Influenciador Digital

Influenciador Digital

O influenciador digital, mais conhecido como influencer, é alguém que trabalha na criação de conteúdos para a internet. É uma das profissões mais desejadas pelos jovens de hoje em dia, não só pelos ganhos que promete, mas também pela exposição e influência que podem ter perante o público.

Outros nomes para esta profissão: Digital Influencer, Influencer, Personalidade Digital, Celebridade Digital

  • Modalidades: Teletrabalho
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

A comunicação é das áreas mais voláteis que existem, especialmente depois da internet. Sem dúvida, a tecnologia transformou, e continua a transformar, a forma como se faz comunicação. Se antes os jornais eram o meio de comunicação mais consultados, hoje não é bem assim!

As Mídias digitais vieram transformar a sociedade e, claro, as formas de comunicação. De facto, em pouco tempo as Mídias digitais ganharam espaço na rotina das pessoas, e hoje é difícil encontrar quem não esteja conectado em alguma rede social.

Os influenciadores digitais fazem parte dessa mudança! Se estás aqui, então é porque já conheces algum influencer e te interessaste pelo assunto.

Então, não percas mais tempo e continua a ler este artigo! Vamos mostrar-te o que faz um influencer no seu dia a dia, quais as suas funções enquanto profissional, e como podes entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Influenciador Digital?

O influenciador digital é alguém que deixa de lado a sua privacidade e que expõe o seu dia a dia para desconhecidos, com o intuito de virem a ser seguidos por milhões de pessoas. As marcas estão sempre à procura destas pessoas para poderem divulgar os seus produtos e serviços, e pagam bem por isso.

Os influenciadores digitais são, na prática, os populares da turma, só que na internet! Então, eles são grandes causadores de tendências e comportamentos, porque têm milhares e milhões de seguidores, que se identificam com eles e seguem todos os seus passos.

Num mundo em que os comportamentos dos consumidores estão em constante mudança, os influencers ganham um papel muito importante na divulgação das marcas, produtos e serviços.

Eles são pessoas muito populares nas redes sociais, e são as redes sociais que têm movimentado, e muito, o mundo dos negócios. Os influenciadores digitais criam uma série de conteúdos que fazem com que outras pessoas os sigam. Ou seja, eles ganham fãs por causa daquilo que partilham.

O influenciador digital, ou celebridade digital, cria conteúdos criativos sobre várias temáticas, muitas vezes relacionadas com a própria vida e com aquilo que fazem no seu dia a dia. Por isso, ele consegue alcançar diversos públicos que se identificam com ele.

Sendo assim, o trabalho do influencer é partilhar conteúdos para angariar o máximo de seguidores possível.

Quais as suas funções

O influenciador digital tem como principal objetivo ter o máximo de seguidores possível para conseguir depois ganhar dinheiro com publicidade paga pelas empresas e marcas.

Para isso, o trabalho é diário e inclui várias tarefas. Ora vê!

  • Criar blog / site
  • Criar conteúdos para publicar no blog / site
  • Fazer a manutenção do blog / site
  • Manter as redes sociais atualizadas
  • Fazer a gestão das redes sociais
  • Implementar estratégias de marketing

Saídas no Mercado de Trabalho

Alguns estudos mostraram que a publicidade digital em Portugal cresce a cada dia, e os influenciadores digitais são, sem dúvida, as grandes apostas. O marketing de influência é uma tendência atual, e tende a crescer nos próximos tempos.

A maioria das empresas que recorre aos influencers é de um nicho difícil de alcançar, por isso escolhem o influenciador digital para divulgar as suas marcas e chegar a um público maior.

Sabemos que hoje a maioria das pessoas usam as redes sociais para se aconselharem sobre determinada compra. Sem dúvida, as redes tornaram-se o palco das negociações e trocas de opiniões, e é preciso saber trabalhar com elas.

Nesse sentido, os influenciadores digitais são uma das peças mais importantes na hora de aproximar as marcas do público-alvo. Os seguidores dos influencers ouvem aquilo que eles têm a dizer, e tendem a seguir os seus passos. Como tal, as marcas veem aqui uma oportunidade única de alavancar as vendas a um nível milionário!

Se queres ser um influencer, então sabe que o mercado está à procura de cada vez mais profissionais nesta área. Embora a concorrência seja forte, não podemos negar que as empresas estão a procurar cada vez mais pelos influencers.

Como entrar na carreira de Influenciador Digital?

Para entrares na carreira de influenciador digital, não precisas de ter nenhuma formação em particular. No entanto, já existem alguns cursos para as pessoas que querem aprender as melhores formas de começar nesta profissão de digital influencer!

Com as ferramentas certas na mão, a primeira coisa que tens de fazer é criar um site ou um blog onde vais publicar o teu conteúdo. Ao mesmo tempo, tens de criar um perfil nas redes sociais associado ao teu site ou blog.

Depois tens de criar conteúdo para o teu site ou blog. No entanto, tem de ser conteúdo que realmente agregue valor aos leitores. Se o conteúdo não for bom, a única coisa que estás a fazer é perder tempo!

Depois de teres criado conteúdo para os visitantes, tens de implementar uma estratégia de marketing para chegar ao maior número de pessoas possível, e que estejam de acordo com as características que procuras.

O trabalho de produção de conteúdo tem de ser contínuo e a par do marketing. É esse trabalho que vai construir a tua autoridade na internet.

Onde estudar para ser Influenciador Digital?

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te um influenciador digital de sucesso, aconselho-te a teres uma formação profissional na área. A vantagem que tens em relação aos primeiros influenciadores é que essas formações já existem em todo o lado, tanto em escolas físicas, como online. Então, não desistas dos teus sonhos e investe na tua formação! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima