Shopper

Shopper

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática

Idiomas:

Português

O shopper, ou personal shopper, é um profissional que atua nas compras online. Ele atua na compra e na entrega das encomendas. Assim, ele recebe os pedidos das encomendas online, vai à loja e compra os produtos e depois entrega na casa da pessoa que fez a compra online.

Como as compras online têm tido um crescimento imenso nos últimos anos, este profissional tem encontrado um mercado de trabalho favorável.

Esta é uma profissão muito exigente fisicamente, mas também é gratificante perceberes que as pessoas que estão em casa confiam em ti para fazeres as suas compras.

Se estás interessado em seguir a profissão de shopper e queres saber mais sobre esta carreira, então estás no sítio certo!

Vem connosco e conhece a rotina de trabalho deste profissional.

O que faz um Shopper?

O shopper é o profissional que trabalha as encomendas feitas online pelos clientes. É ele que vai até à loja, escolhe os diferentes produtos atendendo aos pedidos de clientes (dando atenção a substituições de produtos, por exemplo) e depois entrega no local definido pelo cliente.

Este profissional difere do picker, pois este último só fica responsável pela seleção e separação dos produtos de uma encomenda online, enquanto o shooper pode ficar responsável pela entrega (embora alguns trabalhem apenas como pickers, outros atuem só na entrega e outros façam ambas as tarefas).

Embora já existam aplicações (chamadas de aplicativos no Brasil) destinadas à contratação de shoppers, a maior parte destes profissionais atua para uma empresa, fazendo a seleção dos produtos e entregam na casa dos clientes.

Quais as suas funções

O shopper tem como função principal realizar as compras de clientes que fizeram o seu pedido pela internet. Assim, o cliente entra no site da empresa, ou na aplicação, escolhe os produtos que quer, faz o pagamento e depois é o shopper que é responsável por fazer com que esses produtos cheguem até à casa do cliente.

Portanto, o dia a dia deste profissional envolve receber o pedido (em alguns casos, falar com o cliente para perceber se existe a possibilidade de substituir algum produto que não esteja disponível), ir até à loja e selecionar os produtos (olhando para a qualidade e para as exigências do cliente) e depois entregar ao cliente.

Em alguns casos, como vimos, este profissional pode estar apenas encarregue de comprar ou de entregar. Quando falamos de um profissional que só faz a compra, ou seja, só faz a seleção dos produtos, estamos a falar de um picker. Já se o profissional só entrega os produtos, é um distribuidor (conhecido como entregador no Brasil).

Por isso, quando falamos de shoppers, estamos a referir-nos, principalmente, aos profissionais que fazem a compra e a entrega do pedido, pois as outras modalidades inserem-se em profissões distintas.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o mercado das compras online tem crescido muito. Hoje, muitas famílias fazem as suas compras exclusivamente na internet. Com isso, as empresas tiveram necessidade de criar postos de trabalho novos. Um desses postos é o de shopper.

Sendo assim, quem quer atuar neste mercado, encontra inúmeras oportunidades de trabalho. No entanto, temos também de dizer, que existem muitas pessoas há procura de uma vaga de trabalho nesta área. Por isso, mesmo que existam várias vagas de emprego, tens também uma concorrência forte.

Quanto aos salários e modalidades de trabalho, existem empresas que contratam os shoppers e pagam um salário fixo, mas outras preferem pagar por trabalho, ou seja, serás um profissional autónomo e recebes por cada encomenda (lembramos que, neste caso, os gastos são da responsabilidade do trabalhador).

Como entrar na carreira de Shopper?

Para seguires a profissão de shopper, não precisas ter um curso específico. Geralmente, a formação é dada pela empresa assim que começas a atividade. Regra geral, existe uma formação teórica e uma prática.

É importante sabermos como se faz o trabalho na prática, é certo, mas é também importante sabermos as características de cada produto para sabermos como separar os vários materiais na hora de comprar e entregar. Por exemplo, nunca devemos misturar detergentes com produtos alimentares.

Apesar de as empresas oferecerem esta formação, se a tua ideia é evoluir na carreira, passares a supervisor ou gerente de loja, por exemplo, deves procurar um curso em recursos humanos ou na área administrativa ou similar.

Onde estudar para Shopper?

Como dissemos, não existe um curso que ofereça os conhecimentos necessários para trabalhares como shopper. No entanto, se a tua ideia é progredir na carreira, deves apostar numa formação em recursos humanos, administração ou similar.

Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser bastante interessantes para ti.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de shopper? Desejas aproveitar esta tendência do mercado digital? Então não desistas e procura uma oportunidade de trabalho que te permita desenvolver todas as competências necessárias. Com toda a certeza, vais tornar-te um profissional de sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top