Historiador

historiador

O Historiador é aquele que estuda o passado do ser humano em diferentes vertentes, como economia, cultura, sociedade, entre outros. Ele investiga os acontecimentos passados, e interpreta-os de forma crítica, tentando resgatar a memória humanitária.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Antropologia, Ciência Política, Economia, Filosofia, Geografia, História, História da Cultura e das Artes, Literatura, Sociologia
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Latim, Português

O trabalho de um profissional de História é fundamental para manter vivos os acontecimentos passados no nosso presente, de forma a perceber o que acontece no mundo, porque acontece, e tentar prever e prevenir acontecimentos futuros.

Sabemos que a História nos mostra uma sucessão de acontecimentos, todos eles com causa-efeito, por isso é tão importante estarmos a par deles, percebendo-os, de forma a evitar situações no nosso futuro que já vimos antes e que não correram bem.

Se quer seguir a carreira de historiador, a qual é, sem dúvida, fascinante e imprescindível para a sociedade, continue a ler este artigo e descubra o que ele faz no seu dia a dia, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho, e como pode entrar nesta belíssimo carreira!

O que faz um Historiador?

O especialista em História é o profissional que investiga e conta os acontecimentos passados. Sendo assim, ele estuda com detalhe o ser humano, desde o seu surgimento, até aos dias de hoje.

Para exercer o seu trabalho, o historiador baseia-se em documentos escritos, assim como objetos, filmes, gravações, fotografias. É a partir desses elementos que ele poderá reconstruir os acontecimentos.

Depois de reunir todos os materiais, ele faz uma seleção daqueles que são autênticos e verosímeis, analisando também a sua importância e significado, tendo sempre em consideração o contexto económico (econômico), social e cultural da época em questão.

De uma forma geral, o historiador é aquele que resgata o passado, que dá voz àqueles que já não estão entre nós, procurando pelos seus testemunhos, mostrando à Humanidade como foi a vida dos seus antepassados.

Não só é uma profissão interessante, pois descobre coisas que aconteceram no passado, distante, ou não, como compreendem a sucessão de fenómenos (fenômenos) que podem (re)surgir, como, por exemplo, o (re)surgimento do fascismo.

Quais as suas funções

Na prática, o historiador pode exercer diferentes funções, dependendo do local onde trabalha e seus objetivos.

Em Portugal, a maioria das pessoas formadas em História segue a via do Ensino, dando aulas de história do ensino básico ao secundário. Mas, caso o profissional se dedique à investigação, tem a possibilidade de dar aulas também na universidade, na área específica em que se especializou.

No que diz respeito à pesquisa, o profissional é responsável por fazer todo o planeamento (planejamento) e organização da pesquisa, assim como é ele que implemente e dirige todos os serviços da pesquisa.

O historiador pode ainda atuar unicamente na documentação, sendo ele que organiza a documentação e informação histórica, mas também dirige os serviços.

Este profissional é o único que pode elaborar relatórios, pareceres, projetos e trabalhos sobre temas históricos.

Além das suas funções práticas, os historiadores desempenham uma função social muito importante. Estes cientistas são aqueles que analisam os acontecimentos passados de forma crítica, e assim conseguem compreender as civilizações, desde a antiguidade, à atualidade.

Sendo assim, ele é o profissional que consegue resgatar a memória de um povo, mas também é ele que a preserva. Sabemos que os seres humanos têm uma memória demasiado curta no tempo, e é graças aos historiadores que conseguimos preservar essa memória de tempos idos.

O grande risco de esquecermos o passado é, precisamente, cometer os mesmos erros no presente. E é por isso que os historiadores deveriam ser ouvidos com atenção e serem reconhecidos socialmente.

Saídas no Mercado de Trabalho

A maior parte dos profissionais formados em História são escoados para o ensino básico e secundário, em Portugal. No Brasil, a maioria leciona em escolas do ensino médio e nas faculdades.

No entanto, as oportunidades não se ficam por aqui! Existem várias empresas privadas que estão a contratar historiadores, especialmente aquelas ligadas à cultura. Da mesma forma, órgãos públicos e algumas entidades de apoio à cultura têm contratados estes profissionais.

Outra opção nos últimos tempos são as agências de turismo, as quais procuram o historiador para ajudar no desenvolvimento de roteiros para destinos culturais e históricos.

Os historiadores também podem trabalhar em centros culturais, assim como em museus. Ninguém melhor do que eles para fazer visitas guiadas e contar um pouco mais da história por traz daqueles objetos ou obras de arte.

As editoras também têm contratado historiadores para elaborar livros didáticos que sejam focados em factos (fatos) históricos.

Na área cultural, especialmente teatro, cinema e televisão, estes profissionais são chamados para elaborar pesquisas de época, para telenovelas, peças de teatro ou filmes que retratam épocas antigas.

Como entrar na carreira de Historiador

Para entrar na carreira de Historiador, quer em Portugal, como no Brasil, é necessário um curso superior na área. Em Portugal, tem à disposição a licenciatura, mestrado e doutoramento em História, podendo tirar especializações ao longo do trajeto académico.

No Brasil, deverá tirar a graduação em História, mas poderá exercer a profissão também se tiver mestrado ou doutorado reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), cuja pesquisa esteja direcionada à História.

A graduação em História tem duração de 4 anos (bacharelado ou licenciatura) e implica a conclusão de estágio e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para ser professor de história precisa, obrigatoriamente de Licenciatura.

Onde estudar História

Portugal:

Brasil:

Gosta de História? Tem curiosidade para saber o que os seus antepassados fizeram, como viveram? Então, ser historiador é uma profissão perfeita! Não deixe de investir nos seus sonhos e siga em frente com os seus estudos! Será, com toda a certeza, um profissional de sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima