Operador de Câmara de Animação (Cinegrafista)

operador de câmara de animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O operador de câmara de animação, também chamado de cinegrafista, é o profissional que filma os desenhos de um projeto de animação, usando um equipamento especial. É ele que garante a qualidade fotográfica destes projetos.

Um projeto de animação, seja ele um filme, uma curta-metragem ou um videojogo, envolve uma série de tarefas que vão além dos desenhos. Sem dúvida, a equipa de animação é gigantesca e envolve dezenas de profissionais.

Um deles é o operador de câmara. Se gostas da área das artes e tens particular interesse pela imagem, então esta pode ser a profissão certa para ti.

Para saberes se esta é uma carreira que te agrada, então continua connosco, pois vamos mostrar-te tudo o que precisas saber.

O que faz um Operador de Câmara de Animação?

O operador de câmara de animação filma os desenhos e garante a qualidade fotográfica de um projeto de animação. Para isso, ele utiliza um equipamento especial, o qual é usado em animação para conseguirmos bons resultados.

Como este é um trabalho muito complexo, o operador conta com a ajuda do assistente de operador de câmara. Além da filmagem dos desenhos, ele também tem de operar a mesa de animação, trocar as folhas de acetato e fotografar os desenhos.

Quando os desenhos estão recortados, é possível que este profissional tenha de fazer as animações manualmente.

Além de todas estas tarefas, ele também trabalha em computador, usando captadores de imagem, como scanners e programas de retificação de fotogramas, assim como softwares de animação.

Queres descobrir outras profissões que vão ao encontro dos teus gostos? Então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O operador de câmara de animação tem como principal função filmar os desenhos de um projeto de animação. É fundamental que este trabalhador tenha conhecimentos do processo de produção a partir de fotogramas (desenvolvidos por fotografia de imagens desenhadas, modelos 3D ou por computação gráfica).

Embora a maior parte das pessoas não imagine a complexidade destes projetos, a verdade é que não é assim tão simples fazer um filme de animação. Sem dúvida, este é um processo muito complexo e intenso.

A boa notícia é que hoje, com a animação digital, o processo de produção tornou-se um pouco mais simples e mais rápido.

Atualmente, o operador de câmara trabalha mais em stop motion e claymotion. O stop motion é uma técnica que consiste na manipulação de objetos ligeiramente, enquanto estes são fotografados. A técnica de claymotion é parecida, mas usam-se aqui personagens maleáveis.

Queres descobrir outras carreiras que se encaixem à tua personalidade? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

Apesar de muito se falar da precariedade do mercado de trabalho em Portugal, assim como no Brasil, temos uma excelente notícia para te dar. O mercado em animação está em alta, e a tendência é que continue assim nos próximos tempos.

Os avanços tecnológicos vieram dar um impulso a este setor, principalmente pela maior presença da tecnologia na vida quotidiana das pessoas. Hoje, com a internet nas palmas da mão, vídeos, GIFs, jogos online, entre outros, tomam uma importância gigantesca.

Ora, os profissionais de animação encontram aqui um mercado ótimo para explorar. Como operador de câmara de animação, encontras trabalho, então, em diferentes setores do mercado, como, por exemplo:

  • Cinema
  • Televisão
  • Estúdios de animação
  • Estúdios de jogos
  • Produtores de internet
  • Agências de publicidade e marketing

Como vês, as oportunidades de trabalho são variadas, o que faz com que tenhas “muito por onde escolher”.

Como entrar na carreira de Operador de Câmara de Animação?

Se queres seguir a profissão de operador de câmara de animação, então tens de procurar uma formação nessa área. Embora possas fazer apenas o curso de operador de câmara comum, o melhor é teres também uma formação em animação 2D e 3D.

Da mesma forma que é importante teres conhecimentos em operação de câmara, também é essencial saberes como é o processo de produção em animação.

Uma vantagem destes cursos é que vais conhecer muitas pessoas que já estão a trabalhar na área, ou conhecem outras que estão no ativo no mercado da animação. Como sabes, quanto mais conhecimentos (contactos) tiveres, mais oportunidades tens no mundo do trabalho.

Muitas vezes, as vagas de trabalho são preenchidas por meio de uma indicação. É normal que isso aconteça, pois confiamos quando alguém conhecido nos diz que determinada pessoa é boa naquilo que faz.

Por isso, frequentar estes cursos pode, sim, fazer toda a diferença na hora de conseguires um primeiro trabalho.

Onde estudar para Operador de Câmara de Animação?

Como vimos, para seres operador de câmara, é importante teres um curso de operador de câmara e/ou um curso na área da animação 2D e 3D. Para te ajudarmos a conhecer um pouco estes cursos, reunimos aqui algumas opções que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é trabalhar no mundo da animação e gostavas de ser operador de câmara de animação, então não deixes de perseguir os teus sonhos. Acredita em ti, em todas as tuas habilidades e nunca duvides de que és capaz. Trabalha muito, dedica-te, pois vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top