Hidrogeólogo / Hidrogeologia

Hidrogeólogo - Hidrogeologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Física Geografia Geologia

Idiomas:

Inglês, Português

A Hidrogeologia é a área das Ciências da Terra ou Geociências que estuda as águas subterrâneas. Assim, o Hidrogeólogo tem de avaliar dados como o seu movimento, volume, distribuição e qualidade.

Os recursos hídricos subterrâneos são essenciais para o abastecimento urbano, mas também para a indústria e para a agricultura. Portanto, a sua proteção é fundamental. E é neste campo que os Hidrogeólogos são peça-chave.

O papel da Hidrogeologia é garantir o equilíbrio da exploração das águas subterrâneas. Assim, tem em conta aspetos como a qualidade das águas, a poluição, mas também as reservas hídricas e os riscos de perturbação das mesmas.

As ameaças à Sustentabilidade hídrica são cada vez maiores, fruto da sobre-exploração dos sistemas e dos desequilíbrios provocados pela mão humana. Neste cenário, é necessário garantir a gestão sustentável dos aquíferos e zelar pela sua contínua renovação natural.

Fica connosco para saberes mais sobre esta área essencial para o futuro do planeta…

O que é a Hidrogeologia

A Hidrogeologia é um ramo das Ciências da Terra ou das Geociências que ajuda a perceber vários aspetos essenciais para assegurar o bom aproveitamento dos recursos hídricos.

No fundo, o papel desta área científica é proteger os depósitos subterrâneos de água.

Por outro lado, é preciso saber que as características dos aquíferos são influenciadas por vários aspetos, incluindo o tipo de rocha, e isso determina a forma como a água que armazenam se comporta. Desta forma, é preciso adequar técnicas de perfuração diferentes para captar as águas.

Assim, o Hidrogeólogo pode atuar em várias vertentes desta ciência que também se preocupa com o estudo da contaminação mineira das águas subterrâneas. Além disso, tem de apresentar soluções para reduzir esse tipo de impactos negativos nos aquíferos.

Áreas da Hidrogeologia

  • Hidrodinâmica – estuda a componente dinâmica das águas subterrâneas
  • Geohidrologia – lida com a circulação das águas subterrâneas pela Terra e das suas relações com o meio ambiente
  • Hidroquímica – dedica-se à vertente química das águas subterrâneas
  • Litohidrologia – dedica-se às propriedades aquíferas das litologias vários tipos de rochas (ou litologias)
  • Hidrogeoquímica – concentra-se nas relações químicas entre as águas subterrâneas e as rochas
  • Metodologia Hidrogeológica – aplica princípios da Hidrogeologia para a exploração de águas subterrrâneas.
  • Hidrogeomecânica – analisa as forças que atuam sobre as águas subterrâneas e as reações resultantes
  • Mineira – tenta evitar que as águas subterrâneas afetem as operações das minas (por exemplo, com inundações).

Um Hidrogeólogo é um guardião essencial do ambiente, pois a sua atuação pode ser fundamental para proteger os recursos hídricos do planeta.

Assim, o seu papel é estudar a qualidade, a distribuição e o volume das águas subterrâneas. Já o Hidrologista está focado nas águas à superfície.

A Hidrogeologia interpreta dados históricos, bem como mapas, para conhecer o fluxo das águas subterrâneas.

Além disso, faz investigações com amostras e medições para prever tendências futuras, por exemplo quanto aos impactos na qualidade das águas.

Deste modo, a proteção dos aquíferos e a gestão dos recursos hídricos subterrâneos são os principais pilares do trabalho dos Hidrogeólogos.

Nesse processo, tem de caracterizar os sistemas aquíferos, fazendo a sua análise qualitativa e quantitativa. Repara que são os cálculos que fundamentam projetos, sejam ambientais ou económicos.

O Hidrogeólogo também deve apresentar estratégias para aproveitar e proteger os aquíferos. Mas tem igualmente que resolver problemas associados aos recursos hídricos e ao ambiente.

O seu trabalho pode ser tanto de apoio a atividades de mineração como de intervenção na agricultura, para assegurar os recursos hídricos necessários para a Rega.

Mas também pode abranger outras atividades económicas. Portanto, é uma área bastante abrangente.

Quais as suas funções

Os profissionais de Hidrogeologia usam os saberes gerais de Geologia para entender como é que os tipos de rochas influenciam as águas subterrâneas.

Mas é um tipo de trabalho que pode envolver várias áreas científicas, pelo que os Hidrogeólogos podem trabalhar com outros profissionais como Geólogos, Ecólogos e Engenheiros Ambientais, entre outros.

As suas funções podem passar por um campo mais investigativo, com estudos Hidrogeológicos, por exemplo, sobre a contaminação de aquíferos.

Mas também podem estar mais relacionados com o planeamento, no âmbito da gestão de recursos hídricos ou da apresentação de medidas para a sua proteção.

Além disso, podem implicar um trabalho mais interventivo ao nível da análise e identificação dos aquíferos, ou no âmbito da intervenção em projetos de captação de água.

Para teres uma ideia mais concreta sobre o que faz um Hidrogeólogo, espreita as seguintes funções que podem ser realizadas nesta profissão:

  • Identificar diferentes tipos de aquíferos
  • Fazer projetos de perfuração
  • Projetar poços de água
  • Monitorizar recursos hídricos e furos de captação de água
  • Propor soluções para reduzir impactos ambientais
  • Ensaios de Caudal
  • Sistemas de bombagem de furos
  • Caracterização de aquíferos
  • Inventariar pontos de água
  • Ler mapas e dados geográficos
  • Analisar informações históricas
  • Usar modelos de computador para organizar e entender os dados
  • Fazer trabalho de campo
  • Recolher amostras de água
  • Medir os fluxos de água dos aquíferos
  • Escrever relatórios técnicos
  • Dar informações a clientes e/ou ao público.

A Hidrogeologia humanitária

Os Hidrogeólogos também podem trabalhar num âmbito humanitário, colaborando com Organizações Não-Governamentais (ONGs), para:

  • Descontaminar poços de água
  • Descobrir fontes naturais de água para abastecer campos de refugiados
  • Implementar novos poços de água
  • Testar a qualidade das águas.

Os salários no setor da Hidrogeologia podem ser bem diversos. Tudo depende do tipo de trabalho do profissional, mas também do tipo de empresa, ou entidade, onde trabalhe.

Mas os Engenheiros Hidrogeológicos são os profissionais mais bem pagos do setor. Seguem-se os Hidrobiólogos que trabalham no setor público, por exemplo em agências ambientais e de gestão dos recursos hídricos.

A consultoria científica e técnica em Hidrogeologia é a terceira área mais bem paga.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por Hidrogeólogos vem aumentando, de forma gradual, nos últimos anos. Mas, em tempos de escassez de água e com o crescente aumento da importância dos recursos hídricos, a tendência é que esse crescimento continue.

As alterações climáticas também promovem a necessidade deste tipo de especialistas da área das Geociências. Portanto, as oportunidades de emprego são promissoras.

O maior empregador de Hidrobiólogos é o setor público, nomeadamente agências ambientais, de gestão de águas e/ou de proteção de recursos hídricos.

O setor académico é outra via possível para os especialistas de Hidrogeologia. Podem fazer investigação ou dar aulas.

Mas também podem fazer consultoria científica e técnica para empresas privadas. E podem prestar outros serviços na área da Hidrobiologia na indústria mineira e em outras.

Além disso, podem ser contratados para prestações de serviços em projetos específicos e por tempos limitados.

Os requisitos para ser Hidrogeólogo dependem do tipo de trabalho, bem como dos projetos em que desejar trabalhar.

Mas é necessário ter formação em Hidrogeologia ou em alguma ciência relacionado com o seu campo de atuação, como a Geologia, por exemplo.

Além disso, quem quiser entrar nesta área precisa de ter um pensamento crítico e analítico.

Por outro lado, deve ter capacidade para resolver problemas relacionados com a proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos. Isto implica ter amplos conhecimentos deste setor, nomeadamente boas bases científicas e tecnológicas.

Porém, também é necessário ter disponibilidade para viajar em trabalhos de campo. Mas deve ainda ter capacidade para enfrentar condições ambientais extremas, sejam temperaturas negativas ou muito elevadas.

No fundo, o fundamental é gostar do que se faz e completar o trabalho com empenho e competência.

Onde estudar Hidrogeologia

A Hidrogeologia surge como uma cadeira em graduações nas áreas da Geologia e da Engenharia Geológica. Contudo, não existem muitas graduações específicas nesta área.

Assim, o caminho da formação passa, muitas vezes, por fazer graduações em Geologia, Ciências Ambientais e Geografia, entre outras. A Física também pode ser uma área interessante de formação.

Mas, para lá disso, precisas de tirar especializações em Hidrogeologia ou em gestão de água e de recursos hídricos.

Contudo, se quiseres dar aulas ou assumir certos cargos em universidades, precisas de fazer um doutoramento na área.

Espreita, de seguida, os links que te deixamos para começares a tua busca pelo curso certo para o teu perfil…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que faz um Hidrogeólogo e o que é a Hidrogeologia, já podes ter uma ideia mais clara se é isto que queres para o teu futuro. Se o nosso texto de ajudou a tomar a decisão final de seguir este caminho, desejamos-te todo o sucesso.

Mas se continuas com dúvidas, aproveita para as tirar no Simulador de Profissões, onde poderás ter acesso a uma lista das profissões ideais para o teu perfil. De que esperas? Experimenta já!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top