Montador de Alvenarias e de Pré-Estofados

montador de alvenarias e de pré-estofados

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

A profissão de montador de alvenarias e de pré-estofados, embora não seja muito conhecida, é essencial em obras. Este profissional, como o próprio nome indica, trabalha com alvenarias e pré-estofados, podendo especializar-se em alvenarias, pré-estofados, ou trabalhar com ambos os elementos.

Este é um ofício que envolve muito esforço físico. Por isso, se és uma pessoa que gosta de trabalhos mais físicos, esta pode ser uma boa opção. Além disso, é importante que sejas uma pessoa responsável e que tenhas gosto em trabalhar em equipa.

Neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz este profissional, quais são as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho , assim como o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Montador de Alvenarias e de Pré-estofados?

O montador de alvenarias e de pré-estofados é um profissional especialista em alvenarias e pré-estofados, podendo referir-se a especialidades como o enformador de pré-fabricados em alvenaria, montador de pré-estofados de betão e montador de alvenarias pré-fabricadas.

Podemos referir, aqui, que o montador de alvenarias e de pré-estofados monta e afina os moldes com o uso de barras de travamentos, cursores e cavilhas. Ele também regulariza e vaza camadas de revestimentos e argamassa, assenta blocos, implanta incorporados e dispõe armaduras, sempre de acordo com as medidas pedidas.

Além disso, este profissional é responsável por espalhar betão nas armaduras, por exemplo, assim como é ele que assenta outros elementos sobre a moldura de ligação, seguindo sempre as plaquetas de nível ou os traçados, sendo que estes são postos antes do montador de alvenarias e de pré-estofados assentar os elementos.

É importante que os montadores de alvenarias e de pré-estofados sigam sempre as normas e regras da segurança, saúde e higiene do trabalho.

Assim como qualquer outro trabalho na construção civil, os riscos existem. Por isso, é essencial que todos os trabalhadores cumpram com as normas de segurança.

Para perceberes melhor o dia a dia deste profissional, vamos ver com maior detalhe as funções e tarefas que tem no seu quotidiano.

Ainda estás na dúvida sobre a profissão que deves seguir? Então não deixes de experimentar os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

O montador de alvenarias e de pré-estofados tem muitas funções e tarefas ao longo do seu dia de trabalho. Estas funções incluem:

  • Amarrar elementos verticais
  • Fixar esteios
  • Apertar parafusos
  • Apertar cursores
  • Montar e afinar moldes
  • Regularizar e vazar camadas de revestimentos e argamassa
  • Assentar blocos
  • Espalhar betão nas armaduras
  • Assentar elementos sobre a armadura
  • Verificar a verticalidade e o nivelamento dos painéis (para isso usamos um nível de bolha-de-ar ou então um fio-de-prumo)
  • Cortar extremidades de cabos
  • Rematar juntas com argamassa
  • Armar e montar vigas
  • Armar e montar asnas
  • Injetar aguada de cimento nas bainhas com bombas compressoras
  • Orientar o nivelamento por unidades e troços
  • Orientar o escoramento por troços ou unidades únicas (geralmente faz-se na montagem de vigas e asnas pré-fabricadas
  • Amarrar armaduras dos diferentes troços
  • Soldar armaduras dos troços

Saídas no Mercado de Trabalho

O montador de alvenarias e de pré-estofados trabalha, maioritariamente, na construção civil. Como existem poucas pessoas a procurar trabalho na área, o desemprego é algo que não “assusta” as pessoas que trabalham com alvenarias e pré-estofados.

Além disso, a área da construção civil encontra-se numa boa fase, tanto em Portugal, como no Brasil, o que faz com que surjam boas oportunidades de emprego.

O trabalho para o estrageiro é ainda uma possibilidade. Muitas pessoas encontram excelentes ofertas de emprego noutros países, principalmente na Europa.

Conhece também a profissão de Cimenteiro

Como entrar na carreira de Montador de Alvenarias e de Pré-estofados?

Se queres seguir a profissão de montador de alvenarias e de pré-estofados, deves começar a trabalhar na área como aprendiz. Este é um ofício para o qual não existe muita formação e, portanto, a melhor forma de aprenderes esta arte é trabalhando ao lado de pessoas com experiência.

É importante que tenhas noção das hierarquias. Não podes querer entrar logo como um especialista na área, principalmente se não tens muita experiência. Este é um posto que vais conquistar ao longo do tempo, aprendendo com os mais velhos e provando as tuas capacidades ao longo do dia.

Sendo assim, o primeiro passo é conseguires um trabalho como aprendiz ou ajudante na área. Desta forma vais aprender as bases do trabalho e, com o tempo, vais conseguir a tão desejada vaga de trabalho.

Onde estudar para Montador de Alvenarias e de Pré-estofados?

Como dissemos, não existe um curso profissional para quem quer seguir esta carreira. Por isso, se queres aprender este ofício, a melhor forma é procurares uma oportunidade para trabalhares de perto com profissionais experientes na área. Sem dúvida, esta é a melhor forma de aprenderes esta arte e não te vais arrepender de estar lado a lado com pessoas experientes. Acredita que vais aprender muito mais do que se tivesses num curso!

Embora tenhas de esperar para conseguires uma oportunidade como montador de alvenarias e de pré-estofados, esta é uma profissão com muita saída e é uma escolha acertada. Por isso, se esse é o teu sonho e o teu desejo, não desistas! Procura a tua oportunidade e dá tudo de ti. Vai valer a pena! Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top