Gestor de Campos de Golfe

Gestor de campos de golfe

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

A Gestora ou Gestor de Campos de Golfe é a pessoa responsável por organizar e administrar estes espaços, bem como competições e torneios neles realizados. O seu papel passa por aspetos burocráticos, mas também por questões práticas associadas à modalidade desportiva. Vem daí saber tudo da profissão…

O Golfe é uma paixão para uma legião de pessoas que procuram, ao longo de todo o ano, locais ideais para praticar a modalidade. Ora, países como Portugal e o Brasil oferecem condições perfeitas para esta prática desportiva ao ar livre, pois têm um clima excelente e paisagens maravilhosas.

Assim, estamos falando de uma área com muito potencial de mercado, pois o Turismo de Golfe é um dos setores que tem tido maior crescimento nos últimos anos.

Desta forma, há várias oportunidades de emprego surgindo no campo golfista, desde o trabalho mais básico de prestação de serviços até ao papel essencial do Greenkeeper, passando ainda pelos ofícios mais administrativos e comerciais.

Portanto, é aqui que surge a profissão de Gestora ou Gestor de Campos de Golfe como uma peça fundamental para que tudo decorra na perfeição, para gozo dos amantes da modalidade.

Fica connosco para saberes mais sobre esta área apaixonante…

Quanto ganha um Gestor de Campos de Golfe

Os salários nesta área podem ser bem interessantes, mas estão relacionados com vários fatores, como, por exemplo, a dimensão e o reconhecimento do campo de golfe a gerir.

Os espaços mais famosos e, portanto, os que acolhem os torneios mais conhecidos, pagam valores mais elevados. Mas também há resorts de luxo com campos de golfe próprios que pagam salários generosos.

De qualquer modo, os ganhos estão muito associados ao próprio currículo do profissional. Assim, quanto maior a experiência do Gestor, mais hipótese terá de ter melhores rendimentos.

Todavia, o dinheiro nem sempre é o mais importante. A vocação e a paixão no trabalho são o mais importante para se ser feliz.

O que faz um Gestor de Campos de Golfe

O trabalho de um Gestor de Campos de Golfe está focado na direção empresarial e, portanto, no controle de todas as operações do projeto.

Assim, no âmbito das questões administrativas e burocráticas associadas à Gestão de uma qualquer empresa, tem de gerir as instalações. Portanto, avaliando as necessidades de manutenção e renovação, entre outros aspetos.

Mas além de ter de zelar pelo bom funcionamento das infraestruturas e dos campos de golfe em si, o Gestor terá ainda de pensar em acrescentar valor ao espaço, tendo, portanto, também uma perspetiva comercial.

Contudo, pode também ser chamado a intervir no planeamento em termos de Marketing.

Estamos, assim, perante profissionais que precisam de conhecer bem a modalidade e o mercado do golfe para avaliar concorrentes e detetar tendências. Só desta forma será possível tomar decisões estratégicas seguras em consonância com a direção e/ou proprietários do espaço.

No fundo, o Gestor de Campos de Golfe deve olhar para esta prática como um desporto, mas também como uma indústria e um produto de mercado.

Quais as suas funções

O papel de um Gestor de Campos de Golfe é, essencialmente, planear e gerir os espaços e as pessoas. Portanto, tem de ter qualidades para liderar equipas, sendo que a sua missão é garantir a melhor experiência possível aos praticantes de golfe.

Mas, para perceberes melhor em que consiste o trabalho, espreite de seguida as principais funções que passam por este profissional:

  • Definir um plano de negócios
  • Elaborar orçamento do campo de golfe
  • Preparar regras de conduta e regulamentos do espaço
  • Organizar e promover torneios e programas de golfe
  • Definir medidas para reduzir impactos ambientais (por exemplo, com uma Rega mais eficiente)
  • Implementar processos de qualidade
  • Gerir os recursos humanos
  • Captar novos clientes em parceria com departamentos comerciais e de Marketing
  • Definir atividades para promover a prática de golfe
  • Acordar parcerias com empresas ou entidades.

Continua a ler para saberes como entrar neste mundo….

Saídas no Mercado de Trabalho

O golfe é uma atividade com um grande potencial económico e, portanto, as saídas profissionais podem ser muito interessantes nesta área.

Com cada vez mais campos de golfe a nascerem por aí, há uma procura contínua por bons Gestores para estes espaços.

No caso específico de Portugal, o país tem sido eleito, sucessivamente, como o melhor destino de golfe da Europa. Esse dado é uma mais-valia para o crescimento do setor e, logo, assegura uma boa fatia de postos de trabalho.

Muitos dos lucros dos campos de golfe são conseguidos graças aos turistas. Portanto, é neste campo que surgem as melhores oportunidades.

Mas os Gestores de Campos de Golfe podem trabalhar numa série de negócios, como, por exemplo, sociedades desportivas, healthclubs, centros desportivos, resorts turísticos e hotéis com campos de golfe.

Além disso, podem ainda trabalhar no Ecoturismo ou ainda em entidades municipais de desporto. Mas ainda têm chances de emprego no âmbito da gestão de marcas ou produtos desportivos.

Claro que o verdadeiro apaixonado por golfe vai sempre sonhar em estar perto do green. Para cumprir o sonho, basta persistir com confiança e resiliência.

Como entrar na carreira de Gestor de Campos de Golfe

O golfe começa por ser uma curiosidade ou uma paixão. Mas depois de se experimentar e quando se ama verdadeiramente a modalidade, torna-se uma vocação.

Assim, para trabalhar como Gestor de Campos de Golfe é essencial conhecer a prática desportiva, saber como se joga e as suas regras. Há quem acabe na Gestão depois de ter tido uma carreira como jogador amador.

A prática da modalidade é ótima para perceber por dentro o golfe, o que dá uma aptidão especial a quem quer ser um bom Gestor.

Além disso, também ajuda muito ter uma boa formação. Há quem faça um curso superior de Educação Física ou até Gestão de Empresas ou Direção Turística e depois complemente o conhecimento com formações específicas em Gestão de Campos de Golfe.

Na verdade, não há uma fórmula mágica para entrar no mercado de trabalho. Mas o segredo passa por combinar paixão, vocação e competência.

Vê agora como podes aprender essa profissão…

Onde estudar Gestão de Campos de Golfe

Há alguns bons cursos especializados em Gestão de Campos de Golfe, mas, muitas vezes, surgem como formação complementar.

Assim, o ideal será começar por tirar uma graduação nas áreas da Gestão de Empresas, Gestão Hoteleira ou Gestão de Desporto. Contudo, depois disso será fundamental procurar pós-graduações ou MBAs na área da Gestão de Campos de Golfe.

Mas para não perderes muito tempo à procura, espreita as opções que se seguem de cursos que te podem ajudar a enveredar por essa profissão…

Portugal:

Brasil:

Agora que já conheces os desafios da profissão de Gestor de Campos de Golfe, já sabes dizer se é o que queres para a tua vida? Mas se estás certo disso, lembra-te de que não basta sonhar. Deita as mãos à obra e avança rumo ao sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top