Nutricionista Desportivo

nutricionista desportivo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Matemática Psicologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

O nutricionista desportivo é um profissional formado em nutrição e especializado em desporto, capaz de ajudar os atletas (profissionais ou amadores) a obterem o melhor rendimento possível.

Quando ouvimos a palavra “nutricionista” pensamos automaticamente em dietas rígidas e uma vida sem emoção ou muito restritiva. No entanto, este profissional não pode ser atrelado a estas imagens negativas.

Os nutricionistas desportivos ajudam os atletas de todos os níveis – desde profissionais a amadores – a comer bem para que possam dar o seu melhor. Assim, eles são essenciais para que os atletas consigam alcançar os seus objetivos, tornando-se peças fulcrais para o sucesso.

Se és apaixonado por fitness e por ajudar os outros, então uma carreira como nutricionista desportivo pode ser para ti. Fica connosco e descobre o que faz este profissional, como é o seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras dicas para entrares nesta belíssima carreira.

Vamos?

O que faz um Nutricionista Desportivo?

O nutricionista desportivo é uma peça valiosa do sistema de apoio de qualquer equipa desportiva ou de qualquer atleta individual. É um profissional altamente treinado para ajudar os atletas a compreender as suas próprias necessidades nutricionais para se manterem saudáveis e dar-lhes o melhor desempenho possível.

O seu dia a dia pode ser muito diverso, dependendo de quem é o seu cliente. Por exemplo, pode estar encarregue de criar planos de refeições adaptados especificamente às necessidades e objetivos individuais de um atleta, ou de supervisionar o que é servido num refeitório escolar, se trabalharem com equipas maiores.

Em eventos ou torneios de equipas desportivas, eles cuidam de toda a comida que os atletas e treinadores irão comer, assegurando que todos estão devidamente nutridos para qualquer jogo ou treino.

Como sabemos, a alimentação é uma peça-chave para o sucesso no desporto. Ter a quantidade de calorias necessária para a prática desportiva, mas também uma distribuição correta dos macroalimentos (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) e uma boa ingestão de vitaminas, sais minerais e fibras é indispensável para que o nosso corpo possa ter o máximo rendimento.

Assim sendo, escusado será dizer que o que os nutricionistas desportivos fazem diariamente tem um impacto gigantesco e é importante para o sucesso dos atletas com quem trabalham.

Quais as suas funções

O nutricionista desportivo tem como principal função melhorar a performance dos atletas ou praticantes de desporto através de um aconselhamento nutricional. Sem dúvida, o desempenho do nosso corpo, ganho de massa magra, perda de massa gorda, assim como a boa disposição e recuperação pós-treino, dependem diretamente de uma alimentação focada nesses objetivos.

Além disso, quando temos um esforço físico excessivo, precisamos repor os nutrientes que perdemos. O nutricionista é a pessoa indicada para nos ajudar a montar um plano alimentar que supra esse desgaste nutricional.

Assim sendo, mais do que um profissional da nutrição, o nutricionista desportivo promove a saúde dos atletas, não só através de uma alimentação equilibrada e ajustada às necessidades individuais, mas também através de suplementação, sempre que seja preciso.

Para tal, os nutricionistas desportivos começam por avaliar as necessidades alimentares de cada um dos atletas e montando um plano de refeições tendo em conta os objetivos, mas também as preferências de cada um. Este plano alimentar é sempre adaptado ao estilo de vida dos atletas.

Estes também oferecem um acompanhamento personalizado, indicando opções para combinações de refeições, conselhos de suplementação, avaliação das necessidades de hidratação, assim como dão apoio emocional durante os períodos de maior stress.

Saídas no Mercado de Trabalho

O nutricionista desportivo pode trabalhar em equipas desportivas profissionais e amadoras, em ginásios e academias de ginástica, ou em clínicas especializadas em ciências desportivas. Pode também atuar em hospitais, centros de fisioterapia, universidades ou em consultórios privados.

Se seguires esta profissão, podes atuar também como profissional autónomo, prestando serviços a atletas, pessoas que querem melhorar o seu rendimento no desporto, ou até a equipas.

Como entrar na carreira de Nutricionista Desportivo?

Para seguires a profissão de nutricionista desportivo precisas ter conhecimentos especializados e um alto nível de habilidade. O curso superior de nutrição é indispensável e, adicionalmente, deves fazer uma especialização em nutrição desportiva.

Também podes optar por uma formação universitária em Ciências da Saúde, por exemplo, mas deves sempre procurar uma especialização em nutrição desportiva.

É interessante, também, que durante a tua formação te concentres na promoção da saúde, instrução física básica, construção de força e psicologia desportiva. Criar uma imagem profissional ainda durante o curso pode abrir-te horizontes e vais conseguir construir uma imagem sólida.

Estágios profissionais ou trabalho de voluntariado podem ser oportunidades únicas para ganhares experiência que te vai ser valiosa para o mercado de trabalho.

Onde estudar para Nutricionista Desportivo?

Como dissemos, para seguires a carreira de nutricionista desportivo tens de concluir o curso de nutrição e só depois podes fazer a especialização em nutrição desportiva. Para te ajudarmos nesta primeira fase, deixamos-te aqui alguns cursos para que inicies a tua pesquisa.

Portugal:

Brasil:

Um nutricionista desportivo pode ser uma peça valiosa para qualquer atleta que procure melhorar o seu desempenho através de uma nutrição adequada. Se o teu sonho é seguires esta carreira, então investe bastante na tua educação, pois é fundamental para o sucesso nesta profissão.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *