Homem do Globo da Morte

Homem do Globo da Morte

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O homem do globo da morte é um artista de circo que se apresenta numa mota, a qual está dentro de um globo metálico. O número do globo da morte consiste em dar voltas de 360 graus nesse globo. 

Parece-te um número de circo fácil de executar? Afinal, não implica andar em cima de um arame, engolir facas ou fazer grandes acrobacias em argolas elevadas. 

No entanto, e embora pareça uma apresentação relativamente fácil, acarreta muitos riscos e pode até ser perigosa. 

Basta imaginar números em que, no mesmo globo da morte, se apresentam, ao mesmo tempo, dois ou três motociclistas. O risco de uma colisão é grande e pode, sim, representar perigo para os artistas. 

No entanto, e apesar do risco, a adrenalina das apresentações faz com que os artistas queiram investir nas suas carreiras de homem do globo da morte. 

Se é esse o teu caso, ou se estás curioso para saber mais sobre esta profissão, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos falar-te sobre a profissão de homem do globo da morte e tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira. 

Preparado para vir à descoberta? 

O que faz um Homem do Globo da Morte?

O homem do globo da morte faz acrobacias numa mota, a qual está dentro de um globo metálico oco, dando voltas de 360 graus (voltas completas ao globo). Estas apresentações podem ser feitas com um artista, em duplas, ou em trios. Em alguns casos, podem apresentar-se múltiplos artistas ao mesmo tempo. Quanto mais artistas houver dentro do globo da morte, mais difícil é o número. 

Apesar de falarmos de um homem, muitas mulheres surgem a realizar este número. O nome foi dado inicialmente porque era um número marcado pela presença de pessoas do sexo masculino. 

No entanto, com a maior presença feminina em diferentes profissões, esta não poderia ser diferente. Hoje em dia, encontras várias mulheres que se arriscam em cima de uma mota para fazer estas acrobacias. 

Existe também uma variante deste número muito conhecida: Muralha da Morte. Esta consiste num cilindro de tábuas de madeira, a grande altitude. Os artistas iniciam o número no chão e sobem por uma rampa circular. Aqui não existem barreiras. A grande velocidade, eles parecem que voam no ar. A proximidade com o público é maior, mas os riscos também aumentam.  

Por essa razão, é cada vez menos comum vermos os números da muralha da morte, optando-se na maioria das vezes, pelo globo da morte. 

Quais as suas funções

O homem do globo da morte tem como função entreter o público com o seu número em cima de uma mota, dentro do globo da morte, fazendo acrobacias enquanto anda no globo a 360º. 

Qualquer artista de circo tem como função entreter as pessoas que estão na plateia. Afinal, não existiria espetáculo sem público. Sendo assim, a prioridade é sempre as pessoas que estão a assistir.

Para isso, ele tem de treinar centenas de horas na preparação do seu número. Não pode correr o risco de falhar na hora da apresentação. Como tal, se quiseres tornar-te num famoso homem do globo da morte, não penses que é tarefa fácil. 

Vão ser muitas horas em cima de uma mota para que a apresentação fique perfeita. Vais ter muitos tombos também. Por isso, prepara-te para uma vida de sacrifícios e muito suor. 

Mas, no final do espetáculo, os aplausos vão recompensar todo o esforço que fizeste.

Saídas no Mercado de Trabalho

O homem do globo da morte é um artista circense. Por isso, a maior parte das oportunidades de trabalho são em circos. A única alternativa é lançares-te como artista, montando um espetáculo único, onde a atração principal (ou única) és tu. 

Obviamente, nem todos têm dinheiro para conseguirem lançar uma carreira de artista a solo. Portanto, a hipótese mais viável é procurares trabalho numa companhia de circo. 

Não existem assim tantas vagas quanto aquelas que gostaríamos. No entanto, se essa é a tua vontade, se é aquilo que queres fazer na tua vida profissional, arrisca! 

Como entrar na carreira de Homem do Globo da Morte?

Se queres seguir a carreira de homem do globo da morte, a primeira coisa que tens de aprender é a pilotar uma mota com muita destreza. Quando souberes andar bem de mota, está na hora de te preparares para um espetáculo de circo. 

O conselho da equipa do Guia das Profissões é que frequentes uma escola circense. Não vais aprender o número do globo da morte, mas vais aprender outras artes circenses, assim como vais adquirir uma visão global do que é um espetáculo de circo. 

Se queres realmente seguir esta carreira, não basta seres um bom motociclista. Precisas tornar-te um artista de circo. E, para tal, as escolas de circo são o melhor lugar para aprender. 

Além de aprenderes coisas muito importantes, vais ter a oportunidade de conhecer outras artes, como malabarismo, equilibrismo, magia, entre tantas outras. É sempre bom saberes outras artes, até para conseguires uma oportunidade de trabalho mais facilmente. 

Dá uma vista de olhos a algumas das melhores escolas de circo que existem. 

Onde estudar para Homem do Globo da Morte?

Portugal:

Brasil:

Ficaste entusiasmado com a profissão de Homem do Globo da Morte? Então não desistas e luta por aquilo que tu queres. Vive o teu sonho e não o deixes fugir das tuas mãos. Acredita em ti, nas tuas capacidades, porque o futuro reserva-te coisas fantásticas. Sucesso!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top