes profissionais também têm de ser bastante versáteis e multidisciplinares, pois podem abordar uma grande diversidade de temas.

Quais as suas funções

O trabalho de um Infografista pode ser bem mais diverso do que podes estar a pensar. Repara que não se limita a fazer infografias o dia todo!

As suas funções enquadram-se na área do Design de Comunicação e, portanto, pode preparar desde infográficos a relatórios anuais, passando por apresentações. Tudo depende do setor de atividade onde trabalhar.

Mas um Especialista de Infografia precisa de dominar os princípios fundamentais da identidade visual. Portanto, precisa de ser capaz de criar qualquer tipo de campanha em função dos objetivos definidos. A sua missão é “educar” e cativar as pessoas.

Assim, algumas das funções do Infografista são as seguintes:

  • Cria ilustrações digitais, logotipos e outros designs gráficos
  • Faz infográficos criativos e informativos
  • Ajuda a passar mensagens informativas ou educativas através de gráficos
  • Respeita a imagem de marca da empresa/media onde trabalha
  • Dá apoio ou coordena equipas gráficas/infográficas
  • Realiza diverso material gráfico para guias ou manuais.

Quanto ganha um Especialista de Infografia

Esta é uma nova profissão que ainda está a crescer. Por isso, é difícil traçar um valor salarial médio.

Mas os ordenados dependem muito de fatores como a experiência e o talento do profissional. Contudo, o tamanho da empresa e o seu setor de atividade também contam.

Esta é uma área perfeita para profissionais que querem ser freelancers, pois, muitas vezes, as empresas só precisam de trabalhos de Infografia esporádicos. Mas, nestes casos, os salários são mais inconstantes.

De qualquer modo, o ideal é pensar em procurar a formação certa e em fazer um bom trabalho! Os frutos do talento seguir-se-ão.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Especialistas de Infografia podem trabalhar em diversos setores, desde a Educação à Informação, passando pelo Marketing até à área Financeira.

Assim, além das típicas infografias, podem ter de colaborar nos grafismos de manuais escolares ou de esquemas de orientação e localização, por exemplo.

Deste modo, podem ser contratados por agências de Comunicação e Marketing, mas também por jornais e revistas. Contudo, ainda podem ter oportunidades em plataformas digitais ou sites de informação.

Mas o trabalho como freelancer é também uma boa opção e que pode render bons ganhos. Conforme as situações, até pode ser mais vantajoso.

A formação é outra via possível para quem abraça o mundo da Infografia. Cada vez mais empresas e negócios se interessam por este mundo dos infográficos. Portanto, também há cada vez mais pessoas a procurar aprender a sua “magia”.

Como entrar na carreira de Designer de Infográficos

Os profissionais desta área costumam ter formação em Design Gráfico, Web Design ou áreas semelhantes.

Mas até podem ser formados em Design de Comunicação, Design Multimédia ou até em Marketing Digital ou Jornalismo.

Em qualquer dos casos, será preciso ter conhecimentos de conceitos gráficos e de programas como Illustrator e InDesign, entre outros.

Repara que é importante dominar este tipo de softwares para trabalhar na área. Além disso, é preciso ter capacidades para a produção gráfica, o que implica ter um sentido de estética visual.

Muitas vezes, os Infografistas começam o seu percurso com estágios, por exemplo em redações de jornais ou em agências de Marketing. É sempre um bom começo para abrir as portas do mercado de trabalho a oportunidades.

Como posso tornar-me Especialista de Infografia?

Para entenderes um pouco melhor o que precisas para triunfar como Infografista, fica com uma lista de passos que deves seguir quando fazes uma Infografia:

  • 1º Recolhe os conteúdos e os dados a usar
  • 2º Cria um layout ou “moldura”
  • 3º Começa a “desenhar” o Infográfico com um propósito definido
  • 4º Conta uma história interessante e credível
  • 5º Define um rodapé (por exemplo, com contactos, links…)
  • 6º Usa uma Call To Action (ou seja, uma frase que incentive à ação)
  • 7º Mostra o teu trabalho a alguém para rever falhas ou erros
  • 8º Analisa o teu trabalho com sentido crítico
  • 9º Otimiza os grafismos e o conteúdo
  • 10º Descarrega o infográfico no formato ideal, conforme onde será publicado.

Onde estudar Design de Infografia

Há cada vez mais cursos livres e workshops em Infografia e Design de Infográficos. Contudo, os cursos de Design Gráfico continuam a ser uma boa opção para quem quer seguir esta área.

A escolha da melhor formação depende muito dos objetivos de carreira da pessoa. Repara que se quiseres trabalhar em Jornalismo, será interessante aliares conhecimentos desta área com saberes do âmbito da Ilustração e do Design Gráfico.

Assim, planeia o teu futuro de acordo com as tuas preferências e competências pessoais.

Para te ajudar nessa busca, deixamos-te os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Agora que já percebeste o que faz um Especialista de Infografia ou Infografista, sentes-te preparado/a para agarrar uma carreira nesta área? Lembra-te que é uma profissão para criativos da imagem, mas também para quem tem o dom de resumir informação importante de forma apelativa. É o teu caminho de sonho? Segue em frente! Torcemos pelo teu sucesso.

Mas se continuas a ter dúvidas quanto ao teu futuro, dá um salto ao nosso Simulador de Profissões, onde poderás encontrar outras alternativas para um futuro risonho.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top