Técnico de Tomada de Som

técnico de tomada de som

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Informática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de tomada de som é um profissional da área do audiovisual que trabalha com a gravação de vozes, músicas e ruídos em estúdio. Este é um profissional que atua na área do som e tem conhecimentos sobre captação sonora, acústica, eletrónica, eletricidade, entre outros.

Se gostas de cinema e és um apaixonado pela área do som, esta pode ser a profissão que tanto procuras. Podes unir, numa só carreira, estas duas áreas, o que faz com que te sintas completo e realizado.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre esta profissão. Vais descobrir, por exemplo, o que faz um técnico de tomada de som, as funções que tem no seu dia a dia, as possibilidades no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Tomada de Som?

O técnico de tomada de som é o profissional do audiovisual que faz a gravação das músicas, ruídos e vozes no estúdio. Além disso, ele opera a mesa de gravação e é responsável por fazer equalizações sonoras.

Este é um dos profissionais da área de som no cinema, assim como o técnico de som, técnico em transferência sonora, microfonista e o técnico operador de mixagem.

Como trabalha na área do som, tem de ter conhecimentos em diversas áreas, como, por exemplo:

  • Acústica
  • Perceção auditiva
  • Equipamentos de som, como os microfones e fones, por exemplo
  • Captação de som
  • Eletrónica

Ao contrário do microfonista e do técnico de som, que atuam na área da produção, o técnico de tomada de som trabalha na área da pós-produção. É ele que grava, por exemplo, as dobragens (dublagens) e as músicas a serem incluídas nos filmes, séries, entre outras produções audiovisuais.

No caso dos ruídos, pode, ou não, trabalhar com artistas de Foley, os quais criam ruídos com materiais diversos em estúdio.

Quais as suas funções

O técnico de tomada de som grava vozes, ruídos e músicas em estúdio para serem incluídos nas produções audiovisuais. Como tal, ele tem de operar a mesa de gravação.

Além disso, é ele que faz a equalização sonora. Este trabalho de equalização é essencial para conseguirmos ter um áudio perfeito nas produções audiovisuais. Existem vários fatores que podem prejudicar a qualidade do som gravado, como, por exemplo:

  • Limitação do equipamento
  • Microfone muito próximo ou muito afastado
  • Propriedades acústicas desfavoráveis

O técnico de tomada de som tem de identificar as frequências que estão a prejudicar a qualidade do áudio e trabalhá-las.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais e experimenta o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de tomada de som trabalha na área do audiovisual, principalmente em cinema. Esta é uma área difícil no que diz respeito ao mercado de trabalho, até porque os apoios à cultura são poucos e não acompanham as necessidades do mercado.

Este é um problema comum a Portugal e Brasil. As pessoas não estão dispostas a pagar mais por um bilhete de cinema, teatro, concerto (até porque os salários são baixos para a maior parte da população, e as atividades de lazer são as primeiras a serem “cortadas”) e o Estado também não dá os apoios que deveria.

Este é o cenário que os trabalhadores do audiovisual enfrentam diariamente. As oportunidades de trabalho são poucas e as condições de trabalho não são as melhores. A maior parte dos trabalhos não oferecem salários altos e tens de atuar como freelancer (o que acarreta custos extras quando falamos de impostos).

Sendo assim, se queres seguir uma carreira na área do audiovisual, tens de ter em mente esta precariedade e instabilidade.

Como entrar na carreira de Técnico de Tomada de Som?

Para seguires a profissão de técnico de tomada de som, tens de fazer um curso de formação na área do som. O ideal é que procures um curso adaptado à área do cinema que inclua conhecimentos sobre história da arte, história do cinema e linguagem cinematográfica.

Num curso de som, vais aprender muito sobre a técnica e o trabalho do som nas diferentes áreas do audiovisual, como, por exemplo:

  • Eletrónica e eletricidade
  • Eletrónica digital
  • Perceção auditiva
  • Equipamentos de som
  • Acústica
  • Captação de som

Embora existam cursos online e possas aprender de forma autodidata, o nosso conselho é sempre que procures uma instituição reconhecida para tirares o teu curso. Não só valoriza o teu currículo, como vais conhecer pessoas do meio artístico que te podem abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Onde estudar para Técnico de Tomada de Som?

Como dissemos, existem vários cursos e conteúdos online que te permitem aprender a trabalhar com som de forma autodidata. No entanto, é sempre uma vantagem se tirares o curso numa boa instituição.

Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Queres ser um técnico de tomada de som de referência? Então não deixes de procurar um bom curso que te dê bons conhecimentos e te abra portas no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top