Agente de Crédito e Empréstimos

Agente de Crédito e Empréstimos

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia História Matemática Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O agente de crédito e empréstimos é o profissional que trata de todo o processo de requerimento de um crédito ou empréstimo, dentro dos limites autorizados pela instituição. Ele encaminha o processo para o gestor para aprovação final, mas recomenda a sua rejeição ou aprovação.

Sendo assim, os agentes de crédito e empréstimos têm uma função de grande responsabilidade, até porque os seus pareceres vão determinar, em grande parte, a aprovação ou rejeição de um pedido de crédito.

Como sabemos, são muitas as pessoas e empresas que pedem empréstimos e créditos. Estes podem ter diferentes fins, mas todos eles, naquela altura, são importantes para as vidas das pessoas e para os negócios.

No entanto, algumas dessas pessoas não terão capacidade para liquidar o empréstimo devido à situação financeira instável. Por isso, é fundamental que os agentes de crédito sejam capazes de reconhecer essas necessidades, mas com responsabilidade.

Se esta é uma profissão que gostavas de seguir, então está na hora de leres um pouco mais sobre ela. Neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira do agente de crédito e empréstimos.

Vamos?

O que faz um Agente de Crédito e Empréstimos?

O agente de crédito e empréstimos trabalha com pedidos de crédito e empréstimo para diferentes fins. É ele que ajuda na concessão de créditos, tanto a pessoas, como a empresas, embora seja o gestor que dá a palavra final.

Ele também está envolvido no setor das cobranças, pois faz parte das suas responsabilidades ter o registo dos pagamentos das parcelas e fazer o pedido de pagamento das contas já vencidas.

Também é possível que o agente de crédito trabalhe algumas horas com o mercado de crédito. Por exemplo, ele pode dedicar-se ao estudo de e formação de planos para os clientes pagarem os seus financiamentos.

Este agente de crédito também ajuda a desenvolver planos para o pagamento de empréstimos. Assim, podemos dizer que este profissional atua também na orientação dos clientes.

No caso particular dos financiamentos de empresas, ele também pode ter uma presença ativa na rotina da empresa, participando da elaboração de planos de vendas e participando, por exemplo, de reuniões da empresa.

Ao estar envolvido diretamente na rotina da empresa, o agente de crédito consegue saber a realidade da empresa e, desta forma, aconselha os executivos pela melhor forma de financiamento com as taxas de juros adequadas.

Conhece também a profissão de Assistente Financeiro

Quais as suas funções

O agente de crédito e empréstimos tem como principal função prestar apoio no processo de pedido de créditos e empréstimos. O seu dia a dia passa por muito por entrar em contacto com pessoas e proprietários de negócios para decidir e resolver situações de crédito.

De entre as várias tarefas que ele tem no seu quotidiano, podemos destacar, por exemplo:

  • Entrevistar as pessoas que pedem empréstimos/créditos de diferentes naturezas (pessoais, para negócios, habitação, entre outros)
  • Fazer uma pesquisa da situação financeira do requerente do crédito/empréstimo e referências
  • Avaliar situação financeira e a capacidade de liquidação do empréstimo/crédito
  • Encaminhar o processo ao gestor, recomendando a aprovação/rejeição
  • Fazer a aprovação/rejeição do empréstimo (dentro dos limites autorizados pela instituição para o seu cargo), seguindo sempre as normas de crédito levadas a cabo pela instituição financeira
  • Completar informações e documentações nos processos de empréstimos/créditos
  • Fazer o registo dos pagamentos
  • Pedir o pagamento de parcelas/contas já vencidas e encaminhá-las para ações legais

Saídas no Mercado de Trabalho

O agente de crédito e empréstimos trabalha maioritariamente para uma instituição financeira. No entanto, também pode trabalhar como profissional autónomo.

Regra geral, os agentes têm um salário fixo, ao qual se adicionam comissões pelo alcance de metas definidas pela empresa de crédito.

Este é um setor com muitas oportunidades de trabalho e os empréstimos e financiamentos para pequenas e médias empresas tem sido um dos setores que mais tem crescido no mercado de crédito.

Como os agentes de crédito trabalham também com financiamento a empresas, encontram hoje várias oportunidades de trabalho.

Como entrar na carreira de Agente de Crédito e Empréstimos?

Para seguires a carreira de agente de crédito e empréstimos precisas ter uma licenciatura na área das finanças ou economia. Embora a maioria dos bancos e instituições financeiras peça apenas uma licenciatura (independentemente da área), na hora da contratação, aqueles que têm um curso em finanças e economia passam à frente.

Além disso, estes cursos preparam-te melhor para a profissão e oferecem-te a possibilidade de crescer na carreira.

Por isso, o conselho da equipa do Guia das Profissões é que optes por uma licenciatura e mestrado em Finanças ou em Economia.

Onde estudar para Agente de Crédito e Empréstimos?

Como vimos, para seguires a profissão de agente de crédito e empréstimos deves apostar num curso de finanças ou economia. Nesse sentido, aqui vamos deixar-te algumas das instituições de ensino que oferecem esta formação. Espreita!

Portugal:

Brasil:

Se a profissão de agente de crédito e empréstimos é aquela que tanto procuravas, então investe na tua formação, esforça-te bastante e vai à luta. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top