Medidor Orçamentista

medidor orçamentista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O medidor orçamentista (técnico orçamentista de obras na construção civil, no Brasil) é um profissional da construção civil, o qual é responsável por fazer os planos de execução da construção, mas também da instalação de equipamentos.

Este profissional tem de ter conhecimentos de medições, as quais são usadas em diferentes fases da obra, assim como durante a orçamentação. Conhecimentos da legislação associada a empreitadas é também fundamental. O gosto pela matemática e por cálculos é uma vantagem, até porque vais lidar com números o dia todo! Portanto, se os números não são a tua “praia”, é melhor procurares outra profissão.

Se esta é uma área que te interessa, então estás no sítio certo! Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um medidor orçamentista, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais e o mercado de trabalho, assim como o percurso que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Queres saber mais?

Então segue connosco!

O que faz um Medidor Orçamentista?

O medidor orçamentista, ou técnico orçamentista de obras no Brasil, é o profissional da construção civil que faz os planos de execução da construção e da instalação de equipamentos. Ele faz medições e também faz a cotação de preços, quer de matérias-primas, quer de serviços.

O profissional que faz orçamentos de obras é o engenheiro civil (normalmente especializado em engenharia de custos). No entanto, este profissional técnico ajuda (e muito!) no desenvolvimento deste trabalho.

O técnico orçamentista faz a interpretação do projeto, olhando para todas as especificações técnicas, e depois faz uma visita técnica para poder levantar todos os dados para os orçamentos.

Depois de recolher os dados, ele verifica os preços de todos os materiais necessários, equipamentos e mão de obra que serão precisos para o projeto. Ele faz uma estimativa dos custos para que o engenheiro possa dar o seu orçamento final.

Também é o medidor orçamentista que organiza os arquivos técnicos e controla os prazos das documentações.

Ainda não tens a certeza se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais. Vão dar-te uma grande ajuda!

Quais as suas funções

O medidor orçamentista tem como principal função fazer planos de execução, tanto gerais como detalhados, da instalação de equipamentos e da construção. Para tal, ele faz medições e também determina a quantidade de materiais necessários, a mão de obra e os equipamentos que serão usados. Além disso, ele também determina os custos associados a todos estes elementos.

Ao analisar o projeto, este trabalhador vai incluindo notas de cálculo, algumas especificações técnicas e peças desenhadas.

Ele também faz medições e é ele quem determina os melhores materiais a serem usados, assim como avalia a quantidade necessária para a conclusão do projeto. Depois faz os orçamentos e determina os valores globais do projeto. Para desenvolver este trabalho, ele precisa de consultar diferentes fornecedores.

Sempre que for preciso, este profissional controla a execução da obra. Durante esta tarefa, ele pode fazer autos de medição no local da obra. Assim ele consegue avaliar a qualidade da obra, assim como o avanço da mesma.

Como vimos, este é um profissional técnico e, por isso, faz algumas funções mais burocráticas, como, por exemplo:

  • Analisar programas de concurso
  • Analisar cadernos de encargos
  • Recolher documentos
  • Elaborar uma lista de preços para cada um dos materiais e serviços

Gostas de matemática e de contas? Descobre ainda a profissão de Auditor

Saídas no Mercado de Trabalho

O medidor orçamentista pode trabalhar em empresas de construção civil privadas, empresas de engenharia, gabinetes de estudos e projetos, gabinetes de arquitetura e empresas imobiliárias. Também pode encontrar trabalho em entidades públicas.

O mercado de trabalho encontra-se favorável para quem quer seguir esta profissão, até porque são poucos aqueles que querem seguir a carreira de medidor orçamentista. Em Portugal, assim como no Brasil, existe grande procura destes profissionais.

Trabalhar no estrangeiro é também uma opção, tendo em conta que os profissionais da construção civil estão em falta em toda a Europa.

Como entrar na carreira de Medidor Orçamentista?

Se queres seguir a profissão de medidor orçamentista, tens de fazer uma formação profissional na área. Este curso profissional é indispensável para entrares no mercado de trabalho. Portanto, deixar de estudar não é uma opção. Embora seja um curso profissional, vais aprender também muita teoria.

Ao longo da formação, vais poder aprender a calcular a quantidade certa de materiais para um projeto e fazer orçamentos.

As formações incluem um estágio no final do curso, o que te permite colocar em prática tudo o que aprendeste nas aulas.

Sem dúvida, esta é uma excelente oportunidade para entrares no mercado de trabalho. Como vais estagiar numa empresa, se eles gostarem do teu trabalho, poderás ser contratado assim que o estágio terminar. Muitas vezes as empresas preferem contratar um estagiário, pois já conhecem o seu trabalho.

Portanto, dedica-te e esforça-te bastante, não só nas aulas, como no estágio. Pode ser a grande oportunidade que procuras!

Onde estudar para Medidor Orçamentista?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser um medidor orçamentista? Estás decidido a seguir esta profissão? Então, não deixes de investir na tua formação. É o último esforço para entrares no mercado de trabalho com toda a força. Vai valer a pena! Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso ao longo da tua carreira!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top