Treinador de animais

Treinador de animais

O treinador de animais é o profissional que ensina bons modos aos animais. Ou seja, ele ajuda cães e gatos, essencialmente, a agirem e comportarem-se em diferentes situações, para que estes controlem o seu comportamento e que modifiquem certos hábitos.

Outros nomes para esta profissão: Treinador de cães

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma profissão recente em Portugal, mas de futuro. As pessoas gostam de ter animais em casa, e querem muito inseri-los no seu dia a dia. Então, passeios, visitas a familiares e amigos, são apenas algumas das atividades que os donos de animais querem fazer com eles.

Da mesma forma, os animais deixaram de fazer parte da decoração do jardim de casa, e passaram a ter um espaço próprio no interior.

No entanto, para que a convivência seja boa, os animais têm de ser educados e treinados para se comportarem corretamente. Se algumas pessoas têm tempo e disposição para isso, a verdade é que a maioria das famílias passa a maior parte do tempo fora de casa.

O problema é que os animais acabam por desenvolver comportamentos problemáticos. E é aí que um treinador de animais pode ser de grande ajuda, porque vai ensinar os peludos a agirem da forma correta em várias situações, desde fazer as necessidades fora de casa, a passear calmamente e até a socializar com outros animais!

Se gostas de animais e se estás à procura de uma profissão de futuro, então continua connosco e descobre o que faz um treinador, e o que precisas fazer para te tornar um!

O que faz um Treinador de Animais?

O treinador de animais treina, essencialmente, cães e gatos, para que estes tenham os comportamentos adequados e sejam obedientes.

Existem vários tipos de treinos, os quais variam de acordo com os objetivos que o dono do pet tem. Pode ser um simples treino básico, ou um treino complexo para cães-guias, polícias, ou até treinos de terapia assistida!

Como vês, este não é um trabalho tão simples assim e exige muitos conhecimentos técnicos que vais ter de aprender!

Resumindo, enquanto treinador de pets, vais ter de treinar e educar os animais, mas também podes ter de reeducar e resolver problemas de comportamento que tenham desenvolvido, como agressividade, por exemplo.

Embora tenhas de adquirir estes conhecimentos mais técnicos, a verdade é que o mais importante de tudo é que gostes de animais. O amor que sentimos pelos nossos amigos de 4 patas é o ponto-chave para o sucesso nesta profissão.

É esse amor que nos vai dar forças para ajudá-los a ultrapassar todos os desafios, e é esse amor que não nos vai fazer desistir de nenhum deles, porque todos os seres são dignos de uma vida feliz ao lado dos seus donos.

Claro que só isso não chega. É preciso seres uma pessoa ágil e com muita paciência, mas também tens de ser responsável, amável e firme. Precisas também ser uma pessoa dinâmica, até porque os animais não param um minuto, e precisamos de energia para lidar com eles.

Quais as suas funções

O treinador de animais trabalha, a maioria das vezes, com cães e gatos, principalmente com cães, pois são os que apresentam maiores problemas.

A principal função é de treinar os animais em diferentes situações e circunstâncias, para que os donos consigam controlar o seu comportamento. Quando o animal apresenta problemas comportamentais, os treinadores tentam modificar esses comportamentos e torná-los obedientes.

Para conseguires ser um bom treinador, precisas ser um bom professor, pois é essa a tua função. Não vais ser professor de crianças, mas vais ser um professor / educador de animais. Então, a pedagogia tem de te estar no sangue.

Além de educares os animais, precisas também trabalhar com os donos. Muitos comportamentos errados dos animais são causados pelos seus donos. Por isso, se queres ter bons resultados, tens de trabalhar com animal e dono em simultâneo. Os dois têm de fazer certas mudanças para que se consiga alcançar o objetivo.

Para saberes qual o melhor treino para o animal, precisas conversar com o dono, perceber aquilo que o incomoda, e também precisas identificar quais os erros que se estão a cometer. Quase como um médico que faz o diagnóstico da doença a partir de sintomas.

Só depois de identificados os problemas, e as possíveis causas, é que vais determinar o treino que vai ser feito.

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor dos animais de estimação e companhia está a crescer de dia para dia. As pessoas dão cada vez mais importância aos seus amigos de quatro patas, e isso implica também uma preocupação maior com o seu bem-estar, qualidade de vida, mas também com uma melhor convivência.

Por isso, a procura pelos serviços do treinador de animais é crescente. A cada dia que passa, mais famílias procuram a ajuda de um treinador para ajudá-las a lidar com maus comportamentos dos seus animais.

Sendo assim, o mercado de trabalho é muito bom, e a tendência é melhorar nos próximos anos.

Podes encontrar trabalho em vários locais, até porque são cada vez mais os estabelecimentos que incluem este serviço nas suas ofertas. Temos, por exemplo:

  • Clínicas veterinárias
  • Escolas de cães
  • Centros de instrução de cães
  • Escolas de cães-guias

Muitos profissionais também optam por seguir uma carreira freelancer. Podes, sim, começar o teu próprio negócio, montando a tua própria escola. Mas também podes oferecer os teus serviços ao domicílio.

Muitas pessoas preferem que o treino seja feito em ambiente familiar, então pode ser uma boa oportunidade para começares a tua carreira sem gastares dinheiro no início.

Como entrar na carreira de Treinador de Animais

O curso de treinamento e adestramento de animais é essencial se quiseres ser treinador de animais. Sem ele, não vais saber as melhores técnicas a usar, e os resultados não vão ser bons.

Sendo assim, deves procurar uma escola boa que te possa formar nesse sentido.

Vejamos agora algumas!

Onde estudar para ser Treinador de Animais

Portugal:

Brasil:

Queres ser treinador de animais? Então trata da tua inscrição numa das escolas com cursos para treinadores de animais e prepara já o teu futuro. Vai ser brilhante!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima