Auxiliar de Ação Educativa

Auxiliar de Ação Educativa

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O auxiliar de ação educativa atua em estabelecimentos de educação e ensino e ajuda os docentes e outros profissionais do ensino no desenvolvimento das diferentes atividades.

Este profissional é muito importante em qualquer estabelecimento de ensino, até porque acompanha as crianças e jovens de perto, não apenas em sala de aula, como no exterior.

Assim, é uma profissão de grande responsabilidade. Podemos dizer que, além de ajudar os docentes, ele desempenha uma função educativa (até porque é ele que acompanha os alunos durante todo o dia e em todas as atividades).

Se gostas de crianças, então esta é uma carreira que te pode agradar bastante. Neste artigo, vamos dar-te a conhecer tudo sobre a profissão de auxiliar de ação educativa.

Queres saber mais? Então continua connosco!

O que faz um Auxiliar de Ação Educativa?

O auxiliar de ação educativa ajuda os docentes e outros profissionais da educação nas atividades desenvolvidas no estabelecimento de ensino, não só em sala de aula, como no seu exterior.

É importante que este profissional esteja sempre atente e lide com as crianças e jovens sempre com carinho e cuidado. É fundamental que os mais novos sintam respeito pelos auxiliares de ação educativa, pois são estes profissionais que os acompanham nos tempos livres, sem aulas.

Além disso, os auxiliares são responsáveis por estabelecer a “ponte” entre a escola, a família, assim como a comunidade em torno do estabelecimento de ensino.

Quanto às tarefas que ele tem no seu dia a dia de trabalho, devemos esclarecer que estas variam de acordo com o nível de ensino. Ou seja, se estiver a trabalhar numa creche, ele desempenha determinadas funções, mas se atuar numa escola secundária (ensino médio), ele tem outras responsabilidades.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

Tal como foi dito, as funções do auxiliar de ação educativa variam conforme o nível de ensino em que atua. Sendo assim, vamos olhar um pouco para cada um deles para percebermos exatamente como é o seu trabalho.

Trabalhando em creches, jardins de infância e infantários, este profissional tem de:

  • Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia
  • Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas)
  • Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças
  • Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas
  • Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões

Já se trabalhar no ensino básico (correspondente ao ensino fundamental no Brasil) ou secundário, este profissional fornece um apoio mais geral à instituição de ensino. Assim, pode ter de:

  • Atender telefonemas
  • Tirar fotocópias
  • Acompanhar os alunos na instituição de ensino
  • Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação
  • Prestar primeiros socorros
  • Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço)
  • Acompanhar as crianças e jovens em visitas de estudo e excursões

Independentemente do nível de ensino, estes profissionais mostram-se uma peça central da ação educativa.

Conhece também a profissão de Auxiliar de Educação Infantil

Saídas no Mercado de Trabalho

O auxiliar de ação educativa pode trabalhar em diferentes estabelecimentos de ensino, como jardins de infância, creches, infantários, ATL’s (centros especializados para acompanhamento dos jovens nos tempos livres), escolas do ensino básico (correspondente ao ensino fundamental no Brasil) e escolas do ensino secundário (diz respeito ao ensino médio no Brasil), tanto no ensino público, como no ensino privado.

Além de poder trabalhar nestes espaços, é possível encontrar oportunidades de emprego em centros comunitários e em instituições que fornecem serviços de apoio ao domicílio.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, nesse sentido, a procura por profissionais qualificados tem aumentado. Como esta é uma profissão que não exige uma formação superior ou universitária, a maior parte dos auxiliares não tem mais do que o ensino obrigatório.

Sendo assim, aqueles profissionais que possuírem uma formação na área educativa, têm melhores oportunidades de trabalho.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Ação Educativa?

Para seguires a profissão de auxiliar de ação educativa, deves ter, no mínimo, o ensino secundário completo. Como esta carreira implica, de certa forma, ajudar no desenvolvimento de crianças e jovens, então é também importante que os futuros auxiliares procurem formações ligadas ao ensino e educação.

Sendo assim, nós, do Guia das Profissões, aconselhamos a que concluas um curso para auxiliar de ação educativa. Existem já várias instituições que oferecem esta formação e costumam incluir um estágio, o que é sempre bom quando queremos entrar no mercado de trabalho com alguma experiência.

Estas formações geralmente incluem, por exemplo:

  • Primeiros socorros
  • Trabalho com crianças com necessidades educativas especiais
  • Expressão plástica
  • Expressão musical, assim como expressão corporal
  • Trabalho com crianças que sofrem de dificuldades de aprendizagem
  • Higiene das crianças
  • Segurança e saúde em contexto escolar
  • Psicologia do desenvolvimento infantil

Onde estudar para Auxiliar de Ação Educativa?

Como tiveste oportunidade de ver ao longo deste artigo, o mercado de trabalho tem investido, cada vez mais, em profissionais qualificados. Por isso, teres um curso de auxiliar de ação educativa é muito importante.

Precisamos dizer, ainda, que deves procurar uma instituição que ofereça um certificado de formação profissional. Para te ajudarmos, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser auxiliar de ação educativa? Então não deixes de investir numa boa formação, até porque esta é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso ao longo da tua carreira.

Partilhar Post

3 comentários em “Auxiliar de Ação Educativa”

  1. Avatar

    Sou assistente operacional de acção educativa fui dada como dada como assistente de um jardim de infância da sala da educadora.Neste mesmo edifício também têm prolongado de apoio á família, foi me proposto um horário na qual tenho que apoiar as duas salas 11h às 13h30m intervalo para almoço 14h30m às 19h isso é legal?

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Olinda.

      Agradecemos o testemunho, mas não podemos ajudar quanto a essa dúvida. Não somos especialistas legais, nem dominamos o Direito Laboral.

      Assim, o ideal é que procures informar-te junto das associações representativas do setor, ou até junto de alguma central sindical de âmbito alargado.

      Esperamos ter ajudado de algum modo e desejamos-te muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando