Galerista

Galerista

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho Economia História da Cultura e das Artes Línguas Matemática Oficina de Artes

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O galerista, também chamado de galerista de arte, proprietário ou gerente de galerias de arte, ou Art Gallery Dealer, é o dono de uma, ou várias, galerias de arte e é responsável por comprar e vender obras de arte, escolher coleções para fazer exposições, e trata de toda a gestão da galeria.

Estando à frente de uma galeria de arte, os galeristas têm de ser especialistas da indústria da arte e têm de saber tudo sobre o seu negócio.

Estar a par das tendências, saber se um artista tem, ou não, valor artístico e de mercado, perceber quais obras valem a pena comprar e/ou vender, são apenas algumas das características importantes para quem quer seguir esta carreira.

Se adoras obras de arte e se queres investir num negócio teu, então estás no sítio certo! Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão/carreira de galerista.

Vens connosco?

O que faz um Galerista?

O galerista faz a gestão de uma, ou várias, galerias de arte. Ele é o proprietário e gerente das galerias e, por isso, é ele que toma as decisões mais importantes. Além de comprar e vender obras de arte, ele também escolhe quais as exposições que terá nas suas galerias.

Sendo assim, o art gallery dealer tem uma relação próxima com colecionadores, curadores de museus, artistas, críticos de arte, assim como casas de leilões de arte.

O contacto com estes profissionais da arte é essencial para se conseguir estar a par das grandes tendências, mas também para encontrar artistas novos com potencial, assim como para realizar boas compras e vendas de obras.

Estar a par das mudanças e do progresso na indústria da arte é crucial. Como gerente de uma galeria, é fulcral estares a par do que vai acontecendo e surgindo no mercado da arte.

Existem correntes artísticas que hoje estão em alta, mas podem não estar no próximo ano. Por isso, estarmos sempre atualizados é fundamental para “acertarmos” nos nossos negócios e até para contribuirmos para influenciar o mercado.

Quais as suas funções

O galerista, ou proprietário de galerias de arte, é responsável por fazer a gestão de galeria(s) de arte. Sendo o dono da galeria, as suas responsabilidades são muitas. É certo que tem outras pessoas com quem “partilhar” as tarefas, mas a palavra final é sempre do gerente da galeria.

Assim, se quiseres seguir esta carreira, e se quiseres apostar neste negócio, tens de estar sempre a par de tudo o que envolve a indústria da arte.

De entre as várias tarefas que envolvem o dia a dia de trabalho, podemos destacar, por exemplo:

  • Comprar e vender obras de arte
  • Escolher, ou participar na escolha, dos artistas a expor na galeria
  • Falar com curadores de museus, colecionadores, críticos de arte e artistas
  • Estabelecer contactos com empresas e agentes de arte

Além destas funções, o Art Gallery Dealer também passa muito tempo em viagens para ver e participar de exposições, leilões, e para conhecer e contactar com outras galerias e colecionadores de arte.

Embora o conhecimento profundo da indústria da arte como um todo, muitos galeristas acabam por se especializar na arte de um dado estilo, período ou região. A indústria da arte é muito complexa e, por essa mesma razão, é normal que os galeristas de arte tenham de “afunilar” o seu estudo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O galerista é um profissional autónomo. É um empresário que investe em galerias de arte. Por isso, se quiseres seguir esta carreira, não vais trabalhar para outras entidades ou pessoas. Serás o teu próprio patrão, o que traz vantagens e desvantagens.

Embora os rendimentos sejam mais altos, terás mais gastos também, como o aluguer do espaço, ordenados de funcionários, aquisição de obras de arte, entre outas despesas.

É importante termos consciência disto quando resolvemos abrir um negócio, seja ele qual for. Se, em alguns momentos, o negócio pode estar a ser bastante lucrativo, noutras alturas pode estar a dar prejuízo.

Sendo assim, é preciso ter também conhecimentos de contabilidade e gestão, de forma a conseguir gerir bem o lucro e ultrapassar os momentos mais difíceis com tranquilidade.

Como entrar na carreira de Galerista?

Se queres seguir a carreira de galerista e ter sucesso nesse empreendimento, então deverás ter conhecimento profundos em arte ou história da arte. A maior parte dos galeristas de artes, antes de abrirem a sua própria galeria, trabalham como críticos de arte ou curadores de museus, por exemplo.

A experiência é, sem dúvida, um diferencial para os proprietários de galerias de arte. Por isso, se queres fazer sucesso como gerente de galeria de arte, é importante que antes trabalhes na indústria da arte.

Ter contacto no mundo das artes visuais é essencial para conseguires singrar neste negócio. Ao atuares na indústria da arte, vais adquirindo esses contactos, os quais são cruciais para o sucesso de uma galeria de arte.

Assim, se a tua ideia é seguir esta carreira, primeiro tens de fazer uma formação em arte e depois ganhar experiência na área. Só quando te sentires bem seguro, conheceres bem o mercado, é que deves arriscar-te a abrir a tua própria galeria de arte.

Onde estudar para Galerista?

Como dissemos, para te tornares galerista de arte e conseguires bons resultados deves ter uma formação em história da arte, artes visuais, ou cursos similares.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que podem ser interessantes para ti.

Portugal:

Brasil:

Queres ser galerista de arte? Se o teu sonho é ser dono da tua própria galeria de arte, então investe na tua formação, procura adquirir experiência e conhecimentos profundos na indústria da arte. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top