Contra-regra

Contra-regra

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O contra-regra, ou contrarregra (segundo o novo acordo ortográfico), é um dos profissionais mais importantes no teatro, mas invisível aos olhos do público. É ele que controla a entrada e saída de atores em cena, que coloca objetos e decorações no cenário, entre tantas outras coisas.

O mundo do teatro é muito mais do que aquilo que os nossos olhos conseguem ver. Sem dúvida, o número de profissionais que estão por trás das cortinas são muitos mais profissionais do que aqueles que aparecem em cena.

E apesar de o público só dar real valor aos artistas, a verdade é que o espetáculo não seria possível sem todos os profissionais que estão por “trás dos panos”.

Se és uma pessoa que gosta do nervoso miudinho do espetáculo, se és apaixonado por teatro e gostavas muito de fazer parte deste mundo mágico, então não deixes de ver esta profissão.

Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar na profissão de contra-regra e vamos mostrar-te como é o dia a dia no trabalho.

Estás curioso, não estás?

Então segue connosco!

O que faz um contra-regra?

O contra-regra é a pessoa que controla as entradas e as saídas dos atores em cena. É dele que depende a entrada na hora certa em palco. Ele tem de acompanhar todo o espetáculo com atenção e fica responsável por todas as mudanças de figurino e cenário.

Todos os objetos que aparecem em cena são colocados por este profissional, a decoração do cenário está no lugar certo graças a ele. E não podemos negar a importância do seu trabalho. Caso contrário, os atores ficariam perdidos em cena sempre que algo não estivesse no lugar determinado.

O contra-regra também fica responsável por guardar os objetos e garantir que estão em segurança e limpos. Sempre que algum objeto ou decoração precisa de uma reparação, é ele que solicita aos técnicos que tratem disso.

Além disso, ele é a pessoa que dá sinal para o início do espetáculo e também dos intervalos, tanto para os atores, como para o público.

Quais as suas funções

O contra-regra pode atuar na montagem dos cenários, mas também em cena. Sendo assim, as funções que tem são diferentes, dependendo do setor em que está a trabalhar.

O contra-regra de montagem trabalha diretamente com o cenário. É ele que ajuda o cenotécnico na montagem dos cenários. Já o contra-regra de cena apoia a produção, está às ordens do produtor de arte, ou encenador, e fica responsável por marcar as entradas e saídas de atores.

Sonoplasta vs Contra-regra

Muitas pessoas confundem o papel do sonoplasta e do contra-regra, quase como se fossem a mesma coisa. No entanto, as duas profissões são distintas. Enquanto o sonoplasta é a pessoa que trata da sonorização do espetáculo, de criar sons e ruídos para a peça, o contra-regra é quase como um “faz tudo”. Ele é que dá os materiais para que a equipa possa trabalhar, coordena as entradas e saídas de atores de cena, e apoio na montagem e desmontagem de cenários.

Saídas no mercado de trabalho

O contra-regra trabalha no teatro, em diferentes estilos de espetáculo, que implique mudanças de cenário e entradas e saídas de artistas em palco. Nas produções televisivas, o contra-regra não é necessário. Ou seja, não existe esta função na televisão. Neste caso, o profissional que executa tarefas e funções comuns é o assistente de realização, ou assistente de direção (Brasil).

Portanto, se queres trabalhar na área, tens as oportunidades reduzidas quase que em exclusivo às peças teatrais.

As oportunidades de trabalho não são muitas, até porque a cultura e a arte carecem de muitos recursos e apoios por parte do Estado. Como sabemos, o público não consegue pagar o espetáculo em si e, por isso, os apoios do Estado são essenciais para se fazer boa cultura.

Tendo em conta que esses apoios são escassos, não existe uma produção artística em quantidade e, consequentemente, as oportunidades de trabalho na área não são muitas.

Como entrar na carreira de contra-regra?

Para entrares na carreira de contra-regra não precisas ter uma formação específica. Este é um trabalho que aprendes muito mais na prática do que em teoria. Como não se exigem conhecimentos mais aprofundados, a maioria dos trabalhos exigem apenas o nível de ensino obrigatório.

No entanto, valorizam-se as pessoas que tenham formação na área do teatro. A verdade é que mais formação não é negativo, antes pelo contrário. Quanto maior a formação, mais capacidades tens de desempenhar qualquer papel.

Por isso, se o teatro e o mundo artístico te interessam, não deixes de ver alguns cursos que te vamos passar agora. Vão ser muito úteis para ti.

Onde estudar para profissões de teatro?

Portugal:

Brasil:

Se o mundo do teatro e do espetáculo te fascinam, se adoravas trabalhar na área, então não deixes de considerar a profissão de contra-regra. Pode não estar sob as luzes do estrelato e da fama, mas é tão importante como qualquer outra. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um enorme sucesso na tua carreira.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top