Governanta de Hotel

Governanta de Hotel

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

A Governanta de Hotel, ou Governante, é a pessoa responsável por organizar os serviços de limpeza, de lavandaria e de conservação geral dos andares e dos quartos. O seu trabalho passa por assegurar que as necessidades e exigências dos clientes são cumpridas.

A gestão do chamado Departamento de Governança é uma das áreas mais importantes de um hotel, pois envolve serviços estratégicos e essenciais para os hóspedes. Estamos a falar, por exemplo, da limpeza e da arrumação dos quartos, o que é um fator importante para a satisfação dos clientes.

Assim, a Governanta de Hotel é uma peça-chave na gestão hoteleira, uma vez que tem um grande contributo para fidelizar os hóspedes.

Além disso, ajuda a manter a boa imagem de um hotel, sendo o critério da limpeza um dos mais valorizados por quem procura alojamento.

Uma parte importante deste trabalho passa pela gestão dos Recursos Humanos, o que requer boas capacidades de comunicação e de liderança.

Mas tem também de saber resolver problemas e de lidar com situações imprevistas.

Continua a ler para saberes tudo desta profissão decisiva para o sucesso hoteleiro.

O que faz uma Governanta de Hotel

A Governanta de Hotel é uma líder de equipa e, portanto, é responsável por dirigir os funcionários do seu setor. Isso implica ter um profundo conhecimento de tudo o que é preciso fazer, mas também de toda a estrutura hoteleira onde trabalha.

Além disso, a Governanta deve ter capacidade para liderar pessoas, promovendo o seu sentido de responsabilidade. É essencial que consiga levar os colaboradores a fazerem o que é necessário com a melhor qualidade possível.

Assim, tem de saber aproveitar as potencialidades de cada trabalhador que tem ao seu comando.

Em termos operacionais, cabe-lhe definir as tarefas dos serviços de limpeza e de manutenção dos quartos e andares do hotel. Deste modo, tem de definir escalas de trabalho e organizar as operações de modo que tudo corra bem.

Não se pode esquecer dos timings de check-in e check-out dos hóspedes, pelo que deve manter uma boa comunicação com o Chefe de Recepção ou a Recepcionista de Hotel.

Qualidades de uma boa Governanta

Para exercer esta profissão, é preciso ter qualidades pessoais, além de uma formação específica. Algumas das características de uma boa Governanta são as seguintes:

  • Grande empenho e dedicação ao trabalho
  • Capacidade de organização
  • Responsabilidade
  • Espírito de liderança
  • Boas capacidades de comunicação
  • Saber delegar tarefas
  • Ter um sentido crítico apurado
  • Conhecer muito bem as pessoas com quem trabalha.

Quais as suas funções

Assim, para teres uma ideia de tudo o que faz este profissional, espreita esta lista de funções que desempenham:

Há quem acredite que o trabalho de uma Governante de Hotel é a limpeza do espaço. Mas isso está muito errado. É claro que uma das suas grandes missões é garantir a limpeza dos espaços que acolhem os hóspedes. Mas as suas funções vão para lá disso.

  • Coordenar as atividades de limpeza diárias
  • Gerir os vários profissionais dos vários setores da Governança
  • Planear atividades de arrumação
  • Zelar pela boa manutenção dos quartos, andares e espaços comuns
  • Tratar da entrega de uniformes aos funcionários
  • Gerir setores da lavandaria e da costura
  • Cuidar de reparos e consertos de equipamentos e móveis
  • Comprar materiais e equipamentos de limpezas
  • Fazer a escala de folgas dos funcionários
  • Inspecionar o trabalho realizado
  • Preparar e treinar os funcionários para o trabalho
  • Controlar os perdidos e achados
  • Manter o inventário do material e equipamentos
  • Controlar orçamento e custos
  • Fazer relatórios.

Diferença entre Governanta e Camareira

Existe, por vezes, alguma confusão entre os papéis de uma Governante e de uma Camareira. Mas, se é certo que são atividades que se complementam, estamos perante profissões distintas.

O lugar de Governanta é de liderança e está mais associado ao que se pode definir como a estratégia de um hotel. Já a Camareira tem um trabalho mais operacional, ou seja, é quem põe as mãos na massa.

A Camareira trabalha debaixo da alçada da Governanta, desempenhando funções conforme o que esta dita.

Quanto ganha uma Governanta de Hotel

A área da Governança tem assumido um papel cada vez mais importante no setor hoteleiro. Por isso, também houve uma mudança de estratégia no âmbito das escolhas dos profissionais.

Assim, em outros tempos, a aposta era em pessoas com baixa escolaridade e sem experiência profissional. Atualmente, pelo contrário, buscam-se, cada vez mais, profissionais com cursos e formações adequadas.

Esta mudança de cenário contribuiu para uma melhoria nos salários da profissão. Contudo, as Governantas de Hotel podem ganhar valores muito distintos conforme o tipo de hotel onde trabalhem.

Mas a região de localização do hotel, bem como a própria experiência e formação do Governante, também influenciam os valores pagos.  

Saídas no Mercado de Trabalho

Atualmente, os serviços de Governança existem em muitos hotéis e pousadas, bem como em outros espaços de alojamento. Como já dissemos antes, esta área tem ganho importância no setor hoteleiro e, portanto, tem sido cada vez mais requisitada e valorizada.

A área hoteleira é altamente competitiva e tanta concorrência leva os Gestores de Hotel a apostarem na qualidade como um fator de diferenciação da concorrência. Neste âmbito, a Governanta de Hotel é uma figura-chave.

Portanto, há boas oportunidades a surgirem nesta área em termos de saídas profissionais. Contudo, antes disso, tens de preparar-te bem para teres hipóteses de entrar neste mundo.

Como entrar na carreira de Governanta de Hotel

A formação é sempre uma boa forma de entrar no mercado de trabalho, até por via de estágios profissionais. Contudo, no setor da Governança, há quem comece por baixo, desempenhando funções menores e progredindo na carreira.

Assim, podes começar por trabalhar como Camareira, por exemplo, ficando a conhecer por dentro o ofício. Desse modo, vais acumular experiência, ficando mais capacitado para sonhar com um cargo de Governante.

Repara que as promoções no setor hoteleiro são mais habituais do que em outras áreas. Portanto, só tens de te empenhar e de mostrar o que vales, para teres a tua oportunidade de liderar um Departamento de Governança.

Mas, qualquer que seja o caminho que sigas, o que interessa mesmo é trabalhar com entrega e paixão.

Onde estudar para Governanta de Hotel

O setor da Governança está, cada vez mais, profissionalizado. Portanto, havendo mais procura de Governantes, também os cursos nesta área têm aumentado.

Assim, só precisas de procurar uma opção com uma formação sólida e reconhecida. E é muito importante que tenha uma forte componente prática, pois é um tipo de trabalho onde os aspetos operacionais são fundamentais.

Vamos ajudar-te nessa procura, com algumas opções de onde podes estudar para Governanta de Hotel…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que faz uma Governanta de Hotel e que conheces os desafios da profissão, achas que tens o que é preciso para vincar nesta área? Se acreditas que sim e sentes que vais ser feliz nesta atividade, segue em frente. Desejamos-te muito sucesso!

Mas se ainda não sabes bem o que queres fazer do teu futuro, experimenta fazer os nossos Testes Vocacionais. Quem sabe se não encontrarás aí a profissão certa para o teu perfil!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top