Estofador de automóveis / Capoteiro

Estofador de automóveis

O estofador de automóveis ou capoteiro, como é também conhecido no Brasil, trata da confeção e da remodelação ou renovação de estofos de viaturas, incluindo bancos, tetos e volantes. É uma profissão que exige grande paciência e gosto pelo perfeccionismo.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, Matemática, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

O estofador de automóveis é conhecido como capoteiro ou capoteira no Brasil. Inicialmente, o capoteiro tratava apenas da capota dos carros. Mas acabou por abarcar funções ligadas aos estofos dos automóveis.

Apesar de a profissão de capoteiro ser associada a tempos antigos, ela está bem atual para quem trabalha na indústria automóvel.

Estes profissionais precisam de ter grande mestria no trabalho diário. Pelo que são um pouco mais bem pagos do que um estofador de móveis, por exemplo.

Todavia, nem qualquer pessoa pode desempenhar a profissão. Isto porque requer grande habilidade manual e muita atenção ao detalhe. Perante isto, a paciência e o gosto pela perfeição são outros critérios fundamentais.

Venha daí descobrir um pouco mais sobre o que faz um estofador de automóveis. O vídeo que se segue mostra o antes e depois do restauro de um carro…

O que faz um estofador de automóveis

O estofador de automóveis pode trabalhar na indústria automóvel, no fabrico dos bancos de carros e de outros estofos dos veículos.

Além disso, pode recuperar estes materiais em oficinas próprias ou a trabalhar para outros, por exemplo em stands de marcas de carros.

O restauro de carros antigos pode garantir ganhos interessantes, embora também seja muito exigente. Restaurar um carro antigo é bem diferente de renovar uma viatura moderna, pois implica um trabalho de pesquisa para respeitar os materiais e técnicas originais.

Os clientes que procuram restaurar carros também são mais difíceis de agradar. Por isso, o trabalho tem de ser o mais perfeito possível.

A qualidade é um ponto chave no trabalho de um capoteiro. Já que, muitas vezes, precisam de desfazer tudo só devido a um detalhe que não encaixa na perfeição.

Assim, é necessária muita paciência e muita atenção para desempenhar um trabalho minucioso. Por outro lado, é preciso ter talento natural e muita delicadeza manual.

Quais as suas funções

Um estofador de automóveis pode desempenhar várias funções no fabrico de carros novos ou na remodelação de carros usados.

Vamos detalhar, já de seguida, alguns exemplos das funções mais fundamentais no dia-a-dia destes profissionais:

  • Execução de estofos em pele e em tecido
  • Reparação e instalação de estofos de couro e outros tecidos
  • Corte de materiais
  • Realização de moldes
  • Montagem de estruturas
  • Reforma de capotas
  • Revestimento de elementos em automóveis (volantes, manetes, foles…)
  • Montagem e desmontagem da tapeçaria de viaturas
  • Personalização e customização de automóveis.

No seguimento destes exemplos de funções, veja já de seguida como revestir um volante em couro…

Como é notório, trata-se de um trabalho muito detalhista e demorado. Apesar de já haver maquinaria e vários processos modernizados para apoiar as tarefas de um estofador de automóveis, muito do trabalho continua a ser que ser feito manualmente.

Na continuação da leitura, espreite o vídeo seguinte sobre a personalização de um carro, incluindo a alteração dos estofos para pele e respetiva impermeabilização, bem como o revestimento de manete, foles de mudanças, de travão e volante…

Saídas no Mercado de Trabalho

Não há abundância de empregos nesta área. Mas vão sempre aparecendo oportunidades na indústria automóvel, no fabrico de carros novos.

Oficinas de reparação, stands de marcas e até o Exército são outros exemplos de áreas de emprego.

Há quem decida abrir um negócio próprio para ganhar mais. Pode ser uma boa ideia, sobretudo se tiver também boas noções como mecânico. Assim, consegue atrair mais clientes e tirar melhor partido do investimento.

O restauro de carros antigos é uma área fechada a um grupo pequeno de clientes, mas que pode ser bastante rentável.

Quando procurar emprego, deve estar preparado para que as empresas lhe exijam experiência mínima de 1 a 2 anos.

Confirme, já de seguida, quais são os principais requisitos pedidos por quem quer contratar profissionais nesta área.

O que se espera de um estofador de automóveis

  • Deve ter conhecimentos de mecânica
  • Tem de saber montar e desmontar o interior de viaturas (tetos, assentos, volantes, quartelas…)
  • Escolaridade mínima obrigatória
  • Experiência mínima de 1 ano
  • Boas capacidades de comunicação
  • Dinâmica e proatividade
  • Organização e responsabilidade
  • Orientação para satisfação dos clientes.

Como entrar na carreira de estofador de automóveis

A entrada na profissão através de oficinas dá-se, muitas vezes, por via do papel de aprendiz. Dessa forma, pode-se ganhar experiência, além de apreender as técnicas da profissão e de desenvolver a habilidade para a tarefa.

As empresas não costumam pedir cursos específicos para contratar. Contudo, é sempre uma mais-valia ter uma formação adequada, pois um curso reconhecido pode ser uma porta aberta para o mercado de trabalho.

Há ainda os curiosos que começam a fazer trabalhos no próprio carro ou em carros de amigos. É uma forma de praticar e, sobretudo, de perceber se têm gosto e jeito para a profissão.

Para lá de tudo isto, deve perceber se tem o talento natural necessário para ser estofador de automóveis, pois sem isso, mais vale nem continuar.

Onde estudar para estofador de automóveis

Existem poucos cursos profissionais ou formações para estofadores de automóveis. Portanto, muitas vezes, a formação dos profissionais é feita em contexto de trabalho.

Mas há algumas entidades do ramo automóvel que promovem formações de forma regular a pensar nas necessidades do setor. Assim, basta estar atento a essas possibilidades.

Também há cursos online que podem ser um primeiro passo para conhecer as bases da profissão. Contudo, o ideal é fazer uma formação presencial dada a perícia manual que a profissão exige.

Confirme já de seguida algumas opções que pode seguir para encontrar os melhores cursos de estofador de automóveis…

Portugal:

  • CEPRA – Centro de Formação Profissional de Reparação Automóvel
  • ATEC – Academia de Formação

Brasil:

Para ser estofador de automóveis é preciso, acima de tudo, ter gosto por carros, bem como conhecimentos do assunto. Além da mecânica, deve também ter olho para a parte estética, tal como especial habilidade manual. Sendo este o seu caso, só tem que seguir o sonho e começar já a preparar o futuro!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima