Roadie

Roadie

O roadie, ou Técnico de Montagem e Produção de Espetáculo, é um técnico que acompanha os artistas, bandas e companhias de teatro nas digressões. É o primeiro a chegar, mas é também o último a sair. É responsável por montar e desmontar tudo o que está no palco. Sem o roadie, nenhum espetáculo acontece!

Outros nomes para esta profissão: Técnico de Montagem e Produção de Espetáculo

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Já imaginaste todo o trabalho que está por trás de um espetáculo de música ou teatro? A quantidade de equipamentos que são precisos, entre cabos, colunas, microfones, instrumentos, tripés, mesas…

São muitas horas de trabalho antes do artista entrar em palco! O roadie é a pessoa que garante que os artistas têm todas as condições para fazer o espetáculo.

É um trabalho pesado, que exige muito esforço físico, com pouquíssimas horas de sono e muitas horas de estrada. Embora seja um trabalho cansativo, esta é uma vida emocionante e alucinante.

Estás com vontade de saber mais sobre a vida de um roadie? Então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que ele faz, quais as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Curioso?

Então vem connosco!

O que faz um Roadie?

O roadie é um técnico que acompanha uma banda, ou uma trupe de teatro, em todos os espetáculos. É ele que monta e desmonta todos os equipamentos usados no espetáculo, garantindo que tudo está bem ligado e que o palco está conforme o rider técnico (exigências dos músicos e artistas).

Como os roadies são responsáveis pela montagem do espetáculo, eles têm de chegar muito antes dos artistas e músicos. Dependendo do tamanho do espetáculo, eles podem ter de ir algumas horas antes, ou dias antes.

Estes técnicos trabalham com o Road manager para garantir que tudo está de acordo com as exigências dos artistas, como, por exemplo, os equipamentos que pediram, as posições dos equipamentos, e o desenho do palco.

Durante o espetáculo, o roadie tem de estar sempre atento. Podem sempre acontecer imprevistos, falhas técnicas, equipamentos que deixam de funcionar. Os roadies precisam estar sempre ali para resolver esses problemas.

Além disso, eles ajudam os músicos caso seja preciso trocar uma corda de uma guitarra, ou trocar as baquetas do baterista, por exemplo.

Eles estão sempre em contacto com o técnico de som (de palco e de frente), com o técnico de iluminação e com o técnico de vídeo para resolverem os problemas em questão de poucos minutos.

Afinal de contas, o espetáculo não pode parar!

Como se não bastasse terem de montar o espetáculo e estar sempre a postos para resolver problemas durante o show, os roadies têm de desmontar tudo assim que tudo termina. Então, além de serem os primeiros a chegar ao evento, são também os últimos a sair.

Quais as suas funções

O rodie tem várias funções no seu dia a dia de trabalho. Ele tem de montar e desmontar o espetáculo, e tem de acompanhar todo o espetáculo para garantir que tudo corre como o planeado. Alguns roadies também podem especializar-se num instrumento.

Ora vejamos todas as funções!

  • Descarregar a carrinha / camião com o material para o palco
  • Montar todo o equipamento no palco
  • Assegurar que o Stage Plot (mapas do palco) é seguido
  • Assegurar que o rider técnico (necessidades técnicas) é seguido
  • Ajudar na programação da iluminação usada nos espetáculos
  • Afinar instrumentos (caso necessário)
  • Fazer check sound (passagem de som) caso os músicos não o queiram fazer, ou cheguem mais tarde que o previsto

No caso dos roadies especializados num instrumento, eles dedicam-se a montar e afinar esse instrumento. Por exemplo, se um roadie é especializado em guitarras, ele chama-se Guitar Tech. Já se for especializado em bateria, é chamado de drum tech.

Estes roadies normalmente são músicos também, e podem substituir os músicos caso aconteça algo durante o espetáculo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O trabalho de roadie é, na maior parte das vezes, um trabalho freelancer. A maioria das bandas e artistas contratam por serviço. Por isso, se queres seguir esta profissão, prepara-te para passar recibos verdes.

Além de poderes trabalhar para artistas a solo, bandas, e trupes de teatro, também podes trabalhar na organização de eventos, como DJS, raves, after parties, entre outras.

Todos os eventos que tenham equipamentos de som, iluminação e vídeo precisam de um roadie.

Sendo assim, as oportunidades de trabalho são muitas. Além disso, são poucas as pessoas que aguentam o ritmo de trabalho da estrada. São muitas horas de viagens, poucas horas de sono, muitas horas de lazer que ficam para trás, e muitas vezes a própria vida familiar e conjugal é deixada de lado.

Portanto, não é difícil encontrares trabalho como roadie!

Como entrar na carreira de Roadie?

Não é preciso ter nenhuma formação específica para entrar na carreira de roadie. No entanto, é preciso teres alguns conhecimentos técnicos e musicais se quiseres ter sucesso nesta profissão.

Por exemplo, se quiseres ser um guitar tech, ou seja, um roadie de um guitarrista, tens de saber tocar guitarra, ligar a pedaleira, trocar cordas, afinar e regular a guitarra, assim como tens de saber soldar e tem de ter conhecimentos mínimos de acústica.

É claro que a prática e a experiência profissional vão dar-te uma grande bagagem, mas é importante teres alguns conhecimentos técnicos antes de começares a trabalhar.

A banda tem de ter confiança em ti. Tu és quase como um anjo da guarda que está ali e que vai resolver todos os problemas.

Onde estudar para Roadie?

Portugal:

Em Portugal, esta é ainda uma indústria “amadora” e não encontras um curso que seja dedicado a roadies. Poderás, talvez, optar por um curso online de outro país.

Brasil:

Ser roadie não é fácil. Podes mesmo ter de abdicar de muita coisa na tua vida. Mas a verdade é que quem experimenta, dificilmente volta atrás. Uma vida de luzes, palco, muita estrada! É certo que vai ser muito sangue, suor e lágrimas. Mas também é uma vida que te deixa marcas felizes! Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top