Especialista em Energias Renováveis

Especialista em energias renováveis

Um especialista em energias renováveis é um profissional qualificado que trabalha somente com energias renováveis (solar, eólica, hidráulica, biomassa, geotérmica, maremotriz, hodrogénio). Sem dúvida, numa altura em que o mundo enfrenta um grande desafio ambiental, a evolução destas energias alternativas mostra-se imprescindível para a sustentabilidade.

Outros nomes para esta profissão: Especialista em Energias Alternativas, Engenheiro Ambiental, Tecnólogo em Energia Renovável, Tecnólogo em Biocombustíveis

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

O setor das energias renováveis está, sem dúvida, em forte crescimento. Muitos dizem, até, que está no seu auge. No entanto, com a preocupação constante com o meio ambiente e a poluição, assim como a gestão efetiva dos recursos da Terra, ainda há muito trabalho pela frente, e ainda temos muito que evoluir nesse sentido.

Sendo assim, o especialista em energias renováveis é cada vez mais importante para toda a Humanidade.

Sem dúvida, este é um emprego com futuro, em todas as suas especialidades, e dá a oportunidade de crescimento e evolução na carreira.

O que faz um Especialista em Energias Renováveis?

Um especialista em energias renováveis trabalha com a otimização de sistemas de energias renováveis, com o intuito de minimizar os impactos no meio ambiente, assim como para garantir a sustentabilidade do planeta.

Além disso, este profissional é responsável pela elaboração do projeto de sistemas de energias renováveis em comércio, indústria e residências, assim como é responsável pela sua instalação e manutenção.

O especialista em energias alternativas também pode trabalhar com pesquisa de outras formas de energia, novos equipamentos e técnicas que sejam capazes de produzir energia renovável.

Este profissional pode ainda trabalhar na elaboração de projetos de sistemas de energias alternativas que sejam viáveis, quer a nível técnico, quer a nível económico.

Poderá também trabalhar com vistoria e perícia dos edifícios com instalações de energias renováveis, assim como proceder à sua avaliação e elaborar um parecer técnico, consoante a sua área de formação.

Quais as suas funções

O especialista em energias renováveis pode ocupar diferentes cargos de acordo com o seu nível de escolaridade.

Sendo assim, encontramos profissionais técnicos, engenheiros e tecnólogos, os quais têm funções diferentes e, obviamente, salários diferentes.

Todas as profissões associadas às energias alternativas de nível técnico precisam da supervisão de engenheiros e tecnólogos. Estes são profissionais que dão todo o suporte nas várias etapas do projeto, como instalação, manutenção e operação dos sistemas de energias alternativas.

Os tecnólogos e engenheiros que estejam a trabalhar com energias renováveis são responsáveis pela liderança de todas as atividades referentes ao projeto. São eles que estudam a viabilidade de um determinado projeto, desenvolvem o projeto, e lideram a instalação, manutenção e operação de todos os equipamentos e sistemas de geração, transmissão e distribuição da energia renovável.

Saídas no mercado de trabalho

Portugal é um dos países da Europa com mais procura de especialistas em energias renováveis, mas não é o único! Sem dúvida, podemos perceber uma concentração de empregabilidade neste setor em alguns países da União Europeia, Brasil, Estados Unidos da América, China e Índia.

Sendo uma área em franca expansão, muito pela necessidade urgente de converter a energia usada por meio de energia não renovável em energia proveniente de fontes renováveis, é uma excelente oportunidade para os jovens conseguirem um emprego com muita saída, com futuro, e com perspectivas de crescimento.

Como existem vários aspectos relacionados às energias renováveis, as saídas profissionais são imensas. Podemos destacar:

  • Instaladores e Colaboradores na manutenção de sistemas solares térmicos e voltaicos e sistemas eólicos
  • Orçamentistas de sistemas solares
  • Técnico em: Hidrologia, Biocombustíveis, Mecânica, Geoprocessamento, Geologia, Sistemas de Energia Renovável, Química, Controlo Ambiental
  • Engenheiro: Ambiental, de Software, Civil, Químico, Eletrónico, Eletricista, Mecânico, Sanitário
  • Tecnólogo em: Sistemas Elétricos, Energia Renovável, Biocombustíveis

Empregadores

Como pode ver, existe uma série de profissões relacionadas às energias alternativas, e todas elas dizem respeito a especialista em energias renováveis.

Por isso, encontramos empresas de muitos segmentos que procuram contratar estes profissionais.

No entanto, podemos destacar os seguintes como os principais empregadores:

  • Órgãos públicos que usam ou regulam energia renovável / alternativa
  • Empresas de instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de energias renováveis
  • Empresas de comercialização e utilização de sistemas e equipamentos de energias renováveis
  • Cooperativas de eletrificação
  • Prestadores de serviços e concessionárias no setor da transmissão, geração e distribuição de energia renovável
  • Indústrias com sistemas de geração de energia renovável própria
  • Empresas de desenvolvimento e criação de projetos, assim como empresas de assistência técnica a sistemas de energias alternativas
  • Centros de pesquisa de energias renováveis
  • Institutos de energias renováveis
  • Instituições de ensino com cursos de energias renováveis

Como entrar na carreira de Especialista em Energias Renováveis

Para se tornar um especialista em energias renováveis, é imprescindível ter uma qualificação ao nível do ensino superior.

Existem muitos cursos ligados às energias alternativas e renováveis e estes são destinados a todos aqueles que querem vir a trabalhar com instalação e manutenção de sistemas eólicos, solares térmicos, fotovoltaicos, entre outros.

Além disso, os cursos superiores de energias renováveis são muito úteis também para aqueles profissionais que já estejam a lidar com a tecnologia de energias alternativas e que pretendam adquirir mais conhecimento ou evoluir na carreira.

Onde estudar Energias Renováveis

Portugal:

  • Energia Solar Fotovoltaica; Energia Solar Térmica; Energias Renováveis; Gestão Ambiental – CEAC
  • Energias Renováveis – IMF – Business School
  • Energias Renováveis e Eficiência Energética – IPB

Brasil:

Se quer um emprego com futuro, que realmente tem um impacto positivo no mundo e na Humanidade, então esta é a escolha acertada! Sem dúvida, ser especialista em energias renováveis é algo com que se orgulhar!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima