Governanta Doméstica

Governanta Doméstica

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Psicologia

Idiomas:

Português

A governanta, também chamada de gerente de governança ou governanta doméstica, faz a administração dos serviços de organização e limpeza de uma casa particular ou de um estabelecimento (como hotéis, hostels, entre outros).

Sem dúvida, este profissional é essencial no comando de uma equipa de empregados de limpeza, camareiras e auxiliares de limpeza.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de governanta doméstica. Se quiseres trabalhar em estabelecimentos de hospedagem, então aconselhamos-te a que leias o nosso artigo sobre governanta de hotel.

Vens connosco?

O que faz uma Governanta Doméstica?

A governanta doméstica, ou gerente de governança, supervisiona o trabalho dos outros profissionais de limpeza que atuam em casas particulares. No entanto, embora o seu trabalho consista na supervisão, ele também pode executar tarefas de empregado de limpeza, como, por exemplo:

  • Varrer
  • Aspirar
  • Lavar pisos
  • Limpar móveis
  • Fazer as camas
  • Encerar pisos
  • Limpar casas de banho

Como gerente dos funcionários de limpeza, ele distribui, diariamente, as diferentes tarefas a serem feitas por todos. Quando existe um cozinheiro, é o governante doméstico que define as refeições. Não existindo a presença de um cozinheiro, então é a governanta que prepara e serve as refeições. Também é este profissional que faz as compras, ou delega essa tarefa a outro funcionário.

Além destas responsabilidades, é também ele que atende telefonemas, toma conta dos animais domésticos, recebe visitas (abrindo a porta e encaminhando até à sala ou escritório), dá recados aos patrões e assiste crianças e adultos durante períodos de doença ou quando alguém se fere.

Como o gerente de governança é o profissional que supervisiona o trabalho de todos os outros funcionários, ele é o grande responsável por tudo aquilo que acontece na ausência dos patrões.

Por isso, se queres seguir esta profissão, tens de ser uma pessoa consciente, responsável e proativa.

Quais as suas funções

A governanta doméstica tem como principal função supervisionar os trabalhadores da limpeza em casas particulares. Assim, o dia começa com a distribuição das tarefas por todos os empregados.

Se for necessário comprar algum material de limpeza ou mercearias, esta função deve ser feita também pela manhã, mas após os patrões saírem de casa, pois pode ser preciso alguma coisa entretanto.

Ao longo do dia, a governanta tem de controlar o stock de materiais, assim como controlar o armazenamento de alimentos. Tem de fazer o reabastecimento dos bares e minibares, tomar conta dos animais de estimação da família e tomar conta das crianças na ausência dos pais ou de uma baby-sitter.

No caso de faltarem funcionários, este profissional também tem de:

  • Fazer camas (trocar lençóis e cobertores, quando necessário)
  • Limpar as casas de banho e trocar as toalhas
  • Varrer e aspirar os pisos
  • Limpar o pó a móveis
  • Cozinhar, pôr a mesa e servir as refeições (na ausência de um cozinheiro ou outro empregado que esteja encarregue desta tarefa)
  • Limpar a cozinha

Também faz parte das suas funções receber visitas e encaminhá-los para a sala ou para o escritório. Além disso, têm de transmitir todos os recados assim que os seus patrões chegam a casa.

Saídas no Mercado de Trabalho

A governanta não encontra uma grande quantidade de ofertas de trabalho, principalmente em Portugal. Na Europa, em geral, os serviços de limpeza ao domicílio não são assim tão recorrentes ao ponto de ser necessário ter um gerente de governança.

A maior parte das famílias contrata uma empregada de limpeza, a qual vai algumas vezes por semana, durante umas horas, para fazer uma limpeza mais geral.

No Brasil, embora exista um hábito maior de contratar empregadas domésticas (as chamadas faxineiras), também só encontramos governantas em casas de famílias mais ricas, as quais dispõem de vários empregados.

Sendo assim, as oportunidades de trabalho para governantas não são muitas. No entanto, se tiveres um bom currículo e boas referências, com toda a certeza vais encontrar uma família que precise dos teus serviços.

Como entrar na carreira de Governanta Doméstica?

Se queres seguir a profissão de governanta, e tendo em conta que as vagas de trabalho não são muitas, então deves investir em formação. Este é um passo essencial para garantires uma vaga de trabalho.

Atualmente, encontras já cursos profissionais de governanta de hotel ou governanta de andares. Esta é uma formação que te pode dar muitos pontos na hora da entrevista. Uma formação como educadora de infância, gestão de equipas ou primeiros socorros, também te pode dar alguns pontos extras.

Ter boas referências é, ainda, um fator crucial. As famílias preocupam-se muito com as pessoas que ficam dentro das suas casas, principalmente quando estão ausentes. Para se sentirem seguras, pedem alguns contactos para perceberem se o profissional é de confiança e se fazem um bom trabalho.

Por isso, se já tens experiência a trabalhar em casas particulares, não deixes de mencionar os teus anteriores patrões e, caso eles autorizem, passa os seus contactos.

Onde estudar para Governanta Doméstica?

Como vimos, as vagas de trabalho para governanta doméstica não são muitas. Por isso, se tiveres uma boa formação no teu currículo, vais ter alguns pontos a teu favor.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser governanta, então não deixes de procurar uma formação que enriqueça o teu currículo. Dedica-te bastante e nunca desistas de perseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top