Esteticista

Esteticista

O esteticista é um profissional da estética que cuida da beleza e do bem-estar dos seus clientes. Se esta é uma área que gostas, então continua a ler este artigo porque vamos dizer-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Psicologia, Química
  • Idiomas: Espanhol, Inglês, Português

Com toda a certeza, a área da estética é essencial nos dias de hoje. As pessoas gostam de cuidar da beleza para se sentirem mais bonitas e elegantes. Esse cuidado faz com que elas tenham uma melhor imagem delas mesmas e, assim, têm melhor auto-estima e amor próprio.

Os esteticistas, além de cuidarem da beleza, também atuam na saúde, pois melhoram uma série de funções do organismo. Então, mais do que ajudar as pessoas a se sentirem mais bonitas, eles ajudam os seus clientes a serem mais saudáveis.

Esta profissão tem evoluído ao longo do tempo, incluindo novas funções, assim como encontrando diferentes soluções para vários problemas estéticos e de bem-estar.

Por isso, se queres ser esteticista, é importante manteres-te sempre informado e atualizado. Acompanha sempre as novas tendências do mercado e está a par dos novos métodos usados na estética e novas tecnologias aplicadas na área. Sem dúvida, vão melhorar os resultados do teu trabalho e oferecer as melhores soluções para os teus clientes.

Se estás interessado nesta área, então vem connosco e descobre tudo o que se refere a esta profissão! Vamos?!

O que faz um Esteticista?

Embora a área da estética seja ocupada por uma maioria de mulheres, não quer dizer que os homens não possam seguir esta profissão. De facto, temos assistido a um aumento de profissionais na área do sexo masculino, embora seja um aumento lento.

O trabalho do esteticista é, sem dúvida, mais do que estético. Além de cuidar da beleza do corpo e rosto, ele também tem um papel importante no acompanhamento de pacientes que fizeram cirurgias estéticas. Sendo assim, além de profissional da beleza, é um aliado de cirurgiões plásticos.

De entre as vários tratamentos feitos, destacamos, aqui:

  • Tratamento contra envelhecimento precoce
  • Tratamento para diminuir e eliminar manchas na pele e rugas
  • Aplicação de massagens relaxantes e linfáticas
  • Tratamentos de hidratação corporal e facial
  • Limpezas de pele
  • Epilação
  • Tratamentos e cuidados de pés e mãos
  • Tratamentos que melhorem o desconforto sentido depois de intervenções cirúrgicas

Para teres sucesso nesta profissão, tens de ter uma capacidade de comunicação muito boa, e tens de ser alguém que tenha um bom relacionamento interpessoal. Vais ter de lidar com pessoas o dia todo! Por isso, se não souberes comunicar, ou se não gostares de te relacionar com várias pessoas, vai ser muito difícil afirmares-te e manteres-te no mercado de trabalho.

Além disso, os clientes gostam de estabelecer um certo vínculo com os seus esteticistas. É como se fossem os seus amigos e confidentes, seguindo o lema de “o que se diz no consultório, fica no consultório”.

É também importante que gostes de biologia e química, pois vais ter de lidar com vários produtos que causam reações no corpo e na pele.

Quais as suas funções

O esteticista tem como função principal tratar do corpo, do rosto, e da saúde dos seus clientes. Isto depende, obviamente, do objetivo dos seus clientes de forma particular.

No seu dia a dia, a maioria dos clientes procura massagens, epilação, limpezas de pele e terapias alternativas que melhorem a saúde e o bem-estar.

Podemos citar, aqui, algumas das áreas de atuação dos esteticistas:

  • Podologia – Dedica-se ao diagnóstico e tratamento de doenças dos pés. Também atua na higienização de unhas encravadas e partidas, remoção de calos, e tratamento de problemas da sola do pé. Requer uma formação específica na área.
  • Tratamento de estrias – Podem recorrer ao peeling, dermoabrasão, subcisão, ou intradermoterapia.
  • Cosméticos capilares – Embora seja uma área ainda pouco explorada, tem vindo a crescer nos últimos anos. Ao especializar-se nesta área, o esteticista desenvolve cosméticos capilares, como tintas, xampôs, reparadores de pontas, cremes, entre outros.
  • Aromaterapia – Este é um tratamento muito procurado, e cada vez mais, e é feito com óleos essenciais. Estes são escolhidos de acordo com as necessidades dos clientes. Os óleos podem ser usados em banhos, em massagens, e podem ser feitas inalações.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o esteticista é cada vez melhor. A verdade é que as pessoas procuram, cada vez mais, tratamentos de beleza e bem-estar. As pessoas, atualmente, não olham a meios para se sentirem melhores! Elas gostam de ser acompanhadas por profissionais que sintam alguma afinidade. Por isso é tão importante seres uma pessoa comunicativa e com bom relacionamento interpessoal).

Podes trabalhar em vários locais, como:

  • SPA´s
  • Salões de beleza
  • Centros de estética
  • Clínicas e hospitais (atuando como auxiliar de dermatologistas, cirurgiões, fisioterapeutas e nutricionistas)
  • Hotéis e resorts que ofereçam serviços de beleza e bem-estar

Como esteticista, podes também prestar serviços por conta própria, com o teu consultório, ou em serviços domiciliares.

A área da venda é também uma possibilidade. Podes usar os teus conhecimentos para vender produtos cosméticos e estéticos, por exemplo.

Como entrar na carreira de Esteticista

Para te tornares esteticista, precisas ter uma formação na área da estética, especializada. Só assim vais ter os conhecimentos necessários para fazer todos os tratamentos pedidos pelos clientes.

O curso profissional de estética vai dar-te todas as ferramentas para entrares nesta carreira com o pé direito! Mas isso não exclui a necessidade de te ires atualizando, pois surgem sempre novos produtos e técnicas na área da estética.

É fundamental que frequentes uma escola que te dê um certificado no fim do curso, mas um certificado reconhecido a nível nacional.

Existe também a possibilidade de tirares o curso técnico de nível superior, onde vais aprofundar os teus conhecimentos.

No Brasil, para seguir esta profissão, pode optar por um curso técnico (2 anos) ou fazer uma graduação em estética (4 anos).

Onde estudar Estética

Portugal:

Brasil:

Se queres uma profissão ligada à saúde, bem-estar e beleza, então investe na tua formação em esteticista. Vais ter muito sucesso nesta carreira, com toda a certeza!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima