Designer de Sobrancelhas

Designer de Sobrancelhas

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Psicologia

Idiomas:

Português

O Designer de Sobrancelhas é o profissional que cuida de uma das partes mais fundamentais do rosto. As sobrancelhas ajudam a definir a nossa cara e podem ter mil e uma formas. E é precisamente disso que trata o Design de Sobrancelhas.

A forma das sobrancelhas pode mudar, por completo, a aparência de um rosto. E quando são bem cuidadas e “desenhadas”, podem fazer toda a diferença na forma como uma pessoa se apresenta, valorizando os traços principais da face.

E é por isso mesmo que o Design de Sobrancelhas está em alta nos dias que correm. Cada vez mais mulheres procuram este tipo de serviço, o que torna o trabalho de Designer de Sobrancelhas bem interessante em termos financeiros.

Mas continua a ler para saberes mais desta profissão tão aliciante…

O que faz um Designer de Sobrancelhas

O Designer de Sobrancelhas é um técnico especializado em Visagismo. Portanto, dedica-se a tornar as sobrancelhas mais bonitas tendo em conta as feições da pessoa, bem como o seu tipo de pelo.

Trabalha, habitualmente, em salões de beleza ou de estética, utilizando várias técnicas para “desenhar” as sobrancelhas.

Há pessoas que procuram estes profissionais por desejarem conselhos quanto ao formato ideal que combina melhor com o seu rosto. Assim, o papel do Designer de Sobrancelhas é não só fazer, mas também aconselhar e ensinar.

Nesse processo, tem de avaliar vários detalhes do rosto da pessoa, incluindo, por exemplo, a largura, a simetria e a cor dos cabelos. Mas também deve considerar a sua personalidade, para poder criar a solução certa para cada cliente.

Mas como funciona o Design de Sobrancelhas?

O Design de Sobrancelhas é uma arte em si que implica uma boa dose de técnica, mas também de sensibilidade natural.

Assim, o profissional consegue reconhecer as formas e espessuras certas para o rosto de cada pessoa, conforme as suas feições e o seu estilo.

O seu trabalho passa por remover os pelos que estejam a mais, recorrendo a técnicas ou instrumentos adequados, como fios de algodão ou pinças.

Há várias formas que o Designer de Sobrancelhas pode fazer, conforme cada caso:

  • Arqueada (é levantada em direção ao ponto mais alto)
  • Em “esse” (como o nome indica, tem a forma de um S, com uma ligeira subida no centro)
  • Arredondada (ajustam-se ao formato mais natural do olho, sem terem um arco)
  • Reta (também não têm arco, mas podem ter uma ligeira inclinação na cauda).

Estas diferentes formas de sobrancelhas podem ser mais finas ou mais grossas, conforme o efeito que se pretenda criar no rosto da pessoa.

Quais as suas funções

Como já vimos, uma boa parte do trabalho de um Designer de Sobrancelhas é analisar o rosto do cliente e aconselhá-lo quanto à melhor solução para a sua aparência. E pode fazê-lo em termos gerais, conforme a sua sensibilidade ou experiência.

Mas também pode seguir preocupações ou necessidades da pessoa, caso pretenda ter um ar mais sensual ou mais cuidado, por exemplo.

Mas logo que esteja definido o tipo de sobrancelha que a pessoa deseja, o profissional pode fazer vários procedimentos que vamos resumir de seguida.

Arrancar sobrancelhas

Esse processo pode ser necessário para criar a forma desejada. Assim, o Designer de Sobrancelhas usa instrumentos específicos para retirar os pelos em excesso, como, por exemplo, pinças de grande qualidade.

Depilar sobrancelhas

A depilação a cera é outro processo usado por quem se dedica a modelar as sobrancelhas. Assim, o especialista vai aplicar uma quantidade de cera adequada sobre os pelos a remover, arrancando-os pela raiz. O processo pode ser bem doloroso, mas como carinho e vontade, tudo se consegue.

Depilação com linha

O threading, ou seja, a depilação com linha ou à linha, é uma das técnicas mais usadas pelos Designers de Sobrancelhas em todo o mundo. Trata-se de um procedimento que existe há Séculos e que teve origem no Médio Oriente e na Ásia.

A técnica consiste em remover pelos pela raiz com a ajuda de um fio de algodão. É uma forma mais precisa de “desenhar” a sobrancelha e que pode ser menos dolorosa do que a pinça. Além disso, permite remover até os pelos mais pequenos.

Microblading

O microblading é uma técnica de pigmentação de sobrancelhas que permite realçá-las ou harmonizar a sua forma. O procedimento é feito com recurso a uma espécie de caneta que tem microagulhas na ponta que permitem criar uma tatuagem semipermanente, moldando e preenchendo as sobrancelhas.

É uma boa solução para pessoas com as sobrancelhas finas e que desejam ter uma aparência mais “Frida Khalo” nesta zona.

Quanto ganha um Designer de Sobrancelhas

Estes profissionais podem trabalhar por conta própria ou ainda como freelancers. Mas também podem ter contratos de trabalho por conta de outros.

Assim, conforme estas circunstâncias, os seus ordenados podem ser bem diferentes.

Por um lado, como freelancers e profissionais independentes, podem até ter rendimentos mais interessantes. Contudo, a situação será sempre mais instável, pois os ganhos serão menos regulares.

No caso de um contrato de trabalho, há um rendimento fixo e ainda pode ser que ganhem gorjetas. Assim, haverá maior estabilidade.

Mas o essencial é que as pessoas entreguem paixão ao que fazem. É a melhor garantia de recompensas futuras.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Designers de Sobrancelhas podem trabalhar em salões de estética e de beleza, ou ainda em espaços de Cabeleireiros. Mas também pode atuar em Spas ou institutos de beleza.

Outra alternativa é trabalharem por conta própria e, nesse caso, podem ter o seu estabelecimento aberto. Contudo, ainda podem fazer serviços ao domicílio.

Em qualquer dos casos, essa é uma área que está com muita procura no mercado – e já não são só as mulheres que buscam o Design de Sobrancelhas. Cada vez mais homens dão importância à sua beleza e aos cuidados do rosto.

Deste modo, a profissão está em alta, o que pode garantir bons ganhos. Porém, também há alguma concorrência, com vários profissionais oferecendo o serviço.

Como entrar na carreira de Designer de Sobrancelhas

Se queres ser Designer de Sobrancelhas, há vários passos que tens de dar. Mas também precisas de ter algumas características pessoais.

Assim, é importante ser um bom ouvinte e ter boas capacidades de comunicação. Um dos segredos do sucesso na profissão é conseguir entender o cliente e, sobretudo, ter capacidade para ir ao encontro do que este tanto deseja.

Por outro lado, é preciso também dominar as técnicas da profissão. Para isso, tens de tirar cursos de Esteticista ou da área da Cosmetologia. Mas o ideal mesmo é estudar Design de Sobrancelhas, até porque existem várias opções no mercado de ensino.

Contudo, para lá da formação adequada, tens de treinar muito e saber muito bem como fazer todos os procedimentos de Design de Sobrancelhas. Uma boa forma de o conseguir é através de estágios profissionais. Há cursos que permitem essa possibilidade, para enriquecer o ensino na componente mais prática.

Mas também podes tomar, por tua iniciativa, essa decisão de procurar trabalho, nem que seja como ajudante, junto de um profissional de Design de Sobrancelhas conceituado. Será uma ótima aprendizagem e perfeito para o teu currículo.

Onde estudar Design de Sobrancelhas

Há vários cursos profissionais e práticos que são perfeitos para quem quer ser Designer de Sobrancelhas. Aliás, nesta área, o Ensino Superior, mais académico, não é a opção ideal.

O essencial é que busques uma formação que assente numa vertente bem prática, para poderes treinar os procedimentos essenciais da profissão. Isso será muito mais enriquecedor do que apenas conhecer a teoria.

Assim, vamos ajudar-te com algumas soluções de cursos que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

O Design de Sobrancelhas pode oferecer vários serviços, ajudando as pessoas a darem brilho e o olhar perfeito aos seus rostos. E, por isso, percebe-se que seja uma das profissões mais valorizadas do momento na área da Estética e da beleza.

Assim, se o teu sonho é ser Designer de Sobrancelhas, só tens de avaliar se tens as qualidades necessárias para isso. Depois, procura a formação certa e vai em frente: o sucesso está à tua espera! Ficamos a torcer por ti.

Mas se continuas com dúvidas quanto ao que queres para o futuro, faz Testes Vocacionais e encontra outras profissões adequadas ao teu perfil!

Partilhar Post

2 comentários em “Designer de Sobrancelhas”

  1. Adorei sua matéria, quer saber de um Método ÚNICO e SIMPLES para ter a Agenda Cheia e viver do Design de Sobrancelhas.

  2. Ola Susana Valente, amei o conteúdo, parabéns.

    Vou deixar aqui uma indicação de curso que transformou minha vida.
    Método ÚNICO e SIMPLES que Eu uso para ter a Agenda Cheia e viver do Design de Sobrancelhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top