Diretor de Fiscalização da Obra (Fiscal de Obras)

Diretor de Fiscalização da Obra (Fiscal de Obras)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Física Geologia Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de fiscalização da obra, ou diretor técnico de fiscalização da obra, conhecido também como fiscal de obras, é um profissional técnico habilitado que assegura que a execução da obra está a ser feita em conformidade com as normas legais e regulamentares, assim como com o projeto de execução.

Esta é uma das profissões mais importantes no setor da construção civil, pois dela depende o respeito com todas as normas legais e regulamentares em vigor. Como tal, é uma carreira de grande responsabilidade, até porque dela depende a segurança de todas as pessoas.

Se gostas de engenharia civil, ou do setor da construção, e ainda não conheces esta carreira, então está na hora de leres este artigo! Vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre ela.

Vais descobrir o que faz o diretor de fiscalização da obra, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as possíveis saídas profissionais e o percurso que terás de fazer para entrar nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Diretor de Fiscalização de Obra?

O diretor de fiscalização de obra, tal como o nome indica, é o responsável por fiscalizar a execução da obra para garantir que esta está de acordo com as normas legais e regulamentares e de acordo com o projeto de execução.

Em todas as obras é obrigatório haver um técnico habilitado em fiscalização, cuja identificação deve constar sempre afixada numa placa no exterior da edificação.

Este profissional faz vistorias ao longo da obra, podendo esta ser acompanhada também pelo autor do projeto. O diretor de fiscalização deve registar no livro de obra (obrigatório em todas as obras) todos os factos que sejam relevantes para a execução da obra.

Este livro tem de estar sempre disponível no local para que os funcionários municipais de fiscalização possam consultá-lo sempre que necessário.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

O diretor de fiscalização de obra tem como principal função fiscalizar a execução da obra. Esta fiscalização tem como objetivo assegurar que os trabalhos estão a ser feitos seguindo todas as normas legais e regulamentares e que está a ser respeitado o projeto de execução da obra.

É importante que este diretor técnico faça um acompanhamento ao longo da execução da obra, com uma frequência que deve ser adequada ao projeto em questão. O seu trabalho é fundamental para o diretor de obra, sendo que este último deverá responder sempre ao diretor de fiscalização de obra.

Sempre que for necessário, o diretor técnico pode pedir a assistência técnica do coordenador e dos autores do projeto. Quando isso acontece, este facto tem de ficar sempre registado no livro de obra.

Quando é verificada alguma falha técnica no projeto, ou quando houver alguma alteração ao projeto, o diretor de fiscalização tem de falar com o dono da obra e com o coordenador do projeto o quanto antes.

Sem dúvida, um dos aspetos essenciais do seu trabalho é assegurar que se cumprem todas as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Sempre que uma situação comprometa a segurança, devemos comunicar de imediato ao dono da obra e ao coordenador do projeto.

Deve ainda comunicar aos mesmos quando existam situações que comprometam:

  • Qualidade
  • Cumprimento dos prazos
  • Preço estabelecido

É possível, ainda, que tenha de realizar outras funções, as quais lhe tenham sido designadas pelo dono da obra. No entanto, vale a pena referir aqui que essas funções não podem ser as mesmas do diretor de obra ou do autor do projeto.

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor da construção civil em Portugal, assim como no Brasil, está em alta. Por isso, as oportunidades de trabalho no setor têm crescido bastante nos últimos anos.

Todas as obras são obrigadas a ter um diretor de fiscalização de obra. Sendo assim, podemos perceber que esta é uma carreira que pode, com toda a certeza, ser excelente no que diz respeito a empregabilidade.

É verdade que um diretor técnico de fiscalização pode atuar em diferentes projetos ao mesmo tempo, mas, ainda assim, as oportunidades de trabalho são muitas.

Como entrar na carreira de Diretor de Fiscalização de Obra?

Se queres seguir a profissão de diretor de fiscalização de obra, terás de fazer, antes de mais nada, o curso de engenharia civil (preferencialmente) ou arquitetura. Embora os arquitetos possam atuar como diretores técnicos de fiscalização de obra, existem algumas exigências extras e não poderás atuar em todos os projetos.

Em Portugal, estão habilitados a exercer a profissão:

  • Engenheiros e engenheiros técnicos
  • Arquitetos (apenas em obras cujo custo ou valor de adjudicação não ultrapasse o limite da classe 5 do alvará)
  • Arquitetos paisagistas (apenas quando o projeto de paisagismo tem um custo ou valor de adjudicação não superior à classe 5 do alvará)
  • Agentes técnicos de engenharia e arquitetura (desde que tenham CAP de nível 4, ou então CET em condução de obra, trabalhos preparatórios e complementares á construção e obras de construção de edifícios, e apenas quando o projeto tem um custo ou valor de adjudicação não superior à classe 2 do alvará)

Uma pós-graduação em gestão e fiscalização de obra pode ser uma vantagem. Sabendo que o setor está cada vez mais exigente, então os profissionais que tiverem uma especialização em fiscalização podem conseguir uma oportunidade com mais facilidade. Podes ainda concluir a tua licenciatura em engenharia civil e prosseguir para o mestrado em gestão e fiscalização de obras públicas.

No Brasil, para ser fiscal de obras, é necessário ter uma graduação em engenharia civil ou em arquitetura em urbanismo. Assim como em Portugal, a maior parte dos fiscais de obras são graduados em engenharia civil.

Onde estudar para Diretor de Fiscalização de Obra?

Portugal:

Brasil:

Queres ser um diretor de fiscalização de obra? Então está na hora de estudares bastante para entrar na universidade e concluíres o teu curso. Lembra-te que todo o esforço que terás pela frente vai ser recompensado no futuro. Por isso, dedica-te! Muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top