Acordeonista

acordeonista

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Matemática Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O acordeonista é um músico profissional que toca acordeão. Este é um instrumento muito usado em diferentes estilos e géneros musicais, e como não é um dos instrumentos musicais mais procurados pelos jovens, oferece excelentes oportunidades de carreira.

O acordeão está muito presente na cultura musical de Portugal, assim como do Brasil. Embora tenha sido conotado como um instrumento popular (e por isso olhado de lado por muitos jovens), a verdade é que é versátil e usado em diferentes estilos e géneros musicais (até mesmo na música erudita).

Para quem sonha em seguir uma carreira na área da música, e para os amantes de instrumentos de teclas, esta pode ser uma profissão fantástica.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de acordeonista. Vais descobrir, por exemplo, como é a rotina deste músico, quais são as saídas no mercado de trabalho e o que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Estás interessado em saber mais? Então segue connosco!

Acordeão

O acordeão (também chamado de acordeon, sanfona ou gaita no Brasil) é um instrumento muito popular em Portugal e no Brasil, estando presente em muitos estilos musicais. Este instrumento de teclas aerofone surgiu na Alemanha e “invadiu” o mundo. É composto por um fole, duas caixas harmónicas e palhetas livres.

Crê-se que a origem do acordeão está no cheng, um instrumento inventado na China em 2700 a.C., o qual ainda hoje é tocado. O cheng foi o primeiro instrumento a ser contruído com palhetas, daí ser apontado como o precursor do acordeão.

O acordeão cromático pode ser constituído por teclas (tal como um piano ou órgão) ou botões. Quando tem teclas, as notas mais graves estão na parte de cima e as notas mais agudas na parte de baixo. No caso do acordeão com botões na parte direita do instrumento, estes seguem a ordem das escalas cromáticas.

No lado esquerdo do acordeão temos os baixos. Estes são botões que são apertados com a mão esquerda e têm a função de baixo ou baixo-livre. Regra geral, a configuração dos baixos segue o sistema Stradella (as duas primeiras filas são notas e as restantes quatro filas são, por ordem ascendente, acordes maiores, menores, sétima dominante e sétima diminuto).

O instrumento tem também registos, ou seja, tem teclas próprias que modificam o som do acordeão e alternam as oitavas. Estes encontram-se acima do teclado, junto ao fole, ou então na parte de trás do acordeão.

Acordeão em Portugal e no Brasil

O acordeão é considerado um instrumento tradicional em Portugal, estando presente em diferentes estilos e géneros musicais, desde a música tradicional, aos ranchos folclóricos ou à música erudita.

Facilmente encontramos músicas portuguesas com a presença do acordeão, o qual caiu em desuso durante algum tempo, mas que tem conquistado os corações lusitanos.

No Brasil, o acordeão também tem uma presença forte e desempenha um papel central na música regional do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Nordeste (onde o acordeão é conhecido como sanfona) e no centro-oeste brasileiro, o acordeão tem também destaque no forró, por exemplo.

O que faz um Acordeonista?

O acordeonista apresenta-se ao vivo, fazendo espetáculos a solo, em grupos ou bandas, ou em orquestras. Por ser um instrumento muito versátil, e por ter uma sonoridade muito apreciada em todo o mundo, conseguimos fazer uso deste instrumento em diferentes projetos musicais.

Enquanto músico, este profissional tem de dedicar uma boa parte do seu dia ao estudo musical e ao treino e prática de reportório (sozinho e com os restantes músicos do projeto).

É importante referir que a exigência no caso da música erudita é muito maior, exigindo-se também a leitura das partituras. Neste caso, principalmente em orquestras, é preciso também seguir as orientações do maestro (regente). No caso da música popular e tradicional, a presença da figura do maestro é rara.

Quais as suas funções

O acordeonista, sendo músico que faz parte de um projeto musical, tem como principal função fazer espetáculos ao vivo, seguindo o reportório definido durante os ensaios. Como dissemos, em orquestras tem de seguir sempre as orientações dadas pelo maestro e tem de ler as partituras (também estas estudadas e ensaiadas).

No caso de se apresentar como um artista a solo, tem de trabalhar também no reportório. É ele que define quais são as músicas que irá apresentar (originais ou covers) e quais os arranjos para cada uma delas.

Neste último caso, o músico tem de ter sensibilidade para perceber quais as músicas que se adequam ao espaço no qual se vai apresentar e ao público que terá à sua frente (principalmente no caso de tocar covers).

Os músicos podem, ainda, trabalhar como professores de música. Sem dúvida, esta é uma alternativa que muitos acabam por seguir, não só porque é uma forma de garantirem um rendimento todos os meses, como oferece a possibilidade de ensinar outras pessoas a arte de tocar acordeão.

Se quiseres seguir este caminho, a tua função será ensinar os alunos (crianças, jovens e adultos) a tocar acordeão, seguindo uma partitura, ou não. Portanto, o ensino de teoria musical é também muito importante.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como acordeonista, podes fazer parte de orquestras, projetos musicais de vários estilos e géneros musicais, ou poderás seguir uma carreira a solo.

Enquanto músico, poderás atuar em diferentes espaços e eventos, desde:

  • Espetáculos em recintos grandes fechados (salas de espetáculos, coliseus, entre outros)
  • Espetáculos ao ar livre (festas populares, festas temáticas, festivais, entre outros)
  • Eventos em estabelecimentos (casamentos, restaurantes e bares com música ao vivo, entre outros).

Se quiseres “fugir” do palco (ou juntar outras funções à tua atividade enquanto músico de palco), podes também seguir a área do ensino. Neste caso, poderás dar aulas em escolas, faculdades, academias e conservatórios de música (aqui precisas ter o curso superior de música), ou então podes optar por dar aulas em casa, ou a partir da internet (de forma individual ou em grupo).

Como entrar na carreira de Acordeonista?

Se queres seguir a profissão de acordeonista, tens de saber tocar acordeão. No caso de seguires uma carreira musical num projeto de música tradicional ou popular, por exemplo, não é exigida nenhuma formação em música.

No entanto, se quiseres entrar para uma grande orquestra, ou se quiseres seguir a área do ensino, o curso superior de música é indispensável.

Esta formação dá-te conhecimentos aprofundados em música – os quais são muito importantes para qualquer músico. Além disso, no curso, conhecerás pessoas do meio artístico que poderão ser importantes para o teu futuro profissional.

Como sabemos, o mundo das artes em geral (não só da música) funciona muito à base de referências de profissionais. Por isso, quanto mais pessoas conheceres, mais hipóteses terás de ser indicado para um projeto.

Portanto, se ainda não tinhas certeza se um curso superior seria bom para ti, este é um motivo mais do que válido para que as tuas dúvidas desapareçam.

Onde estudar para Acordeonista?

O curso superior de música, como vimos, é um requisito para entrares numa orquestra ou para seguires uma carreira como professor. Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos para dares uma olhadela.

Portugal:

Brasil:

O acordeão é, sem dúvida, um instrumento musical muito presente na cultura portuguesa e brasileira. Se esteve um pouco esquecido durante algum tempo, hoje é um dos instrumentos musicais mais valorizados. De facto, bons acordeonistas não têm dificuldade em conseguir uma oportunidade de trabalho.

Se o teu sonho é ser um acordeonista, então investe na tua formação, dedica-te ao instrumento, pois valerá a pena todo o esforço. Sabemos que o caminho nem sempre será fácil, mas com esforço e dedicação conseguirás tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top