Técnico de Laboratório Cinematográfico

técnico de laboratório cinematográfico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de laboratório cinematográfico, também chamado de laboratorista no Brasil, é um profissional da área do cinema que é responsável por processar todas as imagens no laboratório.

Para quem gosta de química e de cinema, esta pode ser uma excelente escolha profissional. Sem dúvida, não há nada melhor que trabalharmos com o que gostamos e a verdade é que não precisamos abdicar de uma paixão.

Esta profissão consegue unir a paixão por química e cinema, além de ser uma carreira que te faz sentir muito realizado. Afinal, é desse trabalho que as gravações feitas são processadas e transformadas para que o público tenha acesso a elas.

Se estás interessado em saber mais, então estás no sítio certo. Aqui, vais descobrir o que faz este profissional, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Laboratório Cinematográfico?

O técnico de laboratório cinematográfico é a pessoa que processa as imagens no laboratório. Ele trabalha tanto com negativo, como com positivos cinematográficos e, portanto, tem de ter conhecimentos de química de laboratório.

É importante que conheça todos os processos que envolvem o filme no laboratório, até porque ele é o maior responsável pelo processamento das imagens.

Como falamos de materiais muito sensíveis, é indispensável que trabalhe com todo o cuidado, garantindo que todo o conteúdo mantém a sua integridade e qualidade.

Ainda tens dúvidas se esta é a melhor profissão para ti? Então não deixes de fazer os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

A principal função do técnico de laboratório cinematográfico é processar as imagens captadas durante as gravações em laboratório. Este é um trabalho delicado, pois os materiais são muito sensíveis, e exige que o técnico tenha conhecimentos profundos de química de laboratório, assim como tem de conhecer bem o funcionamento de todos os equipamentos.

Quando existem outros profissionais no laboratório, é o técnico que fica responsável por coordenar todos os trabalhos e supervisionar tudo o que é feito.

Sendo assim, além dos conhecimentos técnicos de laboratório, também tem de ter uma boa capacidade de liderança. Saber comunicar é indispensável para que todos os trabalhadores do laboratório estejam em sintonia.

Se ainda não sabes se esta é a profissão ideal, experimenta o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de laboratório cinematográfico trabalha no setor industrial do cinema. Em Portugal, assim como no Brasil, não existem muitas oportunidades de trabalho nesta área, até porque há pouco investimento em cinema nacional.

Embora esta não seja uma profissão muito procurada, ainda assim, as ofertas de trabalho são concorridas, exatamente porque não se encontra trabalho com regularidade.

Este é um cenário que deves ter em mente se quiseres seguir esta carreira. Tens de pensar que não será um caminho nada fácil, mas se esse é o teu sonho, deves lutar por ele.

Por muitos obstáculos que se coloquem à tua frente, deves fazer de tudo para ultrapassá-los. Afinal, sermos felizes e realizados na profissão que escolhemos é essencial para te tornares uma pessoa completa.

Conhece também a profissão de Assistente de Trucador

Como entrar na carreira de Técnico de Laboratório Cinematográfico?

Para seguires a profissão de técnico de laboratório cinematográfico, tens de ter conhecimentos em química de laboratório, assim como tens de saber como funcionam todos os equipamentos de revelação cinematográfica, lavagem e copiagem dos filmes.

Em Portugal, deves procurar uma formação na área de cinema que aborde o laboratório. No Brasil, uma das melhores formações é a do SENAI.

Além do curso, também podes procurar um estágio num laboratório. Esta é uma hipótese de adquirires conhecimentos ao mesmo tempo que vais ganhando prática com o dia a dia de trabalho.

No entanto, devemos dizer que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Hoje, dá-se muito valor a profissionais qualificados e, por isso, se conseguires ter uma boa formação, quando esta é aliada à experiência, consegues melhores trabalhos, e trabalhos mais bem pagos.

Onde estudar para Técnico de Laboratório Cinematográfico?

Como dissemos, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, por isso, seria bom se fizesses uma formação em cinema que te preparasse para trabalhar em laboratórios cinematográficos.

Aqui deixamos-te algumas opções interessantes. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de técnico de laboratório cinematográfico, não deixes de procurar um bom curso. Esforça-te bastante, pois vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top