Enólogo

Enologo - Enologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Geologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Enólogo é uma espécie de cientista do vinho. Este profissional é perito em Enologia e cabe-lhe zelar pelos processos relacionados com a produção do vinho de modo a garantir um bom produto final.

Mas vem saber tudo sobre esta profissão…

A palavra Enologia vem da conjunção das palavras gregas “Eno”, que significa vinho, e “Oinos” que se refere a quem estuda ou a quem é especialista em algo.

Assim, o Enólogo é um estudioso e um especialista em vinho. Portanto, tem de conhecer todos os aspetos relacionados com a Viticultura, isto é, com a cultura das vinhas.

Estamos a falar, por exemplo, do tipo de uvas, mas também da condição dos solos, das melhores formas de plantar, de colher e de fermentar as uvas.

O Enólogo é ainda responsável por decidir como o vinho deve ser engarrafado, entre outras tarefas.

Como vês, nesta profissão, é preciso saber tudo sobre o mundo dos vinhos. Mas, acima de tudo o resto, tem de se gostar de vinho.

Fica connosco para saberes mais sobre este universo…

O salário de um Enólogo pode variar muito em função da sua experiência e formação. No início da carreira, os ordenados não são espantosos, mas quando um profissional se torna reconhecido no mercado, pode ganhar valores bem interessantes.

Outro aspeto que influencia nos rendimentos neste setor é a região vinícola onde atua, bem como o tipo de empresa ou produção. Nas casas menos conhecidas, os salários são sempre mais baixos, enquanto nas grandes quintas podem atingir valores mais apetecíveis.

De qualquer modo, quem gosta de Enologia, anda na área por paixão e por um verdadeiro prazer pelo vinho – não apenas pela bebida, mas também pela tradição e cultura que envolve.

O Enólogo é o principal responsável pelo produto final que sai de uma vinícola. Ele zela por todos os processos relacionados com a produção do vinho, desde a escolha do terreno e a colheita das uvas até à sua colheita e fermentação.

Também pode ter de ser o responsável pelas vendas do vinho, por exemplo em feiras ou eventos comerciais.

Mas é certo que este profissional trabalha no terreno, em contacto direto com as vinhas e com todos os processos relacionados com a produção. Portanto, é alguém que não tem medo de pôr as mãos na massa.

No seu trabalho, deve ter alguns conhecimentos científicos e das tecnologias e ferramentas específicas da área vinícola. Mas também precisa de ter muita paixão. Além disso, a experiência é uma grande mais-valia.

Diferença entre Enólogo e Enófilo

Por vezes, as pessoas confundem os termos Enólogo e enófilo, mas são duas coisas distintas. Assim, o enófilo é apenas alguém que gosta de vinho, mas pode não ser um especialista em Enologia.

Já o Enólogo tem de ser também enófilo, mas além de gostar de vinho, também precisa de ter conhecimentos técnicos e científicos em Enologia.

Ficou claro? Esperamos que sim porque vamos já a seguir esclarecer outra dúvida que aparece muitas vezes…

Diferença entre Enólogo e Sommelier

O Sommelier é um termo francês que é usado desde a Idade Média e que era também usado para especialistas em frutas, pães ou carnes. Atualmente, é o termo usado para se falar dos especialistas de bebidas alcoólicas nos restaurantes, bares ou em lojas.

Antes de usar sommelier, utilizava-se mais a palavra escanção que agora está a entrar em desuso.

Portanto, se vê que um sommelier é especialista em vinhos na perspetiva da Harmonização com a comida, por exemplo. Ele sabe que vinhos se devem beber a acompanhar carne, peixe ou outros alimentos.

Assim, ele não tem nada a ver com o Enólogo que é um conhecedor do fabrico do vinho em si.

Quais as suas funções

Mas vem entender mais em detalhe quais são as funções do Enólogo no seu local de trabalho.

Como já viste, este profissional tem o dever de planear e de coordenar todo o processo de produção de vinhos, desde a preparação do solo até ao engarrafamento e à venda.

Assim, segue uma série de procedimentos técnicos que têm a experiência e a ciência como fundo.

Portanto, há uma parte significativa do processo que é, mais ou menos, rígida, cumprindo critérios pré-definidos.

Contudo, um Enólogo experiente e talentoso consegue sempre imprimir o seu toque pessoal nos vinhos que produz. E é essa marca que o define e que o torna famoso.

Mas espreita aqui quais são as principais funções de um Enólogo no seu trabalho:

  • Escolher o terroir (ou o solo) indicado para cada tipo de uva
  • Analisar o solo e prepará-lo para as condições ideais
  • Definir o período ideal para o plantio
  • Coordenar a poda e a rega
  • Decidir quando é feita a vindima e supervisionar o processo
  • Decidir a mistura das uvas
  • Acompanhar os processos de fermentação e vinificação
  • Supervisionar o engarrafamento
  • Tratar da conservação do vinho
  • Decidir quando o vinho está pronto para a venda
  • Pesquisar e desenvolver novos vinhos
  • Contactar com potenciais clientes
  • Participar em eventos de promoção.

Portanto, o papel do Enólogo é fundamental. Aliás, é tão importante que os profissionais mais conceituados têm o seu nome nas garrafas postas à venda, pois isso reforça a qualidade das marcas.

Um Enólogo deve ter um conhecimento vasto e alargado sobre vinhos. Mas alguns acabam por se especializar num determinado tipo de vinho ou numa região vinícola. Isso permite-lhes aprimorar a produção a um nível de extrema qualidade.

Saídas no Mercado de Trabalho

Após a formação em Enologia, há várias opções para entrar no mercado de trabalho. Assim, um Enólogo pode encontrar emprego em adegas ou em vinícolas que se dediquem à produção de vinhos, mas também em associações de produtores.

Aqueles que tiverem uma veia mais comercial, podem trabalhar em lojas especializadas, aconselhando nas compras dos melhores vinhos e na definição de preços e de estratégias de marketing.

Mas pode ainda ser consultor de bares e restaurantes ou trabalhar para empresas importadoras ou exportadoras. Ser crítico de vinhos é outra hipótese de carreira.

O mercado dos vinhos continua em expansão em países como Portugal e Brasil, pelo que vão sempre surgindo oportunidades de trabalho no mercado.

Mas vem perceber como podes dar os primeiros passos neste mundo dos vinhos…

Para se ser Enólogo, é preciso estudar, pois a profissão exige certos conhecimentos técnicos. A formação Superior nas áreas de Enologia e Viticultura são um bom princípio para abraçar a área, embora possas tentar apenas com um curso técnico ou profissional.

Geralmente, as entidades empregadoras pedem experiência mínima de 2 a 3 anos. Portanto, se estás a começar na área, investir numa boa formação que inclua um estágio profissional é a melhor opção.

Depois disso, podes tentar arranjar outros estágios ou empregos como aprendiz de Enólogo em vinícolas ou em adegas. Pois, dessa forma, consegues acumular alguma experiência e ainda podes ser pago.

Mas, para lá da Enologia, é importante também saber falar Inglês, pois essa é, muitas vezes, a Língua universal quando se lida com clientes estrangeiros. Saber falar Francês também pode ser interessante, dada a importância do mercado de vinhos gaulês.

Onde estudar Enologia

Em Portugal, há muitos cursos na área da Enologia e da Viticultura. Portanto, é evidente como o vinho é um importante setor económico para o país.

Habitualmente, uma boa formação em Enologia pode durar cerca de 4 anos. Mas tens ainda de ter presente que deve abordar temas como a produção de uvas, microbiologia, química do vinho, os diferentes estilos de vinhos que existem e vinificação, entre outros assuntos.

Contudo, deves entender que o Enólogo precisa de ter conhecimentos abrangentes nas áreas mais relevantes para o “nascimento” do vinho.

Para te ajudarmos a decidir, deixamos-te de seguida algumas formações na área da Enologia…

Portugal:

Brasil:

Após esta leitura, fica evidente que ser Enólogo é um trabalho bastante exigente e muito rigoroso. Mas também requer muita paixão e gosto pelo mundo dos vinhos. Se tens o que é preciso dentro de ti, aposta num bom curso e entrega-te com alma. Sabemos que assim terás o sucesso garantido.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top