Instrutor de Fitness

Instrutor de Fitness

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O instrutor de fitness dá aulas de ginástica localizada, aulas de abdominais, step, GAP, aulas de alongamento, entre outras aulas de exercício físico. Além disso, ele é responsável por orientar alunos e tirar dúvidas sobre os exercícios que estão a realizar.

Podes pensar que ser um instrutor de fitness é só treinar e ficar em forma, mas, na verdade, é muito mais do que isso! Este profissional acompanha os seus alunos para que eles conquistem os seus próprios objetivos e ajuda-os a crescer também como pessoas, desenvolvendo disciplina e superação.

Se estás interessado nesta profissão, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te o que faz este profissional, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as diferentes saídas profissionais, assim como outras dicas para entrares nesta carreira.

Continua a ler para aprenderes mais a profissão e o que precisas de fazer para teres sucesso nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Instrutor de Fitness?

O instrutor de fitness dá aulas de ginástica, fornecendo instruções para que os alunos realizem os exercícios de forma segura. Este aconselhamento deve ser dado sempre de forma individual, pois cada aluno tem as suas próprias necessidades, habilidades e limitações.

As aulas podem ser dadas para grupos ou de forma individual, mas sempre tendo em consideração o perfil do grupo.

Quando temos pessoas já avançadas no exercício físico e iniciantes na mesma turma, devemos sempre dar duas opções para a realização dos exercícios, para que cada pessoa possa sentir-se integrado e capaz de fazer a aula.

Este profissional também desenvolve programas de exercícios para os seus alunos, de acordo com os objetivos, tipo corporal e experiência com exercício físico.

É importante que o instrutor de fitness consiga desenvolver um plano diferenciado para pessoas que querem perder massa gorda e tonificar, desenvolver massa magra, ou melhorar problemas de saúde específicos, como diabetes, por exemplo.

Além disso, é essencial que este instrutor seja capaz de motivar e incentivar os seus alunos a manter uma rotina e disciplina em relação à prática de atividade física. Afinal, é a consistência que traz resultados!

Sem dúvida, ser um instrutor de fitness certificado pode ser imensamente gratificante. Se seguires esta carreira, vais ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos de saúde e bem-estar.

O ambiente de trabalho é muito dinâmico e, com toda a certeza, não vai haver dois dias iguais. Podes estar a ensinar a levantar pesos e treino de condicionamento, dar aulas de artes marciais, ou até de aeróbica, tudo no mesmo dia.

Vais conhecer os teus clientes, compreender cada um dos seus tipos de corpo, níveis de fitness e objetivos únicos. Esta relação de proximidade traz um sentimento de pertença único, quase como fazer parte de uma grande família.

Quais as suas funções

As principais funções do instrutor de fitness são dar aulas e orientar os seus alunos na prática de atividade física em segurança e em prol dos objetivos de cada um deles. O dia a dia deste profissional é muito variado e não existe uma rotina fixa. Afinal, o trabalho vai depender sempre dos alunos que tem naquele dia.

Por exemplo, alguns dias podem incluir o treino em circuito para desafiar um praticante experiente, ou a demonstração de exercícios básicos de treino de resistência para alguém que está apenas a começar.

É possível, também, que haja dias em que tenha de sair para realizar uma corrida ou caminhadas com um aluno que precisa ganhar responsabilidade e disciplina com o exercício físico, e outros em que tenha de ajudar o aluno a ter uma dieta equilibrada e adequada aos seus objetivos.

Além disso, os instrutores de fitness desenham frequentemente exercícios que se concentram em áreas específicas que o cliente deseja focar, tais como fortalecer os músculos do abdómen ou melhorar o equilíbrio.

É precisamente esta dinâmica no dia a dia que torna esta carreira tão emocionante e aliciantes para quem gosta de desporto. Sem dúvida, não podemos dizer que o instrutor sofra de rotina.

Apesar de ser um trabalho excelente para quem é ativo, devemos alertar para os pontos negativos também. Vais passar muitas horas em pé e terás de estar em constante atualização de conhecimentos e a par das tendências do fitness.

Personal Trainer

Conhece também a fantástica carreira de Personal Trainer

Saídas no Mercado de Trabalho

Ser um instrutor de fitness é uma carreira aliciante, a qual vem com muitas oportunidades. Se queres entrar nesta carreira, sabe que encontras um mercado de trabalho em crescimento, até porque são cada vez mais pessoas a procurarem os serviços de um instrutor.

Quer queiras trabalhar de forma independente ou como parte de uma equipa, e em qualquer tipo de ambiente que te atraia mais, as oportunidades são boas.

Podes encontrar trabalho em ginásios, academias de desporto, centros de fitness, escolas de artes marciais, escolas de dança, assim como outras escolas de uma atividade em particular.

Também podes trabalhar em centros comunitários, navios de cruzeiro, resorts e hotéis, ou até mesmo em ambientes corporativos que oferecem serviços de exercício físico aos seus funcionários e/ou clientes.  

Além disso, podes exercer esta atividade como profissional independente, oferecendo os teus serviços de forma particular aos alunos, ou criando o teu próprio centro de fitness, no qual podes dar aulas de grupo também.

O acompanhamento virtual é, também, uma opção nos dias de hoje. Podes desenvolver o plano de treino e fazer o acompanhamento dos teus alunos online. Esta é uma grande oportunidade para criares uma imagem sólida, até porque a internet é, hoje, uma “janela para o mundo”.

Como entrar na carreira de Instrutor de Fitness?

Tornares-te um instrutor de fitness é uma opção de carreira incrivelmente gratificante. Quer trabalhes num ginásio, em aulas particulares, ou ofereças serviços virtuais, há muitas oportunidades para ajudar os outros a atingir os seus objetivos de saúde e bem-estar.

Para desempenhares as tarefas de um instrutor de fitness, tens de ser um profissional certificado. Assim sendo, deves procurar cursos de certificação que abranjam anatomia, fisiologia, nutrição e treino de saúde.

Além disso, deves fazer cursos especializados relacionados com áreas de nicho, como o treino pessoal e a instrução de exercício em grupo. Com conhecimentos suficientes sobre técnicas adequadas e orientação no desenvolvimento de hábitos o alcance de objetivos, os teus clientes podem alcançar resultados surpreendentes.

Podes optar por fazer o curso superior de Educação Física, ou então um curso profissionalizante técnico em Educação Física.

Lembramos que para exercer a profissão de instrutor de fitness não precisas obrigatoriamente de uma licenciatura ou mestrado. Portanto, a escolha de um percurso académico ou um percurso profissionalizante é só tua, dependendo dos teus objetivos.

Onde estudar para Instrutor de Fitness?

Portugal:

Brasil:

Se és apaixonado por saúde e fitness e queres ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos, então uma carreira como instrutor de fitness pode ser perfeita para ti. Tem em mente que o trabalho pode ser fisicamente desafiante, mas a recompensa de veres os teus clientes atingirem os seus objetivos de fitness fazem com que tudo isto valha a pena. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *