Fiscal de Transportes Públicos

Fiscal de Transportes Públicos

O fiscal de transportes públicos é quem vê se as pessoas que estão dentro do veículo têm bilhetes / títulos de transporte válidos. Em alguns casos, ele pode emitir bilhetes. Além disso, ele assegura a segurança de todos dentro do veículo.

Outros nomes para esta profissão: Fiscal, Revisor, Fiscal de Exploração de Transportes Públicos, Fiscal do Transporte Coletivo (Brasil)

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Línguas, Materiais e Tecnologias, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

O fiscal é um segurança privado especializado para atuar dentro de transportes públicos, como comboios, autocarros, elétricos e metro. Como ele pode lidar com situações complicadas, então é importante ser alguém calmo, mas firme.

Ele não pode explodir quando uma pessoa o insulta, ou quando alguém se nega a dar o bilhete. Mas ele tem de ser firme o suficiente para que a sua vontade se imponha.

A formação em segurança pode, sim, dar essas aptidões. Ao longo do curso de especialização para fiscal de exploração de transportes públicos vais aprender como agir nessas situações.

Se queres saber mais sobre esta profissão, então continua connosco! Vamos contar-te tudo o que precisas saber!

O que faz um Fiscal de Transportes Públicos?

O fiscal de transportes públicos é o responsável por verificar se todas as pessoas têm títulos de transporte válidos, mas também asseguram a segurança e a tranquilidade de todos os passageiros.

O seu trabalho varia de acordo com o transporte em que atuam. Por exemplo, nos comboios, os fiscais estão lá em toda a viagem. Ele pede o título de transporte a todos os passageiros e vende bilhetes para aqueles que não conseguiram comprar nas estações.

Nos comboios de longo curso, como os Alfa Pendulares, por exemplo, é o fiscal que informa os lugares dos passageiros, e tira dúvidas que possam ter sobre a viagem.

Já nos autocarros, os fiscais entram a meio da viagem e fiscalizam os passageiros que estão lá dentro naquela altura. Normalmente não fica dentro do autocarro até ao fim da viagem. O mesmo acontece no metro e no elétrico.

No caso do autocarro e do elétrico, o motorista pode vender os bilhetes às pessoas que não conseguiram comprar. Por isso, nestes casos, esta não é a função do fiscal de transportes públicos.

Esta é uma profissão de grande responsabilidade, por isso é importante que os fiscais sejam pessoas sérias e que tenham consciência dos seus deveres e obrigações.

Vamos ver agora quais as funções que ele pode ter.

Quais as suas funções

O fiscal de transportes públicos é responsável por verificar se todos os passageiros têm títulos de transporte válidos, como passes mensais, bilhetes, ou outros. Quando alguém não tem bilhete ou um título de transporte válido, o fiscal passa uma multa e, em alguns casos, pode expulsar o passageiro do veículo.

No comboio, ele também pode vender bilhetes aos passageiros que entram em estações cuja venda de títulos não está disponível. Atualmente, são raras as estações que não têm máquinas de venda automática. No entanto, existem ainda alguns apeadeiros sem esses equipamentos. Neste caso, é o fiscal que vende o bilhete dentro do comboio.

Em viagens com lugares marcados, ele ajuda os passageiros a encontrarem os seus lugares e dá assistência nas carruagens cama.

Antes da partida do comboio, o fiscal verifica sempre o equipamento de segurança. Antes de mais nada, ele é pago para que os passageiros circulem com conforto e segurança.

Além disso, é ele que dá a indicação aos condutores sobre as paragens e partidas, dando sinal quando todos os passageiros estão dentro do veículo.

Em camionetas, comboios turísticos, ou outros veículos de passeio, o fiscal recebe os passageiros e dá informações sobre o percurso que vão fazer, e também informa sobre possíveis paragens no trajeto.

Neste tipo de viagens, é normal ter várias passageiros de outros países. Sendo assim, é bom saber, pelo menos, falar inglês.

Quando temos de fazer alguma reclamação durante as viagens, devemos fazê-las ao fiscal. É ele que responde a todos os pedidos e reclamações.

O fiscal de transportes públicos também é responsável por manter a ordem em todos os veículos, tomando as medidas necessárias para assegurar a segurança e o bem-estar de todos em casos de acidente, emergência, assaltos, vandalismo ou violência.

Saídas no Mercado de Trabalho

O fiscal de transportes públicos, conhecido como revisor, ou só fiscal, pode trabalhar em todo o tipo de transportes públicos, como comboios, autocarros, camionetas, metro e elétricos.

Podem ser contratados pelo governo, ou então por empresas privadas (de transportes ou segurança).

As vagas não são muitas, mas também não existe tanta concorrência assim! Por isso, se queres ser fiscal, não vai ser difícil encontrares uma vaga!

Como entrar na carreira de Fiscal de Transportes Públicos

O fiscal é um segurança privado. Por isso, é preciso teres formação para isso. Sendo assim, se queres seguir esta profissão, precisas tirar o curso de fiscal de exploração de transportes públicos. Durante o curso, vais aprender tudo o que precisas saber sobre a fiscalização de títulos de transporte.

Além disso, vais aprender várias técnicas de gestão de conflitos, até porque podem existir vários ao longo das viagens. Também vais aprender a fazer autos de notícia.

Este curso tem de ter Certificação SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e Certificado DIB, de acordo com a Portaria nº 474/2010 (8 de julho) e o Decreto-Lei nº 396/2007 (31 de dezembro).

Para fazeres este curso, precisas de ter o ensino obrigatório completo, dependendo da tua idade (pode ser o 9º ou o 12º ano).

A maioria das empresas exige que tenhas, também:

  • Certificação de Vigilante passado pela PSP
  • Conhecimentos de inglês
  • Boas condições físicas, comprovadas por exame médico
  • Boa comunicação

Onde estudar para Fiscal de Transportes Públicos

Portugal:

Queres ser fiscal de transportes públicos? Estás a pensar mudar de carreira e ficaste interessado por seguir esta profissão? Então trata já da tua formação e mãos à obra!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima