Professor de Ciências Naturais

Professor de Ciências Naturais

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Física Geologia Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Ciências Naturais, ou Professor de Ciências da Natureza, conhecido também apenas como Professor de Ciências, dá aulas sobre a natureza. O ensino sobre animais, recursos hídricos, plantas, vulcões, sismos, entre outros, é feito nesta disciplina.

Se existe uma disciplina que nos causa curiosidade, essa é a de Ciências Naturais. Entender como a natureza funciona, e como ela é, com toda a certeza, perfeita, torna a profissão de Professor de Ciências Naturais fascinante.

Se és um apaixonado pelas leis naturais, pela História natural, e se gostavas de partilhar os teus conhecimentos e a tua paixão com os mais novos, esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta carreira. Vais descobrir aqui o que faz um Professor de Ciências Naturais, quais as funções tem no seu quotidiano, quais as saídas no mercado de trabalho, e o percurso escolar que precisas fazer para entrar nesta profissão.

Estás curioso?

Então continua connosco!

O que faz um Professor de Ciências Naturais?

O Professor de Ciências Naturais dá aulas a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico (crianças dos 9/10 aos 13/14 anos) sobre assuntos da natureza. A matéria dada depende do nível de ensino. Quanto maior o nível de escolaridade, maior a dificuldade e complexidade dos temas abordados.

O papel do Professor, seja ele de Ciências Naturais, Matemática, Português, ou qualquer outra disciplina, é estimular os alunos a aprenderem mais e mais. Não adianta termos alunos que sabem toda a matéria de cor e salteado se eles não forem capazes de procurar outras informações sozinhos.

Antes de mais nada, o Professor é um profissional que tem de cativar e motivar os seus alunos. Sem dúvida, esse é o segredo para termos resultados maravilhosos. O objetivo do Professor não deve ser conseguir um quadro de notas excelentes. O objetivo deve ser, sempre, formar crianças e jovens curiosos, com senso crítico e iniciativa própria.

Se conseguirmos estimular os nossos alunos a procurarem informações, a pesquisarem e lerem sobre um assunto, a pensarem criticamente sobre diversos assuntos, então temos o nosso objetivo cumprido.

Quais as suas funções

A função do Professor de Ciências Naturais, ou Ciências da Natureza, é passar conhecimentos sobre a natureza aos seus alunos. Esta disciplina é dada nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Os alunos do ensino secundário (ensino médio, no Brasil) deixam de ter esta disciplina e passam a ter Biologia e Geologia.

A vida de um Professor não é só dar aulas. Envolve uma série de tarefas extras, como, por exemplo, preparar aulas, testes, materiais escolares, reuniões com os pais dos alunos, com os professores, diretores…

Não é uma vida fácil! São muitas as horas que gastamos fora da escola para darmos aos nossos alunos o melhor de nós. E essas horas não são contabilizadas sequer no horário de trabalho!

Mas é o amor que temos pela profissão que nos faz sempre querer dar mais e mais aos nossos pequenos (porque serão sempre nossos pequenos!).

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Ciências Naturais pode trabalhar em escolas públicas (2º e 3º ciclos) e em escolas privadas. A maior parte dos Professores em Portugal deseja trabalhar no ensino público, porque os salários são maiores e existe uma progressão contínua na carreira.

Embora as escolas privadas ofereçam salários inferiores, oferece a vantagem de uma colocação perto de casa.

Os Professores, principalmente no início de carreira, ao entrarem nos concursos públicos, costumam ficar colocados longe de casa (às vezes a uma distância de 300/400 ou até 500 km de distância).

Por isso, as escolas privadas podem ser uma oportunidade de conseguires uma colocação mais perto da tua casa.

No Brasil, este cenário é o oposto. Sem dúvida, as escolas particulares oferecem melhores salários e melhores condições de trabalho. Sendo assim, a maior parte dos Professores formados prefere trabalhar no setor privado.

O ensino público brasileiro enfrenta muitos desafios e os Professores ficam relutantes na hora de escolher trabalhar numa escola pública. No entanto, é no ensino público que se faz mais urgente a presença de Professores de qualidade, dedicados e apaixonados pela profissão.

Além destas saídas profissionais, o Professor de Ciências Naturais também pode trabalhar em centros de explicações ou centros de estudo, assim como pode dar aulas particulares a alunos que precisem de ajuda nas matérias.

Como entrar na carreira de Professor de Ciências Naturais?

Para seguires a carreira de Professor de Ciências Naturais precisas ter o mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. É importante escolheres a vertente ensino para que possas entrar nos concursos públicos para seres Professor, caso contrário, não vais ser colocado.

Esta formação também te permite ser Professor de Biologia e Geologia no secundário. Portanto, as oportunidades de trabalho alargam-se ainda ao ensino de jovens e adolescentes.

No Brasil, é preciso ter a licenciatura em Ciências Naturais, curso este que permite dar aulas em escolas públicas e privadas no ensino fundamental e médio.

Onde estudar para Professor de Ciências Naturais?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar Professor de Ciências Naturais? Então não deixes de investir na tua formação superior e não te esqueças de melhorar sempre a cada dia. Acredita, pois vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top