Especialista em SEO

Especialista em SEO

Já pensaste em ser um especialista em SEO, ou especialista em Search Engine Optimization? Este é um dos profissionais de maior destaque, talvez o de maior destaque, no que diz respeito ao mundo online. Ele é o responsável por colocar as páginas dos sites nos primeiros lugares dos motores de pesquisa, como o Google.

Outros nomes para esta profissão: Especialista em Search Engine Optimization, Especialista em Engenharia aplicada à Otimização da Pesquisa de Conteúdo

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Literatura, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

A internet é um verdadeiro universo no que diz respeito à quantidade de informação e conteúdo que dispõe. Por isso, para nos destacarmos no meio de milhões e milhões de páginas, precisamos conquistar os leitores.

A questão passa por chegar até eles! Até podemos ter o melhor conteúdo do mundo, mas se os leitores não conseguirem encontrar a página, nunca vão ler! E é aí que entra o especialista em SEO, também conhecido como especialista em Engenharia aplicada à Otimização da Pesquisa de Conteúdo.

Então, ele é uma peça importante para o sucesso de qualquer site, porque sem o seu trabalho dificilmente fica visível para a maioria das pessoas.

Se queres seguir uma carreira ligada à internet, esta pode, com toda a certeza, ser aquela que procuras! Continua a ler este artigo e descobre o que faz um especialista em SEO, quais as funções que desempenha no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Especialista em SEO?

O especialista em SEO trabalha na estrutura do site, para que ele se torne visível para a maioria das pessoas através dos motores de pesquisa, como é o caso do Google, por exemplo.

Hoje em dia, não basta saber escrever, é preciso saber usar as palavras para que o leitor, por si mesmo, encontre o texto no meio de milhões de outros sobre o mesmo assunto.

Na prática, este profissional trabalha com as regras de algoritmo do Google, ou outro motor de busca, e determina como trabalhar o texto para que chegue aos primeiros lugares quando alguém faz a pesquisa por determinada palavra-chave.

Qualquer empresa que queira estar bem posicionada online precisa de ter um site bem estruturado, oferecer bom conteúdo, mas também conteúdo otimizado.

Por muito que custe às empresas, elas simplesmente não existem se elas não aparecerem na primeira página de pesquisa da Google. São raras as pessoas que procuram além da primeira página, então as que não conseguem chegar lá, são completas desconhecidas.

E é o trabalho do especialista em SEO colocar os sites na primeira página de pesquisa, com o estudo do algoritmo do Google, e adaptando o site às mudanças que vão ocorrendo ao longo do tempo.

Tendo em conta que o Google altera o seu algoritmo várias vezes por ano, sendo que uma vez por ano faz uma grande alteração, é importante que os especialistas em SEO saibam determinar que mudanças foram essas, e como podem adaptar o conteúdo para estar enquadrado com elas.

Embora as pessoas acreditem que o trabalho em SEO é fácil, a verdade é que não é assim tão simples! Existem muitos aspetos que só um especialista conhece e sabe trabalhar, e daí a importância de contratar um especialista em SEO!

Quais as suas funções

A função principal do especialista em SEO é posicionar um site na primeira página dos mecanismos de pesquisa. Para isso, ele trabalha com palavras-chave e várias estratégias para adequar o conteúdo aos algoritmos dos motores de pesquisa.

O objetivo é ter o maior tráfego possível para o site. Quanto mais tráfego, mais ganhos, tanto de publicidade, como de conversão. Existem dois tipos de tráfego: o orgânico e o pago.

O especialista em SEO trabalha para que o tráfego seja orgânico, ou seja, tráfego não pago. No entanto, muitas vezes tem de trabalhar com tráfego pago para depois conseguir o tráfego orgânico.

Para alcançar esse objetivo ele tem de trabalhar várias vertentes. Vamos ver aqui!

ROI

O ROI é o Retorno do Investimento. Nesse sentido, o especialista em Search Engine Optimization tem de analisar os resultados do site para traçar uma estratégia que aumente o posicionamento, o tráfego e as conversões do site.

Desde a palavra-chave pesquisada pelos utilizadores até aos caminhos que eles levaram até concluir uma determinada ação, o especialista em SEO analisa tudo!

Site otimizado

A otimização do site é fundamental para que ele se destaque nos mecanismos de pesquisa. De entre os vários aspetos a ter em conta, podemos referir:

  • Organizar a arquitetura do site
  • Estruturar links do site
  • Trabalhar palavras-chave
  • Otimizar imagens e outros conteúdos dentro do site

Saídas no Mercado de Trabalho

Como um dos profissionais mais importantes no mundo online, o mercado de trabalho para o especialista em SEO está bastante “quente”. Sem dúvida, todas as empresas que querem entrar em grande na internet precisam de um profissional especialista em técnicas de SEO.

Sem ele, será quase impossível alcançar os primeiros lugares nos motores de busca, e isso é uma sentença de morte para qualquer negócio online.

Sendo assim, se queres seguir esta profissão, facilmente vais encontrar trabalho, especialmente se tiveres um bom currículo.

É certo que mostrar resultados anteriores é quase imprescindível para conseguir um bom trabalho, mas ter um curso na área é já um bom começo.

Também podes começar como freelancer, fazendo trabalhos esporádicos para algumas empresas e assim conseguir um bom portfólio para mostrar para outras empresas que te candidatares.

Como entrar na carreira de Especialista em SEO

Como dissemos, para entrar nesta carreira é fundamental teres os conhecimentos necessários para poderes trabalhar. Por isso, tirar um curso na área de SEO é muito importante.

Além disso, é normal que no começo de carreira as empresas hesitem em contratar. Por isso, começar como freelancer pode ser uma boa hipótese. Assim consegues ganhar experiência e boas referências.

Onde estudar SEO

Portugal:

Brasil:

Se estavas à procura de uma profissão de futuro na área da internet, então não precisas de procurar mais! Ser especialista em SEO é, sem dúvida, a melhor das escolhas! Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima