Humorista

Humorista

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Filosofia História História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O humorista é o profissional que escreve textos de humor e comédias. Embora ele possa interpretar e representar os seus próprios conteúdos de humor (ou seja, atuar como comediante), nem sempre isso acontece.

Esta é uma profissão excelente para quem gosta de escrever e para aqueles que adoram comédias. Se tens ideias engraçadas, se és capaz de “montar” histórias que fazem os outros rir, então esta pode ser uma carreira bastante interessante.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de humorista e para entrares no mercado de trabalho bem preparado. Vais descobrir, por exemplo, como é o trabalho deste artista, quais as saídas profissionais e o que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Humorista?

O humorista cria conteúdos de humor, para si, ou então para outros comediantes. Ele é capaz de criar histórias que arrancar gargalhadas do grande público e esse é o seu grande diferencial.

Muitos humoristas são, também, comediantes (o ator que interpreta comédias e textos de humor). Nesse caso, não só escreve os conteúdos de humor, como também é ele que os dá a conhecer às pessoas.

No entanto, é possível que este se dedique apenas à produção de conteúdos. Nesse caso, ele entrega o material para que outros comediantes possam interpretá-lo. Os conteúdos podem ser vendidos para uma determinada produção, ou o humorista pode receber uma parte dos lucros da peça ou espetáculo.

Conhece também a profissão de Cómico

Quais as suas funções

A principal função do humorista é criar conteúdos de humor. Estes conteúdos podem ser escritos para o teatro, cinema, para espetáculos de stand-up comedy, ou até para programas de televisão.

Assim sendo, ele é o responsável pelo roteiro do humor, ele escreve a arte da comédia. Existem vários humoristas que marcaram pelo seu talento, como Chico Anysio, por exemplo. Ele desenvolvia todos os seus roteiros, além de interpretá-los.

Para criar roteiros bons, este artista tem de ser uma pessoa muito observadora e criativa. É preciso olhar para as pessoas, identificar hábitos, formas de ser e estar, os quais são a base de trabalho de qualquer escritor de comédia.

Sem dúvida, usar elementos da vida das pessoas nos roteiros é muito comum, desde as alegrias aos dramas. É a partir do que nos acontece, do que acontece às pessoas ao nosso redor, que conseguimos criar histórias com as quais nos identificamos. Se o sucesso de uma história vem desta identificação, então com a comédia não seria diferente.

Trabalhando, também, como comediante, este profissional tem de ensaiar com outros atores e comediantes (caso existam no projeto).

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O humorista é, regra geral, um profissional liberal. Ele produz textos para depois vendê-los a emissoras de televisão, comediantes, companhias de teatro, entre outros interessados em produzir espetáculos de comédia e humor.

É possível, também, conseguir um contrato de trabalho. No entanto, são casos raros. De facto, a maior parte dos humoristas trabalha como freelancer. Se, por um lado, tens a vantagem de poderes trabalhar como queres, com quem queres e quando queres, tens de ter consciência que os encargos fiscais são maiores e que não tens segurança no trabalho.

Quanto ao mercado de trabalho, devemos dizer que não existe assim tanta procura de humoristas, ao passo que cada vez mais jovens procuram uma carreira nesta área. Por isso, a concorrência é muito forte e não é fácil conseguir uma boa oportunidade.

Como entrar na carreira de Humorista?

Para seguires a carreira de humorista, o mais importante é teres o “dom” da comédia. Fazer textos de humor não é fácil e nem todos são capazes de criar obras que façam rir as pessoas. Embora o talento seja o mais valorizado, devemos dizer que alguns cursos podem ajudar-te a desenvolver as habilidades de escrita (essencial para qualquer escritor e autor, mesmo na área da comédia).

Se quiseres atuar como comediante também, deves procurar fazer um curso de teatro ou dramaturgia. Existem também cursos livres e workshops de humor e comédia stand-up. Pode ser interessante ficares atento na internet para aproveitar esses cursos.

Também poderás fazer uma formação em marketing ou gestão de redes sociais. Como a maior parte dos humoristas e comediantes são responsáveis por divulgar o seu trabalho e a sua imagem, teres formações nessas áreas pode dar-te ferramentas úteis para singrares no mercado de trabalho.

Onde estudar para Humorista?

Como dissemos, o mercado de trabalho na área do humor não é fácil. A concorrência é muita e são poucas as oportunidades de trabalho. Por isso, se queres alcançar o sucesso, tens de desenvolver os teus conhecimentos e habilidade.

Deixamos-te aqui algumas formações que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil: 

Gostavas de ser um humorista de sucesso? Então investe em formação, trabalha muito, e nunca desistas. Pode ser um caminho difícil, mas, com esforço e dedicação, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando