Mágico

Mágico

O mágico, ou ilusionista, é um artista que faz truques de magia. Embora seja, para alguns, um hobbie, para muitos é uma profissão, tal como outra qualquer. Sem dúvida, esta é uma profissão diferente da maioria, mas muito entusiasmante.

Outros nomes para esta profissão: Ilusionista

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Esta é, a bem da verdade, uma arte bem antiga. A sua origem remonta já a 2000 a.C. e, por isso, é uma das artes mais antigas da Humanidade. A primeira alusão à magia está descrita em papiros egípcios, os quais descrevem as ilusões feitas por Dedi na corte do faraó Quéops.

Os truques de ilusionismo e magia fazem o público sonhar, viajar, ficar boquiaberto e a perguntar-se como é possível tal coisa.

Levar um mundo imaginário para as pessoas é a grande motivação dos mágicos. Como sabemos, esta viagem pelo mundo da imaginação é capaz de nos fazer sorrir, sonhar, mas também traz momentos de felicidade, pois, no nosso íntimo, faz-nos acreditar que tudo é possível.

Se gostavas de seguir esta profissão, então continua a ler este artigo e descobre o que faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e tudo o que precisas saber para entrar nesta belíssima carreira e como ser mágico.

Vamos?

O que faz um mágico?

O mágico faz truques de magia e ilusionismo. Ele é um entertainer acima de qualquer coisa, até porque bons mágicos conseguem manter o público no clima, sem estarem a pensar como é que eles estão a fazer um truque ou outro. Eles envolvem-se no espetáculo como um todo.

De facto, o ilusionista não pode resumir o seu trabalho a fazer truques ou aplicar técnicas de ilusionismo. Se queres seguir esta profissão, tens de evoluir enquanto artista, enquanto entertainer, a par de evoluir na magia.

É importante que estes profissionais consigam comunicar com o público, estabelecendo uma relação de proximidade. Desta forma, as pessoas vão estar mais envolvidas no espetáculo em si, do que propriamente no truque de ilusionismo.

Os bons profissionais conseguem fazer com que o público deixe de procurar uma explicação lógica para os truques. Faz com que as pessoas se deixem levar e envolver pelo espetáculo.

É claro que o segredo é a alma do negócio. Não adianta de nada fazer um espetáculo de magia se o público souber o que está por trás de todos os truques. Sem dúvida, esta é uma arte que vive de segredos. Então, se quiseres seguir esta carreira, nada de andar a contar como as coisas são feitas.

Além disso, todos os mágicos e ilusionistas trabalham para criar as próprias ilusões. É isso que os distingue no mercado. Com a evolução da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais exigentes. Por isso, para teres sucesso nesta carreira, tens de te esforçar mais ainda e fugir dos tradicionais truques (até porque na internet já foram desvendados muitos deles).

Quais as suas funções

O mágico tem como principal função entreter o público, envolvê-lo no espetáculo através de truques de magia e ilusionismo, fazendo com que as pessoas se deixem levar por uma sensação única de mistério e sobrenatural.

Sendo assim, não basta saber alguns truques de magia. É importante ser um excelente comunicador antes de qualquer coisa. O público tem de ser envolvido na atmosfera mágica e, para isso, é preciso criar interação com ele.

É preciso ter algum talento de representação, até porque existe sempre uma história por trás do espetáculo.

Existem vários tipos de atuação. O mágico normalmente desenvolve o seu trabalho num tipo de atuação, mas é possíveis trabalhar em diferentes áreas, como, por exemplo:

  • Intimista
  • Close up
  • Grandes ilusões
  • Manipulação
  • Magia geral

Alguns mágicos também se especializam em truques com objetos em específico, como moedas, cartas, lenços, entre outros.

Qual o perfil de um mágico?

Para seguir a profissão de mágico e ter sucesso é importante que sejas um comunicador nato. Mais do que saber mil e um truques de magia, tens de saber envolver o público no teu espetáculo. Além disso, tens de ser apaixonado pelo teu trabalho.

A paixão pelo que fazemos faz-nos evoluir e trabalhar sempre mais e mais. E é essa paixão que te vai tornar num excelente técnico, criando e executando truques de ilusionismo únicos.

Além destas características, é essencial seres muito persistente e paciente. Não vais conseguir fazer tudo em uma semana. Mas o teu esforço, dedicação e resiliência vão ser a chave para o sucesso.

A criatividade também é uma característica importante, pois vais ter de criar todo um espetáculo do zero, e o que vai distinguir-te dos outros é precisamente o que mostras de diferente, são os truques e ilusões que tu crias.

O espetáculo em si é apenas a ponta do iceberg. Sem dúvida, existe muito trabalho por trás de cada performance. Além de teres de criar as tuas próprias ilusões, treinar bastante, vais ter de aprender coreografias, sequências, além de trabalhar no cenário, elementos de distração, entre tantos outros detalhes.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como mágico, vais poder trabalhar em eventos de todos os tipos (privados, institucionais, empresariais), na televisão, ou até na internet. Todos os canais de audiovisuais são possíveis palcos para o trabalho dos mágicos. Os mágicos também podem atuar como artistas de circo.

Como artista, é um trabalhador autónomo, ou seja, um freelancer. Poderás ser contratado por serviço (para animar eventos da empresa, casamentos, festas de crianças, entre outros), ou podes criar a tua carreira como um autor, organizando espetáculos de grandes dimensões, principalmente em salas de teatro.

Quando consegues chegar ao topo, ou seja, quando és um mágico reconhecido, podes conseguir trabalhos em programas de televisão.

Como entrar na carreira de Mágico?

Para te tornares um mágico profissional tens de trabalhar e estudar muito. Não basta saberes alguns truques de magia, mas tens de ter as bases para criar as tuas próprias ilusões. Por isso, é muito importante seres muito versátil e tirares um curso de ilusionismo e magia.

É certo que não é um caminho fácil, muito menos rápido. No entanto, com dedicação, empenho e foco é possível criares uma belíssima carreira nesta arte que é a magia.

Se queres saber como aprender magia e onde aprender magia, vê agora alguns cursos que podem ser muito úteis para a tua carreira.

Vem connosco!

Onde estudar Magia?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de mágico, então não desistas dos teus sonhos e estuda muito. Com toda a certeza, se te dedicares de verdade, vais conseguir encontrar o teu lugar neste mundo das ilusões. Sucesso!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top