Gerente Administrativo

gerente administrativo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O gerente administrativo, também chamado de gerente de administração ou diretor administrativo, é um dos profissionais mais importantes dentro de uma empresa (pública ou privada). Este profissional é o responsável por fazer uma boa gestão da empresa e responde diretamente aos diretores e presidentes da organização.

Para quem gosta de economia, finanças e administração, esta é uma profissão muito aliciante, não só porque é muito valorizada, mas também porque oferece bons salários.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer mais sobre o “mundo” dos gerentes administrativos e, se quiseres seguir esta carreira, vais obter dicas úteis para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Gerente Administrativo?

O gerente administrativo faz a gestão de uma organização. Ele implementa processos, assim como medidas administrativas, com o intuito de aumentar a produtividade, diminuir gastos e aumentar os lucros. Além de implementá-los, ele é responsável por fazer a supervisão desses processos e medidas, garantindo que estão a ser executados da forma correta.

Este profissional está presente em todas as áreas da empresa, não só no setor financeiro. Por exemplo, no setor da logística, o gerente de administração é responsável por gerir toda a cadeia dos materiais e matérias-primas, desde o momento em que os produtos chegam, até ao momento em que este chega ao consumidor final.

No setor financeiro (que é aquele que ocupa a maior parte do tempo deste profissional), ele tem de controlar as contas a pagar (alugueres, salários, impostos, fornecedores, entre outras) e o dinheiro que tem a receber, tem de acompanhar a faturação da empresa, gerir investimentos, entre outras ações de administração financeira.

Neste caso, ele trabalha diretamente com o departamento de contabilidade da organização, assegurando que tudo está regularizado e sob controlo.

A rotina de trabalho também passa muito por fazer relatórios de gestão, os quais são baseados numa análise de dados. Como ele tem de responder aos diretores e presidentes da empresa, estes relatórios têm de ser feitos com certa regularidade.

Quais as suas funções

A principal função do diretor administrativo (ou gerente administrativo) é fazer a supervisão de todas as operações de apoio da organização em que trabalha.

Ele está à frente de um departamento (ou vários) e, por isso, tem de ter uma grande capacidade de liderança. Além disso, precisa ser alguém organizado, metódico, com capacidade analítica e raciocínio rápido, de modo a agir com agilidade e rapidez sempre que surjam problemas.

Sendo um expert na área financeira, ele é uma peça-chave para que a organização consiga alocar os recursos (humanos, materiais e financeiros) de forma eficiente.

Com o objetivo de melhorar a produtividade e a lucratividade, este profissional analisa todas as práticas da organização, de forma a encontrar estratégias e processos que proporcionem uma melhoria contínua na empresa.

Além de dirigir as tarefas e atividades de outros funcionários da empresa, ele também tem de coordenar e gerir as ações administrativas. Nesse sentido, ele tem de ter conhecimentos profundos de políticas e procedimentos administrativos, assim como de todos os regulamentos internos.

Assim como todos os diretores e gestores, este tem de prestar assessoria aos presidentes da organização. Dar ferramentas úteis para que os presidentes tomem decisões é uma das principais funções do diretor administrativo.

Por isso, ele tem de desenvolver relatórios com regularidade e fazer reuniões nas quais demonstre os recursos financeiros e materiais, assim como a evolução da organização.

Saídas no Mercado de Trabalho

O gerente administrativo atua em topo o tipo de organização (tanto de gestão privada, como de gestão pública).

Além disso, ele pode trabalhar em vários departamentos, aumentando as oportunidades de trabalho (pois pode trabalhar de forma paralela em vários departamentos, ou concentrar-se apenas em um).

Além do trabalho efetivo numa empresa, este profissional, devido aos seus conhecimentos técnicos, pode também optar por uma carreira como coach financeiro ou formador na área da gestão empresarial.

Como entrar na carreira de Gerente Administrativo?

Para seguires a profissão de gerente administrativo, tens de ter conhecimentos técnicos nas áreas financeira, de recursos humanos e jurídica. Dominar análise de dados, análise de riscos e fazer orçamentos faz parte da rotina diária deste profissional e, por isso, uma boa formação na área da contabilidade, economia, ou similar, é essencial.

Como este é um cargo de grande responsabilidade, um curso superior é quase que um requisito mínimo para conseguires uma vaga de trabalho. Sendo assim, o primeiro passo para conseguires alcançar este posto é procurares um curso universitário numa das áreas que referimos.

Uma pós-graduação em Gestão Financeira, Gestão Empresarial, ou similar, vai enriquecer ainda mais o teu currículo. Assim, se conseguires realizar uma destas pós-graduações, conseguirás melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Vale lembrar que muitos gerentes administrativos iniciam a sua carreira como administradores ou outros cargos “menores”, ou seja, numa posição hierárquica empresarial mais baixa.

Por isso, não percas o ânimo se começares por “baixo”. Esse é o caminho mais comum e é bom para aprenderes mais e estares a par da rotina de trabalho numa empresa.

Onde estudar para Gerente Administrativo?

Como dissemos, para entrares na carreira de gerente administrativo tens de ter um curso superior em Economia, Administração, ou similar. Por isso, reunimos alguns cursos universitários que te podem interessar. Dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser gerente administrativo? Então investe muito na tua formação, pois ela vai ser essencial para conseguires uma boa oportunidade de trabalho. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propuseres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top