Assistente de Mixagem

Assistente de Mixagem

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Física História da Cultura e das Artes Matemática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de mixagem é o profissional que auxilia o técnico de mixagens (também conhecido como técnico operador de mixagens) nas suas funções. Ele trabalha, portanto, na área da edição de som.

A edição do áudio de produções audiovisuais não é uma tarefa simples e, por isso, principalmente em produções maiores, a ajuda de um assistente é imprescindível.

Se gostavas de trabalhar com áudio e o mundo do audiovisual te interessa, a profissão de assistente de mixagem pode ser uma boa opção para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para entrares na carreira.

Vamos?

O que faz um Assistente de Mixagem?

O assistente de mixagem ajuda o técnico de mixagens nas produções audiovisuais. O técnico operador de mixagens é responsável por transformar as pistas sonoras numa única pista, além de ser responsável por fazer a equalização sonora.

Portanto, o assistente vai apoiar estas tarefas, sempre sob supervisão do técnico. Sabendo que o som é um dos elementos mais importantes numa produção audiovisual, não podemos deixar de dizer, aqui, que este é um trabalho de grande responsabilidade.

É fundamental que o áudio tenha qualidade e que todos os elementos sonoros estejam bem equalizados. Afinal, não podemos correr o risco de uma trilha sonora se sobrepor a um diálogo, por exemplo, ou não entendermos aquilo que os atores estão a dizer porque o som ambiente está muito alto.

O trabalho do assistente e do técnico de mixagens é, precisamente, fazer com que o áudio seja equilibrado, percetível, assim como consistente com as imagens.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

A principal função do assistente de mixagem é auxiliar o técnico de mixagens nas suas tarefas. Sendo assim, ele vai trabalhar, sobretudo, na equalização sonora do áudio e na transformação de várias pistas numa única pista.

O trabalho de equalização requer muita atenção e, principalmente quando são produções grandes, é preciso muito tempo para concluir este trabalho. Por isso, o técnico pode pedir ao seu assistente para ajudar neste trabalho.

No final do processo de equalização e mixagem o áudio, cada um dos elementos deste deve ter o seu próprio espaço. Devemos trabalhar para que cada elemento esteja em sintonia com as imagens e que realmente transpareçam os sentimentos que queremos passar para o grande público.

Queres descobrir outras profissões que se encaixem no teu perfil? Então, faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de mixagem trabalha em audiovisual. Infelizmente, o mercado de trabalho nesta área não oferece tantas ofertas de emprego quanto aquelas que gostaríamos, principalmente no cinema.

Sem dúvida, o cinema em Portugal ainda carece de muitos apoios. Isso traduz-se em poucas produções nacionais e, as poucas que existem, costumam ser de baixo orçamento.

Portanto, além de poucas ofertas de trabalho, as condições oferecidas não são as melhores (não falamos apenas de salários baixos, mas também de uma insegurança muito grande quanto à carreira e ao futuro profissional).

No Brasil, o cenário é um pouco melhor, mas, ainda assim, mostra-se insuficiente para oferecer boas perspetivas de trabalho para quem quer seguir uma carreira na 7ª arte.

Podes, ainda, encontrar trabalho na televisão e em publicidade. Estas são áreas que oferecem melhores perspetivas. Encontras mais ofertas de emprego na televisão e em agências de publicidade, mas também devemos alertar que não é um mercado perfeito e com muita procura.

A boa notícia é que não existem assim tantos profissionais que estejam à procura de uma vaga de trabalho como assistente de mixagem, o que faz com que não tenhas tantas dificuldades em encontrar trabalho como acontece com outros profissionais da área, como os atores, por exemplo.

Embora este assistente trabalhe em audiovisual, com os seus conhecimentos, poderá também arriscar outras áreas, como a música (vai trabalhar na equalização e na masterização de CDs).

Como entrar na carreira de Assistente de Mixagem?

Se queres seguir a profissão de assistente de mixagem, tens de ter conhecimentos em edição de som. Por isso, é importante que faças um curso nesta área.

É certo que existem muitos profissionais que não têm um curso na área do som e que estão a trabalhar como assistentes e técnicos de mixagens. No entanto, como existe uma tendência crescente na qualificação profissional, uma boa formação mostra-se fundamental para quem quer ter sucesso nesta área.

Frequentar um curso de áudio/som, além de te dar bons conhecimentos técnicos, vai dar-te a possibilidade de conheceres pessoas que já estão a trabalhar no meio.

Ora, sabendo que este é um mercado que ainda trabalha muito por meio de indicações e recomendações de profissionais, é essencial que conheças muitas pessoas que trabalham na área.

Onde estudar para Assistente de Mixagem?

Como vimos, quem quer trabalhar como assistente de mixagem e técnico de mixagens, é importante ter um curso na área do áudio e som. Este é um curso essencial para os assistentes, principalmente se quiserem crescer profissionalmente.

Por isso, para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos na área que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é trabalhar com audiovisual, és apaixonado por áudio, e se gostaste do que leste neste artigo, então investe na tua carreira de assistente de mixagem. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top