Geólogo

Geólogo

O geólogo é o profissional que se dedica ao estudo da estrutura da crosta terrestre, assim como a sua constituição e história. Ele investiga a origem e a formação da Terra, assim como investiga a sua composição, tendo conhecimentos sólidos nesse sentido. Além disso, ele tem conhecimento dos impactos das ações humanas no meio ambiente, e tenta, no seu trabalho, diminuir esses impactos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

A ciência que estuda a crosta terrestre, assim como todas as mudanças que ocorrem nela ao longo do tempo, é a Geologia. Além disso, esta ciência ocupa-se da pesquisa de períodos antigos, com o intuito de entender como viviam as antigas civilizações.

Se está a pensar seguir a carreira de Geólogo, então leia este artigo e descubra como é o dia a dia destes profissionais, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho, e como pode entrar nesta carreira instigante!

O que faz um Geólogo?

Os geólogos são os responsáveis por realizar todos os levantamentos geológicos e geofísicos. Depois eles analisam as amostras, assim como interpretam os dados recolhidos. 

Atualmente, com a crescente preocupação com o meio ambiente, o geólogo deve ocupar-se, igualmente, de acompanhar estudos ambientais, com o objetivo de minimizar o impacto da ação do Homem no meio ambiente. Por isso, ele elabora mapas e fiscaliza os serviços para a exploração das minas. 

Para que o seu trabalho seja bem desenvolvido, é importante estar sempre em constante aprendizagem, até porque estes profissionais precisam conhecer as estruturas da crosta terrestre na sua totalidade. 

Sem dúvida, a Terra, ou crosta terrestre, tem muito para nos contar. Nela estão escritos milhões de anos de História que ainda temos para descobrir e compreender. Por isso, o trabalho dos geólogos é fundamental! 

Uma das vantagens deste trabalho é que não fica fechado num escritório ou num laboratório o tempo todo. A maioria do trabalho desenvolvido pelos geólogos é ao ar livre, em contacto com a natureza. Sem dúvida, esse é um dos fatores que mais fascina aqueles que pretendem seguir esta profissão!

Quais as suas funções

O geólogo pode exercer diferentes funções, dependendo da área em que atua. Tendo em conta que o campo de atuação da geologia é muito grande, estes profissionais desempenham diferentes papeis, com diferentes funções e tarefas. 

A sua função principal é, sem dúvida, o estudo da crosta terrestre, independentemente da sua área de atuação. No entanto, ele poderá desempenhar outras funções específicas. 

  • Estudar métodos para extração de minerais
  • Avaliar o meio ambiente para prever terramotos, erosões, inundações e, se possível, preveni-los
  • Fazer prospecções de petróleo e gás natural
  • Analisar fósseis e minerais
  • Estudar topografia de terrenos para encontrar vestígios de outras civilizações
  • Localizar jazidas de minério
  • Acompanhar a exploração de jazidas de minério
  • Analisar rochas e solo para viabilizar projetos de construção, como barragens, pontes, hidroelétricas, linhas de metro, túneis, entre outras
  • Fazer estudos de impacto ambiental de projetos de construção

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os geólogos é bastante vastos, embora a maioria dos profissionais seja escoado para a indústria do petróleo. Sem dúvida, nesta área específica, as oportunidades são quase infinitas, e oferecem uma excelente remuneração!

No entanto, existe um sem fim de ocupações para o futuro geólogo. 

Órgãos governamentais, Instituições sem fins lucrativos e empresas privadas procuram os profissionais formados em Geologia para trabalharem na exploração do solo, assim como na análise do solo. Atualmente, são também procurados para avaliar o impacto ambiental dos projetos a serem realizados. 

Nos últimos tempos, a Hidrogeologia (captação de água em aquíferos) tem contratado muitos geólogos. Sem dúvida, este é um campo profissional que tem vindo a ganhar muita importância, e é expectável que as oportunidades nessa área se venham a multiplicar nos próximos tempos.

Aqui, o geólogo é responsável por fazer a consultoria em projetos que estejam relacionados com o meio ambiente e são eles que desenvolvem planos para o tratamento de efluentes e para a administração de resíduos.

A indústria de mineração continua a ser uma das áreas que mais necessita de geólogos nas suas equipas. São os geólogos que localizam os minerais, e são eles que conseguem determinar os melhores locais a explorar. 

São eles também que avaliam possíveis riscos de desabamento e deslizamentos de terras, além de garantirem que o trabalho desenvolvido está adequado às normas ambientais. 

Sem dúvida, a indústria da mineração depende, em grande parte, do trabalho do geólogo. É por essa razão que sempre existem vagas de emprego para esta área de atuação. 

Como entrar na carreira de Geólogo

Para entrar na carreira de geólogo, é necessária a conclusão do curso de Geologia. 

Em Portugal, o Departamento de Geologia oferece formação em três níveis: Licenciatura (3 anos), Mestrado (2 anos) e Doutoramento. 

No Brasil, o curso de Geologia é oferecido na modalidade de Bacharelado. Em algumas faculdades, o nome do Curso é Engenharia Geológica. O curso tem duração de  anos.

Os primeiros 3 anos, o curso tem uma vertente muito teórica, de Geografia, Química, Física, Matemática e Biologia. Depois do terceiro ano, o curso passa a ser mais específico, com disciplinas como Paleontologia, Geologia, Vulcanologia, Petrologia, Geoquímica, entre outras.

Poderá ainda fazer uma especialização na área. De entre as principais especializações, destacam-se:

  • Geologia Ambiental – Estuda o meio ambiente, avalia riscos geológicos, atua na recuperação dos solos contaminados por químicos. 
  • Hidrogeologia – Tem como foco a descoberta de depósitos de águas subterrâneas e faz o plano para a sua exploração. 
  • Paleontologia – Localiza locais arqueológicos com fósseis.

Onde estudar Geologia

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a sua carreira de Geólogo, invista na sua formação, no seu curso, tire uma especialização e, com certeza, terá um futuro brilhante pela frente!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima