Gestor de Reservas de Hotel

gestor de reservas de hotel

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O gestor de reservas de hotel, também chamado de gestor de reservas ou gerente de reservas, é o profissional que faz a gestão de todos os processos de reservas em hotéis E é responsável por administrar a ocupação dos quartos, apartamentos ou suites.

O turismo é a parte importante da nossa economia. Portanto, carreiras relacionadas a esta área podem realmente ser uma excelente escolha para o futuro.

Em Portugal, assim como no Brasil, o aumento do turismo fez com que se multiplicassem as vagas de trabalho em hotéis, mas também em outros negócios relacionados, como, por exemplo, restaurantes, bares, discotecas, entre outros.

Se esta é uma área que te desperta interesse, então continua connosco e vem descobrir o que faz um gestor de reservas de hotel, quais as tarefas que desempenha no seu dia a dia de trabalho, a saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguires esta profissão.

O que faz um Gestor de Reservas de Hotel?

O gestor de reservas de hotel, tal como o próprio nome sugere, gere todos os processos de reservas em hotéis. Além disso, ele faz a administração da ocupação dos quartos, suítes, apartamentos, salas de conferência, restaurante.

Atende os clientes ao telefone, de forma presencial ou online, tirando dúvidas, fazendo as reservas e respondendo a solicitações.

O gestor de reservas também é responsável por fazer o acompanhamento de reclamações e outras solicitações por parte dos hóspedes e ajudar na elaboração de tarifas.

Como gerente de reservas, este profissional também pode ficar encarregue de supervisionar os outros funcionários que tratam de reservas. Em alguns casos, ele também pode estar responsável por entrevistar e contratar profissionais que trabalham com reservas de hotel, casas de férias, entre outros tipos de acomodação.

Assim, podemos dizer que o gestor das reservas é o grande responsável pela gestão de tudo o que envolve o sistema de reservas do estabelecimento, incluindo (em certos casos) a gestão de outros profissionais.

Quais as suas funções

O gestor de reservas de hotel tem como principal função fazer a gestão de todos os processos de reservas do estabelecimento em que trabalha. Inclui, portanto, gerir as reservas de apartamentos, quartos, casas de férias, salas e centros de conferência, mesas em restaurantes, entre outros.

Este profissional tem também a responsabilidade de acompanhar pedidos e reclamações dos hóspedes, assim como ajudar a elaborar as tarifas.

Ele também pode ficar responsável por gerir a equipa de outros profissionais que estejam a trabalhar com pedidos de reserva, assim como é ele que dá formação a esses trabalhadores quando integram nos quadros da empresa.

Em alguns casos, o gerente de reservas comunica e trabalha com provedores de viagens, de forma a estabelecer parcerias, assim como oferecer descontos e outros incentivos para que o estabelecimento tenha uma maior visibilidade e, consequentemente, maior ocupação.

O seu dia a dia inclui também outras tarefas, entre as quais podemos mencionar:

  • Gerir e monitorizar tendências de ocupação do estabelecimento
  • Fazer projeções de vendas para o estabelecimento
  • Entrevistar profissionais para a área das reservas
  • Limpar e pôr as mesas nos restaurantes (quando determinado e em horários específicos)
  • Tratar de reclamações de clientes (em alguns casos, o gestor de reservas de hotel pode reduzir taxas para que o cliente fique satisfeito)
  • Reembolsar depósitos
  • Reunir com agentes de viagens
  • Gerir as reservas feitas online através do sistema de reservas

Saídas no Mercado de Trabalho

O turismo é um setor da economia em fase de ascensão, tanto em Portugal como no Brasil. A quantidade de vagas de trabalho nesta área cresce de dia para dia e nota-se já uma falta de profissionais disponíveis, principalmente quando falamos de profissionais qualificados.

Sem dúvida, existem poucos profissionais que tenham boas qualificações nesta área para a quantidade de vagas que existem atualmente.

Portanto, se gostas de turismo e hotelaria, é uma excelente altura para investires em boas formações que te capacitem e te permitam preencher uma vaga de trabalho como gestor de reservas de hotel.

Além de poderes trabalhar em hotéis, vais poder atuar em outros estabelecimentos similares, como pousadas, resorts, agências de hostéis, casas de férias, apartamentos, parques de campismo, entre outros.

Como entrar na carreira de Gestor de Reservas de Hotel?

Se queres seguir a profissão de gestor de reservas de hotel, então deves optar por seguir o curso superior de turismo. Embora possas fazer um curso profissional em turismo e hotelaria, a licenciatura e o mestrado integrado são as melhores opções para quem quer ter uma carreira de sucesso.

Não nos podemos esquecer que a área do turismo e hotelaria estão a desenvolver-se bastante e as empresas procuram, cada vez mais, profissionais qualificados que possam agregar valor ao negócio.

Nesse sentido, quanto maior as tuas qualificações, melhores são as oportunidades de emprego quer consegues, além de serem maiores as chances de conseguires entrar numa vaga de trabalho como gerente de reservas.

Para seguires esta profissão no Brasil tens de ter um diploma de bacharel em turismo, ou então em viagens. Da mesma forma que em Portugal, apesar de não ser obrigatório este diploma, é um fator preferencial.

Também é importante que tenhas já experiência como rececionista de hotel ou como agente de viagens.

Saber como lidar com os clientes em turismo é fundamental para conseguires ser bem-sucedido como gestor de reservas. Portanto, não desanimes se tiveres de começar a trabalhar na receção de um estabelecimento ou numa agência de viagens.

Onde estudar para Gestor de Reservas de Hotel?

Como vimos, ter a licenciatura ou mestrado integrado na área do turismo e hotelaria podem ser um fator decisivo para que consigas uma excelente oportunidade de trabalho. Nesse sentido, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser gestor de reservas de hotel? Queres fazer uma belíssima carreira na área do turismo? Então não deixes de procurar boas formações que enriqueçam os teus conhecimentos e tornem o teu currículo atraente aos olhos dos empregadores. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top