Guitarrista

guitarrista

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Matemática Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O guitarrista é um músico que domina a guitarra (elétricas e/ou acústicas). Atuando de forma profissional, ele pode participar de bandas, orquestras, fazer uma carreira a solo, ou atuar como músico de sessão.

Para quem adora música e de tocar guitarra, tornar-se profissional é um sonho. Embora muitas pessoas pensem que é impossível viver da música, a verdade é que quem domina um instrumento tem muitas possibilidades no mercado de trabalho.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo! Aqui, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires uma carreira como guitarrista profissional.

Estás curioso para saber mais?

Então segue connosco!

O que faz um Guitarrista?

O guitarrista é um profissional que toca vários instrumentos, como, por exemplo, guitarras acústicas, elétricas, guitarra clássica, entre outros tipos de guitarras. Pode apresentar-se como um artista a solo, fazer parte de uma banda, ser músico de orquestra, ou até acompanhar artistas nas suas turnés.

Tocar um instrumento não é uma tarefa assim tão simples quanto a maior parte das pessoas julga. Não basta saber tocar as notas ou ler uma partitura. Um músico, para ser bom, além do domínio do instrumento musical, tem de ser capaz de transmitir emoções, sentimentos.

Por isso, tocar bem guitarra não é tocar rápido (essa é uma ideia errada e que temos de desconstruir). Para ser um bom guitarrista, é preciso sentir a música, fazer com que ela transmita uma energia, uma emoção, ao público.

Quais as suas funções

Um guitarrista profissional, ao contrário do que muitos pensam, não tem um dia fácil. Quando não tem concertos, tem de ensaiar e praticar. A prática é, com toda a certeza, o caminho para a perfeição.

Os ensaios com a banda são recorrentes. Esses momentos são fundamentais para definir reportório, definir arranjos para as músicas, passagens, entre outros elementos musicais. Além de serem importantes para garantir que as músicas serão tocadas na perfeição, os ensaios servem para criar entrosamento entre todos os músicos.

Em dia de espetáculos, ele prepara todos os equipamentos (pedaleira, guitarras, transformadores, entre outros), reúne-se com os outros músicos e parte em viagem para o local da performance.

Chegado ao local, monta os equipamentos que lhe dizem respeito e faz o teste de som (momento em que o técnico de som ajusta todos os elementos sonoros em conformidade com o local e com os músicos).

Durante a atuação, o guitarrista toca as músicas que estão no reportório, de acordo com os ensaios realizados anteriormente com a banda. No caso de tocar numa orquestra, ele tem de ler a partitura e seguir as orientações do maestro.

Saídas no Mercado de Trabalho

O guitarrista profissional pode integrar uma banda/grupo de música, orquestra, atuar como artista a solo, ou acompanhar artistas. Embora esse seja o sonho da maior parte dos guitarristas, também é possível trabalhar noutras “frentes”, como, por exemplo:

  • Dar aulas de guitarra em conservatórios, escolas de música, em casa ou pela internet
  • Atuar como músico substituto (freelancer que substitui outros guitarristas em caso de doença, por exemplo)
  • Ser músico de sessão (gravar músicas para álbuns)
  • Trabalhar como compositor (se tens talento para a composição, podes trabalhar como compositor para outras bandas e artistas)

Podes, ainda, conseguir trabalhar em programas de televisão (muitos têm músicos recorrentes, que fazem parte da equipa), no teatro (musicais), e em empresas de publicidade e audiovisuais.

Como vês, a música abre muitas portas, mesmo que longe dos palcos. Sem dúvida, esta é uma área que te permite trabalhar em diferentes setores, o que é uma excelente notícia!

É verdade que não é fácil viver só de espetáculos. Por isso, tendo alternativas para ganhar dinheiro extra em música, é uma forma de garantires que trabalhas só com aquilo que gostas.  

Como entrar na carreira de Guitarrista?

Para seguires uma carreira como guitarrista profissional, deves, antes de mais nada, estudar bastante para dominares o instrumento. O ideal é que comeces este percurso ainda em criança ou adolescente.

Se quiseres atuar numa banda ou como artista a solo, por exemplo, não é necessário teres uma formação em música (embora seja uma mais-valia).

Mas se quiseres tocar em orquestras, tens de ter conhecimentos teóricos e práticos elevados. Se esse é o teu sonho, então é importante que estudes no conservatório de música e sigas os teus estudos superiores em música.

Onde estudar para ser Guitarrista?

Como vimos, não precisas de estudos para te tornares guitarrista. No entanto, se quiseres ser realmente bom naquilo que fazes, e se o teu objetivo é fazer parte de uma orquestra, é essencial que tenhas estudos superiores em música.

Aqui deixamos-te alguns dos cursos que podes frequentar. Dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser um guitarrista profissional, então esforça-te bastante. O mundo artístico não é fácil, mas quando gostamos realmente daquilo que fazemos, tudo vale a pena. Vais passar muitas horas em volta da guitarra, os dedos vão ficar com bolhas, calos, mas quando conseguires chegar onde queres, acredita que todos os obstáculos vão parecer menores. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top